Diario de Pernambuco
Busca

MOBILIDADE

Expresso da Folia 2024: saiba preços e horários dos ônibus para o Carnaval do Recife

Também foram anunciados outros serviços que vão auxiliar o folião durante o período de Momo, como táxis e estacionamentos e carros por aplicativo

Publicado em: 30/01/2024 14:36 | Atualizado em: 30/01/2024 22:40

Sucesso há 21 anos no Carnaval do Recife, o Expresso da Folia vai iniciar sua operação no sábado (10), facilitando a mobilidade dos foliões (Foto: Daniel Tavares/PCR)
Sucesso há 21 anos no Carnaval do Recife, o Expresso da Folia vai iniciar sua operação no sábado (10), facilitando a mobilidade dos foliões (Foto: Daniel Tavares/PCR)
Sucesso há 21 anos no Carnaval do Recife, o Expresso da Folia vai iniciar sua operação no sábado (10), facilitando a mobilidade dos foliões. 

Quem for curtir o Galo da Madrugada contará com uma frota de 32 ônibus no Expresso Galo. 

Já nos demais dias da festa, o Expresso da Folia vai garantir o ir e vir com uma frota de 37 veículos. 

Os transportes saem dos shoppings RioMar, Recife, Plaza e Tacaruna, levando o público até o bairro do Recife ou ao Galo da Madrugada. 

Tanto no Expresso Galo, quanto no Expresso da Folia, o tempo entre as viagens vai variar de 7 a 15 minutos. Durante a operação do Expresso Galo, quem embarcar no coletivo que sai dos shoppings Plaza e Tacaruna vai desembarcar nas proximidades da Ponte Giratória, na Avenida Martins de Barros. 

Quem optar pelos shoppings Recife e RioMar vai descer sob o Viaduto das Cinco Pontas. 

Os pontos de retorno vão funcionar no mesmo local dos pontos de desembarque. O período de operação dos ônibus será das 7h às 18h do sábado (10).

Já o Expresso da Folia tradicional vai levar os foliões até o Bairro do Recife. No sábado (10), o período de operação acontece das 18h às 5h do domingo (11). 

Os passageiros que embarcarem nos shoppings Plaza e Tacaruna vão desembarcar na Rua Vital de Oliveira, em frente ao Cais do Sertão. 

Quem optar pelos shoppings Recife e RioMar fará o desembarque no Cais Santa Rita, próximo à Ponte Giratória. 

Os pontos de retorno vão funcionar no mesmo ponto de desembarque. 

A partir do domingo (11), o serviço estará disponível entre as 15h e às 5h do dia seguinte, e nos demais dias iniciando entre às 18h até às 5h, finalizando a operação na quarta-feira (14). 

A passagem dos coletivos custará R$ 18 e dará direito à viagem de ida e volta, mediante apresentação da pulseira dada na compra. 

A Presidente da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife CTTU, Taciana Ferreira falou sobre os detalhes da operação da autarquia para o carnaval 2024.
 (Foto: Marlon Diego/PCR)
Foto: Marlon Diego/PCR

“Nós vamos fazer uma operação especial que se dá pela necessidade de a gente fazer alguns bloqueios de vias e dar garantia para os foliões curtirem o seu carnaval. O Expresso da Folia é um grande serviço que nós oferecemos e organizamos que faz a conexão dos shoppings da nossa cidade que estão na área norte e na área sul da cidade, com destino ao bairro do Recife e também no evento do Galo da Madrugada. No evento do Galo da Madrugada, esse Expresso da Folia acontece das 7h às 17h e durante o carnaval no bairro do Recife Já inicia no sábado a partir das 18 horas e todos os dias, domingo, segunda e terça, já a partir das 15 horas até as 5 horas da manhã”, disse a presidente da CTTU. 

Os foliões que optarem por deixar seus carros nos shoppings poderão apresentar a pulseira na cabine de pagamento do estacionamento e, dessa forma, pagar o valor único da tarifa de R$ 11,50 em todos os shoppings.
 
Confira os detalhes da operação de trânsito nas pontes do Bairro do Recife:
 
Ponte Princesa Isabel

A partir de quinta-feira (8), às 14h, ônibus e táxis que acessarem a Ponte Princesa Isabel deverão seguir pela Rua do Imperador Dom Pedro II com destino ao cais de Santa Rita ou retornar pela Rua Nossa Senhora do Carmo e Avenida Martins de Barros. Para os demais veículos que acessarem a ponte deverão entrar na Rua do Sol e continuar pela Rua Floriano Peixoto. A Avenida Dantas Barreto estará fechada no trecho entre a Praça da República e Rua Primeiro de Março para o desfile das agremiações

Ponte Maurício de Nassau

Ficará interditada para circulação de veículos e se tornará exclusiva para pedestres a partir das 14h do domingo (11), podendo ser antes, a depender do fluxo de pessoas. A previsão para liberação é às 8h da quarta-feira (14). É importante destacar que entre os dias (8) e (9) ela ficará fechada entre às 14h e às 6h. 

Ponte Buarque Macedo

Ficará interditada para circulação de veículos e se tornará exclusiva para pedestres a partir das 14h do domingo (11) até as 8h da quarta-feira (14). Dessa forma, os motoristas que estiverem na Avenida Martins de Barros deverão, obrigatoriamente, seguir em frente e retornar pela Praça Dezessete. É importante destacar que entre os dias (8) e (9) ela ficará fechada entre às 14h e às 6h.

Ponte Limoeiro

Ficará aberta para o tráfego de veículos, possibilitando o acesso dos condutores aos estacionamentos dos prédios da Prefeitura do Recife, Tribunal Regional do Trabalho (TRT) e Tribunal Regional Federal (TRF) pela Rua do Brum com retorno na Praça Tiradentes. Uma faixa de rolamento da ponte será exclusiva para o Expresso da Folia.

Táxis

O serviço de táxi oferecido aos foliões contará com o Convênio Táxi Metropolitano, assinado com municípios de Abreu e Lima, Camaragibe, Igarassu, Itapissuma, Jaboatão dos Guararapes, Paulista e São Lourenço da Mata, para elevar a frota de táxis que poderá operar no período carnavalesco. 

Poderão circular no Recife os veículos dos desses municípios. O convênio tem validade desde o dia 08 de fevereiro e seguirá até as 22 horas do dia 14 de fevereiro, que é a Quarta-Feira de Cinzas. 

A medida aumenta em média 50% a frota de táxis circulantes na capital pernambucana. Os táxis do Recife também poderão circular nos municípios conveniados. 

A CTTU também vai implantar três pontos especiais de táxi na área central da cidade. Próximo à Rua Martins de Barros, no Cais do Apolo e no Cais de Santa Rita, próximo à Engemar.

Estacionamentos

O estacionamento nos edifícios da Prefeitura do Recife, Tribunal Regional do Trabalho (TRT) e o Tribunal Regional Federal (TRF) estarão disponíveis para o folião durante o Carnaval. 

Ao todo, serão 1.152 mil vagas durante os dias de carnaval. Além disso, serviço de transfer do edifício-sede da PCR até a Central do Carnaval, localizada na Rua do Observatório, também estarão disponíveis. 

Na quinta-feira (08), os espaços estarão abertos das 17h às 4h da manhã. Nos demais dias, o horário passa a ser das 12h às 4h. 

Vale lembrar que o estacionamento, no entanto, fica aberto até às 4h. É importante salientar que não será permitido que os veículos pernoitem nos estacionamentos. Caso contrário, eles estarão sujeitos ao reboque da CTTU. 

Tecnologia

Todos os pontos provisórios de táxis e paradas de embarque e desembarque dos expressos Galo e da Folia estarão disponíveis no aplicativo Carnaval do Recife, cujo download pode ser feito de forma gratuita nas plataformas Android e iOS.

Transportes por Aplicativos

Para os usuários de transporte por aplicativo, haverá uma operação de circulação especial durante o carnaval. 

Os veículos que vêm da Ponte do Limoeiro farão o retorno pela Rua do Brum e Praça Tiradentes. 

Quem vem da Avenida Sul, seguirá pela Dantas Barreto, onde retorna pela Avenida Nossa Senhora do Carmo e Rua da Praia. Já os que vêm do Cais José Estelita, seguirão pelo Cais Santa Rita, Avenida Martins de Barros, Praça Dezessete, Avenida Nossa Senhora do Carmo e Dantas Barreto. 

Em caso de grande fluxo de pessoas, as entradas também poderão ser temporariamente bloqueadas.

Twitter

Para manter o cidadão constantemente informado sobre a situação do trânsito nas vias mais movimentadas da cidade, a CTTU vai atualizar, em tempo real, o Twitter oficial do órgão (@CTTU_Recife) durante os dias de folia com informações sobre a mobilidade. 

Todas as informações atualizadas sobre os esquemas especiais de segurança viária e fluxo de veículos podem ser encontradas na rede social das 14h às 20h no domingo, segunda e terça-feira. 

Especialmente no Sábado de Zé Pereira, as informações serão veiculadas das 7h às 17h. 

Na Quarta-Feira de Cinzas, tanto o folião, quanto o trabalhador que voltam às atividades ordinárias terão informações sobre o trânsito das 13h às 18h.

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL