Diario de Pernambuco
Busca

Taxímetro

Ipem-PE convoca taxistas para verificação anual de taxímetros; veja documentos necessários

O cronograma varia entre as cidades e é necessário estar atento aos prazos

Publicado em: 03/01/2024 20:10 | Atualizado em: 03/01/2024 20:52

 Os profissionais devem agendar a verificação por meio do site do Portal de Serviços do Inmetro nos Estados (PSIE) (Foto: Divulgação)
Os profissionais devem agendar a verificação por meio do site do Portal de Serviços do Inmetro nos Estados (PSIE) (Foto: Divulgação)

Os taxistas que continuarão exercendo a profissão em 2024 devem estar atentos ao edital de convocação do Instituto de Pesos e Medidas de Pernambuco (Ipem-PE) para verificação anual dos taxímetros. Os profissionais devem agendar a verificação por meio do site do Portal de Serviços do Inmetro nos Estados (PSIE). 

Os proprietários dos táxis licenciados pelas prefeituras do Abreu e Lima, Igarassu, Cabo de Santo Agostinho, Goiana, Camaragibe, Ipojuca, Itamaracá, Itapissuma, Jaboatão dos Guararapes, Moreno, Olinda, Paulista, Recife e São Lourenço da Mata, após agendamento feito na internet e pagamento da taxa, devem comparecer à sede do Ipem, que fica na Avenida Professor Luiz Freire, 900, Cidade Universitária, das 8h às 14h, para realizar a verificação do taxímetro.

Já os taxistas de Caruaru e Santa Cruz do Capibaribe devem se dirigir ao Sindtaxi Caruaru, que fica na Rua Presidente Tancredo Neves, nº 702, no bairro Jardim Panorama, em Caruaru. Quem atua em Petrolina deve se dirigir à regional do Ipem-PE do município, que fica na Avenida das Nações, s/n, Centro Agropecuário.

Para as verificações de após reparo desses municípios, os taxistas deverão comparecer nos dois últimos dias úteis do mês, conforme cronograma. Clique aqui para ver o cronograma. 

Os táxis licenciados pelos municípios de Arcoverde, Carpina, Garanhuns, Gravatá e Vitória de Santo Antão receberão as equipes de fiscalização no período estabelecido no edital. O agendamento será liberado no PSIE sempre uma semana antes do início das verificações. Confira o calendário para estas cidades clicando aqui.

Para a realização da verificação do taxímetro, o proprietário deverá apresentar os seguintes documentos:

• Certificado oficial de ultima aferição, juntamente com veículo;
• Xerox de CRLV;
• Termo de permissão da prefeitura de sua cidade (atualizado);
• Certificado de Inspeção com cópia, para os veículos que utilizam GNV;
• Xerox de comprovante de residência;
• O veículo táxi especial, deverá ainda apresentar a permissão especial da Prefeitura local

Para o táxi especial, deverá, além da documentação anterior, apresentar ainda a permissão especial da prefeitura local.  

Caso o taxista esteja com o veículo baixado em oficina de reparo mecânico, ele deverá comparecer ao endereço indicado e na data correspondente à placa para solicitar vistoria. A não solicitação do agendamento no mês especificado em edital ensejará na lavratura de auto e infração, ficando o proprietário sujeito às penalidades previstas na lei nº. 9.933/99.

Os interessados podem obter mais informações através do telefone (81) 3184-4725/4755, ou poderá ainda registrar dúvidas e/ou reclamações na Ouvidoria do órgão: 0800 081 1526.

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL