Diario de Pernambuco
Busca

Carnaval 2024

Com estoques baixos, Hemope chama super-heróis para doar sangue para a folia

Campanha chama atenção para reabastecer estoques e poder atender emergências no período de festas

Publicado em: 23/01/2024 14:08 | Atualizado em: 23/01/2024 15:56

Heróis do "Enquanto iso na sala de Justiça" incentivaram doação de sangue  (Foto: Rafael Vieira/DP)
Heróis do "Enquanto iso na sala de Justiça" incentivaram doação de sangue (Foto: Rafael Vieira/DP)
Para reforçar a campanha de doação de sangue e chamar o público no período carnavalesco, o Hemocentro de Pernambuco (Hemope) recebeu a visita do grupo de super-heróis solidários do bloco “Enquanto Isso na Sala da Justiça” e da Orquestra do Maestro Macaíba nesta terça-feira (23). 

O grupo foi até a sede da entidade, localizada na Rua Joaquim Nabuco, no bairro das Graças, na Zona Norte do Recife.
A ação serviu, ainda,  para conscientizar e trazer alegria para quem doa e pretende doar sangue. 
 
De acordo com a presidente do Hemope, Raquel Santana, a presença desses personagens ajuda a sensibilizar a população sobre a importância da doação de sangue.   

‘’Juntos, podemos fazer do Carnaval um momento não apenas de celebração, mas também de solidariedade e cuidado’’, ressaltou.

Segundo a supervisora de captação de doadores de sangue do Hemope, Josinete Gomes, a campanha é tradicional.  Como o Carnaval, acontece todos os anos. 

‘’O que estamos fazendo é um convite. A campanha é preventiva e visa incentivar a doação de forma alegre e festiva, com o objetivo de garantir estoques de sangue suficientes para atender a emergências durante o período de férias e do Carnaval’’ disse Gomes. 

Anderson Silva, 35 anos, é doador há pelo menos oito anos e enfatiza que sempre doa e traz pessoas com ele para ajudar na causa.

‘’É uma coisa importante, né? Que a gente ajuda alguém que está precisando. Sempre tem gente precisando, na verdade. Precisamos sempre participar dessas campanhas, ajudando. Eu gosto e amo essa questão de fazer parte desse trabalho’’, comenta Anderson.

Estoques

Ainda segundo Josinete Gomes, o estoque está em situação crítica. É que no mês de férias, há uma diminuição no número de doadores.
 
Os tipos sanguíneos mais afetados são os mais raros, aqueles que são de fator RH negativo.
 
Um dos exemplos é o sangue "O negativo", que é doador universal e sempre está com o estoque baixo.

Iniciativa

A ação voltada para o carnaval 2024 do Hemope teve início no último dia 9 e seguirá até o dia 9 de fevereiro, tendo como meta, reforçar o estoque de todas as tipagens sanguíneas do Hemope. 
 
Durante esse período, o Hemocentro Recife espera aumentar o número de doações em 20%. 

Para entrar no clima de folia, os super-heróis foram transportados para o Hemope em um ônibus decorativo de carnaval. 
 
Além deles, o transporte conduziu também doze candidatos à doação de sangue vindos da cidade de Igarassu.

Folia Solidária
 
Homem-Aranha animou a doação de sangue no hemope  (Foto: Rafael Vieira/DP)
Homem-Aranha animou a doação de sangue no hemope (Foto: Rafael Vieira/DP)
É o segundo ano do projeto que incentiva as pessoas a doarem sangue nessas épocas em que os estoques apresentam uma baixa ainda maior. O projeto também ressalta a importância da preservação do coletivo que é responsável pela viagem desses grupos.

Para Diego Benevides, 44 anos, diretor de operações do Consórcio Conorte, o projeto não é só durante as festividades, o incentivo a doar e fazer o bem é durante todo o ano.

‘’Ao longo do ano as pessoas que tiverem grupos de pelo menos 15 pessoas, na região metropolitana, podem entrar em contato com o Conorte e agendar a viagem especial até aqui ao Hemocentro. A gente faz ida e volta, quando eles terminam de fazer a doação. O contato pode ser pelo 0800-6060-926, que é o nosso 0800, ou nas redes sociais como o Instagram, Facebook, também podem entrar em contato conosco, a gente agenda’’ disse Benevides.

Requisitos

O processo é simples, para doar, é preciso ter entre 16 e 69 anos e ter mais de 50kg. 
Para os menores de 18 anos, é necessário autorização e acompanhamento de um responsável durante a doação. 
 
No caso de maiores de 60 anos que queiram realizar a doação pela primeira vez, a iniciativa deve ser aprovada por um médico. 

O Hemocentro Recife funciona de segunda a sábado, das 7h15 às 18h30. Para agendar a doação, o número é o 0800-081-1535. O local também atende por demanda espontânea.

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL