Diario de Pernambuco
Busca

Flagrante

Flanelinha é preso após tentar impedir delegada de estacionar carro no Recife

O caso aconteceu nesta sexta-feira (12), no bairro do Espinheiro. Guardador de carros vai responder por extorsão

Publicado em: 12/01/2024 16:46

Delegacia do espinheiro, no Recife, registrou o caso  (Foto: Arquivo)
Delegacia do espinheiro, no Recife, registrou o caso (Foto: Arquivo)
Um flanelinha foi preso em flagrante após tentar impedir que uma delegada estacionasse seu veículo em uma rua do bairro do Espinheiro, na Zona Norte do Recife.

O caso aconteceu na tarde desta sexta-feira e foi confirmado, por meio de nota, pela Polícia Civil. 

Durante a abordagem do guardador de carros, a motorista estava com o marido, que também é delegado. 

Segundo o policial, o guardador de carros apareceu de repente e deu um murro no veículo, dizendo para a delegada estacionar em outro lugar.

O marido da motorista relatou que ela se recusou a dar dinheiro ao flanelinha, que geralmente cobra para limpar e vigiar os carros. 
 
Logo depois da abordagem agressiva do suspeito, a polícia foi acionada e ele foi encaminhado para a Delegacia do Espinheiro e deve responder pelo crime de extorsão.
 
De acordo com o artigo 158 do Código Penal, o crime de extorsão caracteriza-se pela conduta de constranger alguém a fazer, tolerar ou deixar de fazer algo, sob violência ou grave ameaça, com objetivo de obter vantagem indevida.

A pena pode variar de 6 a 12 anos de reclusão e multa, se o crime for cometido mediante restrição da liberdade da vítima para a obtenção da vantagem econômica.
 
O que diz a nota

Na nota,  Polícia Civil disse que a Delegacia da 4ª Circunscrição - Espinheiro registrou a  a prisão em flagrante delito de um homem de 50 anos. 
 
"O indivíduo foi autuado por extorsão após abordar a vítima, mulher de 42 anos, que havia estacionado seu veículo em via pública do bairro dos Aflitos, em Recife, e exigir que ela retirasse o veículo do local, por não haver pago o estacionamento na área dele", afirmou a nota. 
 
Após ser localizado pela equipe policial, o homem foi conduzido à delegacia para realização dos procedimentos cabíveis, "ficando em seguida à disposição da Justiça".

Porto de Galinhas

As atividades de flanelinhas são comuns na Região Metropolitana do Recife.
 
No dia 5 de janeiro, um guardador de carros foi flagrado danificando um veículo na Praia de Porto de Galinhas.

O autor do crime jogou pedras no para-brisa do carro e arranhou a lateral do veículo.
 
A ação foi registrada por câmeras de segurança de um estabelecimento, que foram solicitadas pelo dono do carro .Atualmente o suspeito está foragido.

A "profissão" de guardador de carro existe no Brasil desde a década 1930 e hoje eles dividem as áreas de estacionamento em postos para cada guardador, cobrando gorjeta para os motoristas.

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL