Clouds25° / 27° C

Ministro do Vaticano

Cardeal recebe título de Doutor Honoris Causa da Unicap

A solenidade foi realizada no auditório da Unicap

Publicado em: 26/01/2024 10:39

Dom Tolentino recebendo as vestes talares do reitor da Unicap, Pe. Pedro Rubens (Ruan Pablo/DP)
Dom Tolentino recebendo as vestes talares do reitor da Unicap, Pe. Pedro Rubens (Ruan Pablo/DP)

 
O Ministro da Educação do Vaticano, o Cardeal português Dom José Tolentino de Mendonça, recebeu o título de Doutor Honoris Causa da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) na tarde desta quinta-feira (25). Este é o primeiro título de Doutor Honoris Causa concedido a ele no Brasil. O evento foi realizado no campus da Católica e contou com a presença de autoridades e personalidades, entre elas: o arcebispo emérito da Arquidiocese de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido, o embaixador de Portugal, Luís Faro Ramos, o cônsul de Portugal, Francisco Duarte, o jurista e imortal da Academia Brasileira de Letras, José Paulo Cavalcanti Filho, o presidente da Academia Pernambucana de Letras, Lourival Holanda, o jornalista Gerson Camarotti, e a presidente do Instituto Arqueológico, Histórico e Geográfico Pernambucano, Margarida Cantarelli. 
 
Saiba mais
Dom Tolentino é prefeito do Dicastério para a Cultura e a Educação da Cúria Romana (um cargo equivalente ao de Ministro, já que o Vaticano é um Estado independente). Além disso, também é  poeta, ensaísta, filósofo, teólogo, escritor com diversos títulos publicados no Brasil e professor visitante da Unicap. Antes de ser nomeado como prefeito do Dicastério, o Cardeal foi diretor da Biblioteca Apostólica Vaticana Arquivista. Para ele, o recebimento do título representa um único sentimento. “Se me perguntarem que sentimento me assiste nesta hora, eu respondo com uma única palavra: gratidão. Gratidão a esta casa, a Unicap, com a qual tive o privilégio de colaborar em alguns cursos e iniciativas desde 2009; ao caríssimo reitor, Padre Pedro Rubens, amigo de muitos anos, e à comunidade universitária. Como a própria etimologia da palavra nos faz ver, a gratidão nos coloca no centro do reconhecimento de que somos agraciados. Somos uma obra dos outros”, disse. 
 
Com uma mesa constituída pelo Embaixador de Portugal, Luís Faro Ramos; a reitora da Universidade de Pernambuco (UPE), Socorro Cavalcanti; o reitor da Unicap, Padre Pedro Rubens; o vice-reitor da Unicap, Padre Lúcio Flávio Cirne; a pró-reitora de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação da Unicap, Valdenice José Raimundo; o escritor José Paulo Cavalcanti Filho, e o Diretor da Escola de Educação e Humanidades da Unicap, Danilo Vaz-Curado, o cardeal português recebeu diversas homenagens, principalmente do reitor da Católica e do Imortal da Academia Brasileira de Letras. 
 
O cardeal português com o arcebispo emérito de Recife e Olinda, Dom Fernando Saburido (Ruan Pablo/DP)
O cardeal português com o arcebispo emérito de Recife e Olinda, Dom Fernando Saburido (Ruan Pablo/DP)
“A nossa alegria de hoje é o coroamento de alguns encontros e visitas ao nosso campus daquele que será o mais recente Doutor Honoris Causa da Unicap”, discursou Padre Pedro Rubens. “A razão maior dessa concessão do referido título é da ordem de um sentimento: temos sede, muitas sedes.” Essa é uma referência ao livro de autoria de Dom Tolentino, “O Elogio da Sede”. “Em cada uma das 6 Escolas da Unicap, temos um conjunto de sonhos e desejos como diversos tipos de sede do corpo universitário e da nossa comunidade acadêmica”. 
 
Baseado no livro do autor latino, Pablo Neruda, nomeado “El libro de las preguntas”, o imortal da Academia Brasileira de Letras, José Paulo Cavalcanti Filho, escolheu 20 palavras para definir seu amigo de longa data e parceiro em diversos momentos da vida. Entre as palavras: eternidade e morte. “O sentimento de eternidade não consiste numa direção contínua de um tempo ininterrupto e sim do sentimento de que a vida é atravessada por alguma coisa, por uma alegria que emerge da pura e simples sensação de estarmos vivos. Em relação à morte, eu chego a tremer. Na sociedade da imagem, a morte torna-se sempre mais invisível e anônima. A única descrição que se consente é do boletim clínico, que diz tudo e não diz nada daquilo que a morte é. É uma lição de que um dia nós vamos embora”.
 
Ruan Pablo/DP (Durante seu discurso de agradecimento, Dom Tolentino expressou seu sentimento de gratidão ao título Doutor Honoris Causa)
Ruan Pablo/DP (Durante seu discurso de agradecimento, Dom Tolentino expressou seu sentimento de gratidão ao título Doutor Honoris Causa)
Dom Tolentino recebeu o título com a entrega das vestes talares (uma espécie de capa chamada samarra e o capelo, um tipo de chapéu), de uso característico de acadêmicos e também utilizado por portadores do título Doutor Honoris Causa, entregues pela aluna do curso de Serviço Social da Unicap, a indígena da tribo Xukuru, Adriana Xukuru, e sua amiga, a indígena da tribo Fulni-ô, Brasília Potiguara. A vestimenta, com detalhes de renda dourada, foi bordada pelas mesmas mãos que fizeram a entrega.
Em seu discurso de agradecimento, o novo Doutor Honoris Causa da Unicap mencionou diversos autores e nomes importantes do catolicismo. Foram citados: o pedagogo Paulo Freire, o escritor Fernando Pessoa, as escritoras Clarice Lispector e Cora Coralina, São Paulo (Paulo de Tarso), Dom Helder Camara e São Tomás de Aquino. Iniciando com a palavra “gratidão”, o cardeal português terminou sua fala na solenidade com “obrigado”. “O português é uma das poucas línguas em que a fórmula corrente de gratidão alude também à responsabilidade de restituir. Ao dizer ‘obrigado’ assumimos que ficamos ob-ligatus. Por isso, tendo começado o meu discurso com a palavra ‘gratidão’, sei que nenhuma outra é mais indicada para o concluir que a palavra ‘obrigado’”. 
 
Entre as personalidades que já receberam o título de Doutor Honoris Causa da Unicap estão: o autor Gilberto Freyre, dom Helder Câmara e dom Fernando Saburido, arcebispo emérito de Olinda e Recife. 
 
O evento também contou com as apresentações do grupo MPB Unicap, do Grupo de Capoeira Chapéu de Couro e do Mestre Corisco.

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Mais notícias

Acompanhe o Diario de Pernambuco no WhatsApp
Acompanhe as notícias da Xinhua