Carnaval 2024

Artistas dão vida e cores a esculturas que homenageiam Galo da Madrugada

As obras serão instaladas no percurso da 1ª Corrida do Galo da Madrugada, que acontece na próxima edição do "Viva a Guararapes", no domingo (28)

Publicado em: 22/01/2024 12:13 | Atualizado em: 22/01/2024 13:45

Artistas pintaram escultura do galo (Foto: Romulo Chico/ Esp DP Foto)
Artistas pintaram escultura do galo (Foto: Romulo Chico/ Esp DP Foto)
Para promover a diversidade e a arte, o Programa Recentro, da Prefeitura do Recife,  e o Galo da Madrugada fizeram, nesta segunda-feira (22), uma "grafitagem carnavalesca".
 
Onze artistas pintaram duas esculturas do "maior bloco de carnaval do mundo",  na Praça do Arsenal, no Centro da cidade. 
 
As obras serão instaladas no percurso da 1ª Corrida do Galo da Madrugada, que acontece na próxima edição do Viva a Guararapes, no domingo (28).
 
Após a competição, as obras serão redistribuídas em equipamentos culturais do Centro da cidade, para destacar a importância dos locais icônicos para o Carnaval do Recife. Ao todo são 12 "novos galos" que serão pintados pelos artistas. 

O projeto "Esculturas de Galo Gigante" consiste na grafitagem de esculturas gigantes, que medem três metros por três metros do bico à cauda, alusivas ao tradicional Galo da Madrugada.

As obras são grafitadas por artistas que atuam no Centro, que agrega valor de sua arte às esculturas. 
 
Segundo a chefe do Gabinete do Centro do Recife, Ana Paula Vilaça, essa iniciativa celebra o Carnaval do Recife com o símbolo do maior bloco do mundo, o Galo da Madrugada. 

"Essas esculturas são verdadeiras obras de arte a céu aberto e serão instaladas em pontos estratégicos do nosso centro histórico, um lembrete do quão importante é esse festejo para a cidade", afirmou a gestora.

Ela ainda pontua que essa ação é de extrema importância para a inclusão e diversidade.

Para o diretor de Marketing do Galo da Madrugada, Guilherme Menezes, é muito importante para todos que o símbolo maior da cultura de Pernambuco, esteja espalhado pela cidade.

‘’Um projeto que fizemos em 2018 e está sendo, agora, revitalizado, com novos artistas e que acabou transformando os locais em ambientes instagramáveis, de divulgação da nossa cidade e da nossa cultura pro resto do Brasil e do mundo’’.

Escultura homenageia o Galo da Madrugada  (Foto: Romulo Chico/ Esp DP Foto)
Escultura homenageia o Galo da Madrugada (Foto: Romulo Chico/ Esp DP Foto)
Menezes ainda ressalta que as esculturas vão ser expostas na Corrida do Galo e a expectativa está sendo um sucesso.

"Já esgotaram as inscrições. A gente está estimulando que todo mundo venha fantasiado, correr fantasiado, com roupas leves, mais fantasia, para a gente dar aquela brincadeira do carnaval".

"A cultura do Recife é muito rica e diversa, mas aí é interessante a gente observar, por exemplo, que pode trazer também a arte urbana, a grafitagem, enfim, artistas que não são necessariamente da música e da dança, mas que fazem parte dessa nossa cadeia produtiva da cultura para aproximar ainda mais a arte das pessoas", diz o secretário de Cultura do Recife, Ricardo Mello.

A grafiteira Inay Victória, 25 anos, comenta sobre a ação e como é participar dessa iniciativa.

‘’Estamos aqui para mostrar cultura, mostrando um pouco de cores, de vivências, com uma diversidade enorme de corpos e de identidades, para mostrar que o galo é plural e que está aí para contemplar e acolher todas nós. É muito chique saber que o galo vai estar ocupando também outros espaços. Que o galo realmente ocupa e habita um espacinho em cada lado da cidade, seja nas pessoas ou seja realmente nas próprias ruas, nos próprios becos e praças’’ finaliza Victória. 

Corrida 

A 1ª Corrida do Galo da Madrugada acontecerá no próximo domingo (28), com largada às 6h, e chegada no Viva Guararapes - evento cultural e esportivo realizado na Avenida Guararapes, no bairro de Santo Antônio. 

A corrida será disputada nas categorias masculina e feminina, com percursos de 5km e de 10 km.

O secretário de esportes e lazer do Recife, Rodrigo Coutinho, falou sobre a importância da corrida para o movimento cultural.

‘’A corrida do galo vem num momento extremamente importante, sobretudo porque a gente tem um carnaval para todas as classes, para todas as idades e para todos os públicos. Quando a gente apoia a corrida do galo, a gente está apoiando dentro do maior movimento cultural que a gente tem no mundo, o esporte, o exercício físico’’.

Confira os pontos onde as esculturas serão distribuídas 

Praça Sérgio Loreto;

Casa do Carnaval - Pátio de São Pedro;

Paço do Frevo - Praça do Arsenal;

Marco Zero;

Av. Rio Branco;

Praça Joaquim Nabuco;

Rua da Moeda;

Praça do Diário;

R. Nossa Senhora do Carmo;

Ponte Duarte Coelho;

Avenida Guararapes;

Cais da Alfândega

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL