SERVIÇO
Estado lança serviço de orientação profissional; saiba como funciona
Segundo governo, agendamentos começam na segunda (15) e vão facilitar acesso de quem busca uma vaga de emprego
Por: Diario de Pernambuco
Publicado em: 12/01/2024 08:27
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A ideia é facilitar o acesso das pessoas que procuram as agências de trabalho e aproximá-las das oportunidades de assinar a carteira. (Foto: Sedepe/Divulgação) |
Um novo serviço para o público que busca emprego, desenvolvido pela Secretaria de Desenvolvimento Profissional e Empreendedorismo de Pernambuco (SEDEPE), entra em vigor na próxima semana.
A ideia é facilitar o acesso das pessoas que procuram as agências de trabalho e aproximá-las das oportunidades de assinar a carteira.
O serviço é chamado de “Orientação Profissional”. Com ele, passa a existir um atendimento individualizado.
A ideia é analisar o perfil de cada trabalhador e oferecer instruções para desenvolvimento de carreira.
Como fazer
Segundo o Governo do Estado, os agendamentos para o novo serviço começam a partir de segunda (15).
De acordo com a secretária de Desenvolvimento Profissional e Empreendedorismo de Pernambuco , Amanda Aires, são esperados efeitos positivos para trabalhadores e empresas.
“A Orientação Profi ssional foi pensada para aprimorar a parte comportamental de quem busca o primeiro emprego ou de quem quer se recolocar no mercado de trabalho. Assim, aumentamos as chances de os candidatos se encaixarem nas vagas pretendidas, bem como a satisfação dos empregadores com a mão de obra contratada”, afirma a gestora.
O serviço será prestado por especialistas em psicologia, que farão análise das competências e do contexto apresentado por cada usuário.
“Dessa forma, pretendemos contribuir para a escolha ou transição de uma carreira profissional, dando a oportunidade de o indivíduo compreender os aspectos mais complexos de sua vida, como seus valores e habilidades, para relacioná-los com o mundo do trabalho”, explica a secretária executiva de Trabalho e Qualifi cação da SEDE-PE, Cristiane Andrade.
Entenda o processo
O atendimento abordará os seguintes temas:
Conteúdo e estrutura de um currículo.
Dicas para a melhor utilização de plataformas profi ssionais online;
Orientações para um bom desempenho em entrevistas de emprego e direcionamentos sobre perfil profissional.
Inicialmente, a Orientação Profissional será feita de forma remota, por videochamada, para cidadãos de todo o Estado.
Cada pessoa terá direito a uma sessão de 30 minutos, previamente agendada. O cadastramento deve ser feito no Portal
Cidadão (pecidadao.pe.gov.br).
Como fazer
Ao acessar o próprio perfi l no portal, o interessado deverá digitar no campo de busca a expressão “Obter Orientação Profissional” e seguir os passos informados na página.
Um link direto para esse ambiente também fi cará disponível no site sedepe.pe.gov.br.
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