Diario de Pernambuco
Busca

Carnaval: confira os cuidados para cair na folia

Uma alimentação leve e saudável, além da hidratação durante a folia, é essencial para aproveitar o Carnaval com segurança

Publicado em: 31/01/2024 09:00

A recomendação é uma refeição rica em carboidratos e proteínas  (Ruan Pablo/DP)
A recomendação é uma refeição rica em carboidratos e proteínas (Ruan Pablo/DP)
O mês de fevereiro representa a chegada da maior e da mais esperada festa popular do Brasil, o Carnaval. O período é marcado por blocos, desfiles de escolas de samba e uma experiência multicultural com diversos ritmos de música, entre os mais populares: frevo, maracatu e samba, mas também é reconhecido pelo calor, que aumenta a temperatura do corpo com a aglomeração de pessoas em um só local. Para chegar no fim da maratona carnavalesca com saúde, os foliões precisam tomar alguns cuidados, principalmente no consumo de água durante as festas, e uma boa, leve e saudável alimentação antes e depois da folia.
 
As recomendações são da nutricionista do Hospital Jayme da Fonte, Eliane Michele da Silva. “Devemos caprichar na hidratação para não correr o risco de uma desidratação. Preferencialmente, o participante deve manter o consumo de água e comer frutas que tenham um alto teor de água. Por exemplo: melancia, abacaxi e melão”, explica a especialista. 
 
Durante as festas, a desidratação é muito comum, sendo causada pelo calor excessivo aliado ao consumo excessivo de bebidas alcoólicas ou energéticos. A desidratação pode representar um perigo, até fatal, para o folião caso não seja controlada rapidamente e de forma correta. Os sintomas mais comuns são: cansaço, tontura, fraqueza e pressão baixa. Para manter uma boa hidratação em dia, o ideal é beber um volume médio de 2,5 litros de água, por dia. Nos dias mais quentes, é essencial o aumento dessa dose diária, dando chance para o organismo se recuperar do esforço físico. 
 
Já no Carnaval, quando pode ocorrer o aumento do consumo de bebidas alcoólicas, a dica é intercalar com água, evitando assim a desidratação e até a ressaca no dia seguinte. “Para uma hidratação eficaz é necessário ingerir água, mas água de coco, sucos e chás podem ser utilizados para auxiliar na hidratação. Os refrigerantes, porém, devem ficar de fora”, alerta Eliane Michele.
 
Em relação à alimentação nos dias da maior festa popular do país, a recomendação é uma refeição rica em carboidratos, proteínas e fibras. As opções de um café da manhã saudável antes de sair para pular o carnaval indicadas pela nutricionista são compostas por: tapioca de frango ou queijo branco + fruta (uma fatia de melancia, rica em água) café; ou inhame com ovo abacaxi suco de frutas, podendo substituir a tapioca e o inhame pelo cuscuz ou até macaxeira. 
 
“Durante o dia, o folião pode comer uma barrinha de cereal; uma fruta (banana ou maçã); um mix com duas castanhas-do-pará, uma noz, duas amêndoas, duas castanhas de caju, cinco amendoins e cinco pistaches; e tomar água de coco. Se for comer em algum local, o ideal é escolher um ambiente limpo conforme as normas estabelecidas pela Vigilância Sanitária para garantir a segurança do alimento”, finaliza Eliane Michele. A preparação para o dia seguinte da folia, a indicação é uma refeição com aumento da ingestão hídrica, assim como alimentos ricos em fibras (frutas, legumes, verduras), proteínas e carboidratos complexos.
 
Com mais de 68 anos de tradição no polo médico de Pernambuco, o Hospital Jayme da Fonte oferece acompanhamento com nutricionista e clínico geral para o acompanhamento e manutenção da saúde. A instituição dispõe de mais de 200 leitos, UTIs completas, serviço de emergência e urgência 24h, além de um moderno centro de diagnóstico por imagem, que oferece diversos exames com equipamentos de última geração. 
 

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL