Diario de Pernambuco
Busca

Saúde

Agreste ganha novo serviço de atendimento em clínica de oftalmologia para pacientes do SUS

Governo de Pernambuco anunciou credenciamento de unidade em Garanhuns. Agendamentos começam na segunda semana de janeiro

Publicado em: 05/01/2024 07:29

Exames serão feitos em paciente do SUS  (Foto: Divulgação)
Exames serão feitos em paciente do SUS (Foto: Divulgação)
Pacientes do Agreste pernambucano serão beneficiados com o credenciamento de uma  clínica especializada em oftalmologia. 

A unidade fica em Garanhuns e terá a capacidade para  a realização de procedimentos dentro do Programa Cuida PE, a partir da segunda semana de janeiro, quando começam os agendamentos.
 
Essa é uma estratégia do Governo de Pernambuco para reduzir a fila de espera por consultas, exames e cirurgias de pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). 
 
Atualmente, dentro do sistema CMCE, a fila de pacientes que aguardam por procedimentos oftalmológicos no Estado é composta por 668 pessoas. 
 
O Instituto Brasil de Saúde Policlínica LTDA  foi credenciado para realizar cirurgias do aparelho da visão de média complexidade.
 
O termo de credenciamento da empresa foi publicado no Diário Oficial do Estado (DOE).

Estrutura
 
O credenciamento permite que a clínica  realize mais de 1,7 mil procedimentos. 
Os pacientes serão direcionados por meio da Central de Marcação de Consultas e Exames (CMCE), sistema que mapeia a necessidade do paciente e a unidade que oferta atendimento com profissional especializado. 
 
Este encaminhamento será acompanhado pela 2ª e 3ª macrorregiões de Saúde para o direcionamento dos pacientes para a Oftalmo PE. Após admissão no serviço, os pacientes passarão por consultas e exames pré e pós-operatório.

Para a secretária de Saúde, Zilda Cavalcanti, além de garantir a regionalização da assistência à saúde, com esse serviço é possível levar atendimento especializado à população. 
 
"Seguindo nosso propósito de interiorização e regionalização dos serviços de saúde, esse é mais um credenciamento que garante a consulta especializada perto de casa para pernambucanos de mais de 80 municípios da região", explica.

O investimento anual será da ordem de R$ 6,8 milhões, sendo pagos de acordo com os serviços efetivamente prestados.
 
O Termo de Credenciamento com a Oftalmo PE tem vigência de um ano, podendo ser prorrogado havendo interesse das partes.

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL