Rain25° / 27° C

Saúde e folia

Carnaval, calor e multidão: especialistas alertam para cuidados com a pele e olhos ao usar cosméticos na folia

Cuidados devem ser redobrados em relação a pomadas modeladoras para penteados

Publicado em: 15/01/2024 06:00 | Atualizado em: 15/01/2024 06:00

Foliões já procuram por cosméticos e adereços para compor caracterização.  (Foto: Arquivo DP)
Foliões já procuram por cosméticos e adereços para compor caracterização. (Foto: Arquivo DP)
 
Faltando pouco tempo para o carnaval, os foliões já começam a planejar como vão se produzir para cair na  brincadeira.
 
Com isso, aumenta a procura por cosméticos. São os famosos glitters, aqueles com brilhos e que normalmente são colocados em toda a face ou especialmente ao redor dos olhos, e as pomadas modeladoras para cabelo.
É preciso ter cuidado, nem todos estes cosméticos podem fazer bem, seja para a saúde dos olhos ou da pele. (Foto: Fábio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)
É preciso ter cuidado, nem todos estes cosméticos podem fazer bem, seja para a saúde dos olhos ou da pele. (Foto: Fábio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)

Porém, é preciso ter cuidado. Nem todos esses cosméticos podem fazer bem, seja para a saúde dos olhos ou da pele.
 
Ao juntar calor e multidão, os resíduos dos produtos podem escorrer com o suor ou durante a chuva e atingir áreas mais sensíveis do corpo.
 
Em ano antriores, foliões se queixaram de lesões causadas por pomadas de cabelo, com  ardor, vermelhidão e fotofobia.

De acordo com a Agência Pernambucana de Vigilância Sanitária (Apevisa), vários produtos podem estar envolvidos nos eventos adversos, incluindo pomadas modeladoras de cabelos, produtos para cuidado e limpeza dos cabelos e do couro cabeludo, produtos para cuidado da pele, produtos de proteção solar e autobronzeamento e maquiagens.
Período de Carnaval aumenta a procura por cosméticos como maquiagens e os famosos glitters. (Foto: Reprodução Freepik)
Período de Carnaval aumenta a procura por cosméticos como maquiagens e os famosos glitters. (Foto: Reprodução Freepik)
 
Diante desse risco, o Diario de Pernambuco ouviu especialistas, que alertaram para os cuidados com esses produtos no carnaval.

A dermatologista Márcia Horowitz ressalta que é importante ficar atento ao produto e a procedência dele, antes do uso.

‘’Sobre as pomadas, deve-se evitar aplicar diretamente no couro cabeludo para não haver coceira, vermelhidão ou descamação. É preciso lavar bem as mãos após aplicação. Outra dica é evitar as pomadas  que contêm metilcloroisotiazolinona (MCI) e a metilisotiazolinona (MI), conservantes que podem prejudicar a visão. Sempre checar  se elas possuem registro na Anvisa (Agência nacional de Vigilância Sanitária)’’.

Horowitz disse, ainda, que, após um dia inteiro na folia, os cuidados devem ser mantidos em casa.
É importante fazer a remoção adequada do cosmético. Isso, segundo ela, é um fator primordial para dar continuidade aos cuidados.

‘’É preciso usar uma água micelar ou óleo de limpeza, além de lavar com sabonete adequado para o tipo da pele. A pessoa precisa remover a maquiagem dos olhos com produto adequado como demaquilantes bifásicos, sem esquecer de hidratar a pele após a remoção do cosmético’’.

A especialista ressalta que durante a festividade, os produtos de limpeza de pele que contêm ácido não devem ser utilizados por causa da exposição ao sol e ao calor. 

Atenção
 
Além dos cuidados com os produtos, os foliões devem se preocupar com o sol.
Os cuidados com a pele também significam prevenção ao câncer.

‘’É importante intensificar o uso do protetor solar nesta época. Lembrar de aplicar a quantidade correta (pelo menos 2 camadas), reaplicar a cada três horas, ao sair da água ou em casos de suor. Usar chapéus e camisas UV é importante também’’ disse Márcia.

Para o médico oftalmologista Carlos Gustavo Gonçalves, quando os cosméticos entram em contato com os olhos, podem causar desde uma leve irritação, até lesões mais graves, e nesse caso precisarão de tratamento imediato.

‘’Se uma partícula do glitter cair no olho, por exemplo, pode machucar a córnea e causar dano irreversível à visão. As maquiagens, de uma maneira em geral, em contato com os olhos, podem causar irritação e alergias. Por isso, devemos sempre lembrar de retirá-la e lavar o rosto antes de dormir para evitar irritação ou infecção. As pomadas modeladoras podem causar lesões nas pálpebras, conjuntiva (conjuntivite química) e na córnea (abrasões e úlceras), com risco de perda visual’’. 

Ele ainda aponta que outros causadores de irritação nos olhos são as espumas e sprays que também podem levar a inflamações nessas regiões. Segundo ele, por ser uma região sensível as pessoas devem optar por produtos de boa qualidade, que sejam à prova d’água, hipoalergênicos e testados dermatologicamente. 

‘’Em relação às pomadas modeladoras, fórmulas que contenham os compostos químicos utilizados em cosméticos dessa natureza, como citou Márcia, são uma ameaça à visão. Esses conservantes contêm elementos tóxicos à pele e mucosas, podendo causar alergias e queimaduras nos olhos, devem ser evitados.’’ pontua o especialista. 

Vale lembrar que, se o produto causar irritação na pele ou entrar em contato com os olhos, é necessário lavar com água corrente ou soro fisiológico sem esfregar a região. Se permanecer o incômodo, é preciso procurar atendimento especializado.

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Mais notícias