Diario de Pernambuco
Busca

VISTORIA

Detran abre agendamento para vistorias de veículos de transporte escolar para o ano letivo de 2024

Segundo a autarquia de trânsito, as vistorias seguem até o final do mês, nos pontos credenciados do Detran no Recife e em cidades do Interior do Estado

Publicado em: 02/01/2024 15:52 | Atualizado em: 02/01/2024 20:48

Segundo a autarquia de trânsito, as vistorias seguem até o final do mês, nos pontos credenciados do Detran no Recife e em cidades do Interior do Estado (Foto: Arquivo/DP)
Segundo a autarquia de trânsito, as vistorias seguem até o final do mês, nos pontos credenciados do Detran no Recife e em cidades do Interior do Estado (Foto: Arquivo/DP)
 
O Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco (Detran) deu início nesta terça (2), às inspeções dos veículos de transporte escolar para o primeiro semestre do ano letivo de 2024. 

As vistorias seguem até o final do mês, nos pontos credenciados do Detran no Recife e em cidades do Interior do Estado. 

A inspeção veicular atende determinação do artigo 136 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e Portaria DP 002/2009 do Detran-PE.

De acordo com a autarquia, para os veículos cadastrados em Recife e em Jaboatão dos Guararapes, a inspeção deverá ser feita na Unidade de Controle de Táxi e Coletivos (Duati), no bairro da Iputinga, na Zona Oeste do Recife.

Lá, as vistorias acontecem de segunda a sexta-feira, das 8h às 13h, e devem ser agendadas pelo site www.detran.pe.gov.br. 

 Já os automóveis registrados nas cidades de Olinda e Cabo de Santo Agostinho, na Região Metropolitana do Recife (RMR), as vistorias devem ser realizadas na Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran) de cada município, sem a necessidade de agendamento. 

No Cabo, o horário será das 8h às 13h; Em Olinda, das 14h às 16h, sempre de segunda a sexta-feira. 

Já os veículos do município do Paulista, devem ser levados para a Ciretran do município, das 14h às 16h, também de segunda a sexta-feira, mas necessita de agendamento.

No Interior do Estado, as vistorias acontecem em qualquer uma das Ciretrans Especiais, das 8h às 13h, de segunda a sexta-feira, sem necessidade de agendamento. 

Já os veículos oficiais, como os pertencentes a prefeituras, não necessitam agendar. 

Selo de qualidade

Segundo o Detran, os veículos aprovados durante a vistoria passam a portar um selo de qualidade, garantindo a segurança no transporte dos escolares.

 De acordo com a Lei 13855/19, de julho de 2019, dirigir o veículo sem portar a autorização para condução de escolares é infração gravíssima (multa de R$ 293,47) multiplicada por cinco vezes e a retenção do veículo até a regularização, além de sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH), conforme o artigo 230 do CTB. 

Durante a inspeção são verificados diversos itens, entre eles: equipamentos obrigatórios, pintura lateral do veículo, tacógrafo, lanternas nas extremidades superiores e traseira. 

O condutor precisa ser habilitado na categoria D ou E e possuir mais de 21 anos. 

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL