SERVIÇO

Estado lança serviço de orientação profissional; saiba como funciona

Segundo governo, agendamentos começam na segunda (15) e vão facilitar acesso de quem busca uma vaga de emprego

Publicado em: 12/01/2024 08:27

A ideia é facilitar o acesso das pessoas que procuram as agências de trabalho e aproximá-las das oportunidades  de assinar a carteira. (Foto: Sedepe/Divulgação)
A ideia é facilitar o acesso das pessoas que procuram as agências de trabalho e aproximá-las das oportunidades de assinar a carteira. (Foto: Sedepe/Divulgação)

Um  novo  serviço  para o público que busca emprego,  desenvolvido pela Secretaria  de  Desenvolvimento  Profissional e  Empreendedorismo  de  Pernambuco  (SEDEPE), entra em vigor na próxima semana.  
 
A ideia é facilitar o acesso das pessoas que procuram as agências de trabalho e aproximá-las das oportunidades  de assinar a carteira. 
 
O serviço é chamado de “Orientação  Profissional”.  Com ele,  passa a existir um atendimento  individualizado.
 
A ideia é  analisar  o  perfil  de  cada trabalhador e oferecer instruções para  desenvolvimento  de  carreira.  
 
Como fazer 
 
Segundo o Governo do Estado, os agendamentos  para o novo serviço começam a partir de segunda (15). 
 
De acordo com a   secretária  de Desenvolvimento  Profissional  e  Empreendedorismo  de  Pernambuco , Amanda Aires, são esperados efeitos positivos para trabalhadores e empresas.  

“A  Orientação  Profi ssional  foi pensada para aprimorar a parte comportamental de quem busca o primeiro emprego ou de quem quer se recolocar no mercado de trabalho. Assim, aumentamos as chances de os candidatos  se  encaixarem  nas  vagas  pretendidas, bem como a satisfação dos empregadores  com  a  mão  de  obra contratada”, afirma a gestora.
 
O serviço será prestado por especialistas em psicologia, que farão análise  das  competências  e  do  contexto apresentado por cada usuário. 
 
“Dessa forma, pretendemos contribuir para a escolha  ou  transição  de  uma  carreira  profissional,  dando  a  oportunidade de o indivíduo compreender os aspectos  mais  complexos  de  sua  vida, como seus valores e habilidades, para relacioná-los com o mundo do trabalho”, explica a secretária executiva de Trabalho e Qualifi cação da SEDE-PE, Cristiane Andrade.
Entenda o processo
 
O atendimento abordará os seguintes temas: 
 
Conteúdo e estrutura  de  um  currículo.
 
Dicas para a melhor utilização de plataformas profi ssionais online;
Orientações para um bom desempenho em entrevistas de emprego e direcionamentos sobre perfil profissional. 
 
Inicialmente,  a  Orientação  Profissional  será  feita  de  forma  remota, por videochamada, para cidadãos de  todo o Estado.  
 
Cada  pessoa  terá direito a uma sessão de 30 minutos,  previamente  agendada.  O cadastramento deve ser feito no Portal
Cidadão (pecidadao.pe.gov.br). 
 
Como fazer

Ao acessar o próprio perfi l no portal, o interessado deverá  digitar  no  campo  de  busca  a expressão  “Obter  Orientação  Profissional” e seguir os passos informados na  página.  
Um  link  direto  para  esse ambiente  também  fi cará  disponível no site sedepe.pe.gov.br.



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