Diario de Pernambuco
Busca

Folia

Carnaval 2024: Estado terá aumento de 10,2% no policiamento, diz SDS

Anúncio foi feito, nesta terça (30), durante entrevista coletiva, na sede da Secretaria de Defesa Social, no Recife

Publicado em: 30/01/2024 11:28 | Atualizado em: 30/01/2024 14:06

Os detalhes da segurança no Carnaval foram repassados em coletiva à Imprensa, nesta terça (30) (Foto: Wilson Maranhão/DP)
Os detalhes da segurança no Carnaval foram repassados em coletiva à Imprensa, nesta terça (30) (Foto: Wilson Maranhão/DP)
O Carnaval 2024 terá mais segurança nos polos de animação em todo o Estado.É o que promete a Secretaria de Defesa Social (SDS).
 
Nesta terça-feira (30), a pasta anunciou que haverá aumento de 10,2% no efetivo das forças de segurança durante a folia, em relação ao ano passado.

Para este ano, serão 67.842.lançamentos de agentes das forças de segurança. O aumento foi de 6.281 lançamentos a mais do que o mesmo período de 2023, quando foram 61.561 jornadas extras.  

Esses lançamentos compreendem o efetivo de policiais militares, civis, bombeiros militares, policiais científicos e peritos papiloscopistas.  

 Essas jornadas extras terão início a partir da abertura do Carnaval, no dia 8 de fevereiro e se estende até o dia 3 de março, com o fim do período carnavalesco. 

Segundo a SDS, o investimento para o reforço no efetivo de agentes das forças de segurança será de R$ 12,2 milhões, sendo R$ 1 milhão a mais do que no mesmo período de 2023. 

Somente no Galo da Madrugada, que acontecerá no dia 9 de fevereiro, a Polícia Militar terá o efetivo de 3,5 mil policiais durante todo o desfile do bloco.  

Efetivo

De acordo com a SDS, dos 67.842 lançamentos, a PM será a corporação com o maior número de jornadas extras, sendo 55.447 lançamentos. 

Seguido pela Polícia Civil, com 6.655 lançamentos de policiais civis. 

Já o Corpo de Bombeiros terá 3.859 jornadas extras, seguido da Polícia Científica que terá 215 lançamentos. 

A Operação Lei Seca também terá o reforço de 1.666 lançamentos para ampliar as blitzes em pontos específicos em todas as regiões do Estado, mas com a atenção especial em Recife e Olinda. 

Sistema de Controle

Segundo a SDS, para este ano serão implantados três Centros Integrados de Comando e Controle (CICC’s), que serão instalados em Recife e Olinda, na Região Metropolitana, e em Petrolina, no Sertão do Estado. 

As plataformas funcionarão das 7h do dia 8 de fevereiro e se estenderão até às 7h do dia 15 de março. 

Além disso, a pasta informou que irá implementar 14 câmeras das Plataformas de Observação Elevada (POE), que disponibilizará em tempo real as imagens que serão direcionadas simultaneamente para o Centro Integrado de Operações de Defesa Social (Ciods). 
 
Delegacias

Ainda segundo a SDS, este ano haverá reforço em todas as delegacias de plantão do Recife e na Região Metropolitana. 

Além disso, a pasta garantiu que haverá reforço em 19 delegacias de plantão em cidades do Agreste e Zona da Mata do Estado, e 12 no Sertão pernambucano. 

Já na Praça do Carmo, em Olinda, que é um dos principais focos da folia olindense, a SDS irá instalar a Delegacia da Mulher 24 horas. 

Segundo a pasta, as delegacias da Mulher do Cabo de Santo Agostinho, Recife, Jaboatão dos Guararapes, Paulista, Olinda, Caruaru e Petrolina terão reforço de agentes nestas unidades policiais. 

Segurança municipal
 
Também nesta terça, a Prefeitura do Recife anunciou o esquema de segurança próprio para a folia.
 
O município contará com 145 câmeras de monitoramento para cobrir o patrimônio público e reforçar as ações de segurança. 
 
Haverá três postos avançados de  comando de ações de segurança no Bairro do Recife: Alfredo Lisboa, Ponte Giratória e Ponte Buarque de Macedo.
 
Ao todo, serão 4.200 lançamentos de efetivo da guarda, sendo 140 só no Galo da Madrugada.  
 
 A prefeitura contará, ainda, com 30 viaturas, duas vans, oito motos e um ônibus. 





COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL