Diario de Pernambuco
Busca

Carnaval 2024

Estacionamento, saúde e atendimento ao turista; veja como vão funcionar serviços no Recife

Detalhes foram anunciados, nesta quarta (17), durante coletiva de imprensa no Paço do Frevo

Publicado em: 17/01/2024 13:18

Central de Carnaval vai reunir serviços  (Foto: Prefeitura do Recife )
Central de Carnaval vai reunir serviços (Foto: Prefeitura do Recife )
Além de anunciar a grade de programação do Carnaval 2024, a Prefeitura do Recife detalhou todos os serviços que serão oferecidos na festa. 
 
Este ano, a Central do Carnaval vai reunir diversos serviços úteis ao folião, no entorno da Praça do Arsenal.
 
O espaço vai funcionar entre os dias 7 e  13 de fevereiro, na Rua do Observatório, das 16h às 2h. 
 
Uma das novidades é a ampliação da Arena da Economia Criativa, que funcionará com 35 operações comerciais. 
 
O espaço vai reunir os artesãos locais, além de outros serviços. 
 
Na área da Arena de Economia Criativa também estarão ancorados os serviços da Secretaria Executiva de Política Sobre Drogas (Sepod) e a Secretaria de Política Urbana e Licenciamento. 
 
Montada pela Prefeitura do Recife em parceria com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes em Pernambuco (ABRASEL-PE), a Arena Gastronômica vai contar com a operação de 13 restaurantes com menus variados. 
 
Além destes serviços, serão disponibilizadas uma central de informações ao folião, outra de Direitos Humanos e também um fraldário, com atendimento gratuito.
  
Na Central de Serviços, o folião vai encontrar à disposição farmácias, caixas eletrônicos 24h, lojas de customização, espaço Recentro, Procon Recife, a grife do Carnaval e muito mais. Também haverá espaço de achados e perdidos, assistência à saúde, espaço beleza, entre outros.
 
Estacionamentos e vans
 
A Prefeitura do Recife colocará à disposição do folião um serviço de estacionamento e vans. Ao todo, serão disponibilizadas 1.200 vagas de estacionamento nos edifícios da Prefeitura do Recife, Tribunal Regional do Trabalho (TRT) e do Tribunal Regional Federal (TRF).
 
O folião contará, ainda, com o serviço de transfer do edifício-sede da Prefeitura do Recife até a Central do Carnaval, localizada na Rua do Observatório.
 
As vans que farão o transporte dos foliões sairão de 10 em 10 minutos, oferecendo o transporte das 16h às 2h. É importante lembrar que o estacionamento, no entanto, fica aberto até às 4h. É necessário ressaltar também que não será permitido que os veículos pernoitem nos estacionamentos. Caso contrário, estarão sujeitos a reboque pela CTTU.
 
Os pontos de embarque/desembarque serão na frente da Prefeitura do Recife e na Central do Carnaval, próximo à Praça do Arsenal.
 
Tanto no estacionamento da Prefeitura do Recife como também nos estacionamentos do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) e do Tribunal Regional Federal (TRF) haverá orientadores informando a melhor forma de chegar aos pontos de folia.

Centro de Atendimento ao Turista
 
Especializado em acolher e atender qualquer pessoa que queira orientação ou dicas sobre o que fazer e como aproveitar o maior e melhor Carnaval de rua do Brasil, o Centro de Atendimento ao Turista (CAT) é um dos serviços disponibilizados durante os dias de festa. Haverá um CAT dentro da Central do Carnaval, na Rua do Observatório, prestando este serviço à população, nos dias 07 e 08 de fevereiro, das 16h às 0h, e entre os dias 09 a 13 de fevereiro, das 16h às 2h.
 
Além disso, em todos os dias de folia, a população ainda contará com o CAT Ambiental, localizado no Segundo Jardim de Boa Viagem, das 10h às 18h. Também irão funcionar o CAT Criativo, no Pátio de São Pedro, e o CAT Pracinha de Boa Viagem, ambos das 10h às 18h.

Direitos humanos

Localizada na Rua do Observatório, a Central de Direitos Humanos e Acessibilidade contará com uma equipe multidisciplinar composta por agentes de direitos humanos, psicólogos/as, advogadas e assistentes sociais. 
 
O serviço tem como objetivo atuar na promoção e defesa dos direitos humanos com orientações,  articulação do serviço com a rede de garantia de direitos, além de divulgar campanhas contra o racismo e a LGBTfobia. 
 
A Central de Direitos Humanos contará também com intérpretes de libras e audiodescritores para garantir acessibilidade comunicacional às Pessoas com Deficiência, tanto na Central do Carnaval, como no palco principal no Marco Zero.

A Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Políticas sobre Drogas também irá viabilizar a Rota Acessível, realizada por meio das vans do PE Conduz, ação do Governo do Estado.
 
O serviço gratuito funcionará durante todo o Carnaval, garantindo o deslocamento das pessoas com mobilidade reduzida até o palco do Marco Zero.
 
O trajeto terá o embarque em frente à estação do BRT, no Cais do Apolo, próximo à sede da Prefeitura do Recife. O desembarque será na Avenida Alfredo Lisboa, onde fica o palco principal do Carnaval do Recife. Para retornar, os usuários devem se dirigir ao mesmo ponto.

Crianças
 
A Campanha de prevenção ao desaparecimento de crianças consiste na identificação dos pequenos pela colocação de pulseira com informações de nome e número de telefone dos responsáveis, facilitando a localização, caso alguma criança se perca. A ação também estimula os responsáveis a adotar essa prática sempre que forem para locais de grande circulação de pessoas.
 
O empulseiramento de identificação ocorrerá na Central do Carnaval, na Rua do Observatório, de quinta a terça-feira, das 16h à 0h. A Campanha de sensibilização e empulseiramento sempre é realizada durante grandes eventos promovidos pela Prefeitura do Recife, como o Carnaval, o período junino e a festa de Nossa Senhora da Conceição.

Preconceito
 
A Gerência da Livre Orientação Sexual (Glos) estará presente no Carnaval do Recife com a Campanha Recife Sem Preconceito e Discriminação. Com cartazes educativos em banheiros químicos de todos os polos de carnaval centralizados e descentralizados, com adesivo da Campanha Banheiro Para Todos.
 
O adesivo faz referência aos vários tipos de identidade de gênero, chamando atenção para o uso
Saúde

Durante o Carnaval 2024, a Secretaria de Saúde do Recife (Sesau) montou um esquema especial para atendimentos de urgência, serviços de prevenção a doenças e orientações à população.
 
Serão nove unidades de saúde abertas 24 horas, atendendo a urgências em diversas especialidades médicas, além de 36 ambulâncias e 40 motolâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). 
 
SAMU
 
O Samu estará atuando com 41 ambulâncias (cinco a mais que no ano passado) e 50 motolâncias (dez a mais que em 2023), e um novo Posto Médico Avançado (PMA), totalizando dois à disposição dos foliões, de quinta-feira (8) a terça-feira (13).
 
As unidades serão montadas em frente ao Cais do Sertão e ao lado da Companhia Independente de Apoio ao Turista (CIATur), na Avenida Alfredo Lisboa, no Bairro do Recife. Cada uma, contará com capacidade para até 150 atendimentos por dia, sem necessidade de reabastecimento.
 
Os espaços começarão a funcionar às 19h, porém a partir das 15h haverá a presença de quatro motolâncias e uma Unidade de Suporte Básico(USB) no Polo Marco Zero. O encerramento ocorre uma hora após o término das apresentações do Marco Zero. A equipe será composta por três médicos, três enfermeiros e cinco técnicos de enfermagem.
 
A partir da quinta-feira (8) e até o fim dos festejos, 50 socorristas farão rondas ostensivas de motocicleta, circulando pela cidade. Nos polos descentralizados, serão disponibilizadas cinco ambulâncias de suporte básico, 1 para cada RPA que terão polos de animação descentralizados.
 
A população ainda poderá acionar a assistência pré-hospitalar a qualquer momento pelo telefone 192. 
 
Vigilância Sanitária
 
O trabalho da Vigilância Sanitária (Visa) do Recife vai começar antes mesmo do início dos festejos carnavalescos. Os inspetores sanitários vão promover, a partir da próxima semana, capacitação sobre as boas práticas de manipulação de alimentos para os comerciantes formais e informais que atuarão nos polos carnavalescos.
 
Além disso, inspecionarão as fábricas de gelo instaladas na capital pernambucana e intensificarão as fiscalizações da rede hoteleira, serviços de buffet, bares e restaurantes no entorno dos polos.
 
Durante o Carnaval, os profissionais da Visa vão inspecionar os postos médicos montados para o Galo da Madrugada e o comércio formal e informal de alimentos. Além disso, será montado um stand da Vigilância Sanitária na Praça do Arsenal, onde equipes do órgão receberão denúncias e orientarão a população e os comerciantes sobre
 
Prevenção

A Sesau vai distribuir 1,3 milhão de preservativos masculinos e femininos, além de 300 mil sachês de gel lubrificante e 25 mil materiais educativos sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST).
 
Os foliões também poderão realizar testes rápidos para detecção de HIV, Sífilis e Hepatites B e C em dois pontos: Praça do Arsenal, no Bairro do Recife, e Ibura, das 18h às 2h. O resultado sai em cerca de meia hora. Nos casos em que o resultado der positivo, o usuário receberá aconselhamento e será encaminhado para tratamento na rede municipal de saúde.
 
O Polo Arsenal funcionará da quinta (8) até a terça-feira (13). Já o Polo Ibura estará aberto do domingo (11) até a Quarta-feira de Cinzas (14) e o Polo da Várzea funcionará do domingo (11) até a terça -feira (13).
 
Nos dias de festa, a Profilaxia Pós-Exposição (PeP) será ofertada nas policlínicas Barros Lima, em Casa Amarela; Arnaldo Marques, no Ibura; Agamenon Magalhães, em Afogados; e a Amaury Coutinho, em Campina do Barreto.
 
A estratégia de prevenção é ofertada em casos de violência sexual, acidente com o uso do preservativo (rompimento ou saída) durante ato sexual, contato com materiais perfurocortantes com risco de infecção e para profissionais de saúde que tenham acidente de trabalho com risco biológico.
 
A PeP deve ser iniciada preferencialmente nas primeiras duas horas após a exposição, e no máximo em até 72 horas.
 
Covid-19
 
Haverá dois postos de testagem para covid-19 funcionando todos os dias da folia: no Parque Dona Lindu, em Boa Viagem, das 8h às 17h, e na Unidade Básica Tradicional (UBT) José Dustan, na Iputinga, das 8h às 12h e das 13h às 17h. Os atendimentos serão realizados por demanda espontânea para grupos prioritários, os demais devem fazer o agendamento por meio do Conecta Recife, aplicativo ou site (https://conectalps.recife.pe.gov.br/vamos-testar), na aba Vamos Testar.  
Saúde mental – redutores de danos
 
Veja mais
 
Desde o primeiro dia de Carnaval, serão disponibilizados aos foliões: materiais informativos, pulseiras de identificação para crianças, 50 mil garrafas plásticas em substituição às de vidro, 10 mil copos d’água, 300 mil preservativos masculinos, 20 mil preservativos femininos e 15 mil unidades de gel lubrificante.
 
Além dos polos oficiais, os itens poderão ser encontrados no Baile Municipal, em agremiações carnavalescas a partir da sexta-feira e no desfile do Galo da Madrugada, nas principais vias de acesso (Forte das Cinco Pontas, Praça Sérgio Loreto, Ponte Duarte Coelho), bem como nos locais de barreira da Vigilância Sanitária.

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL