Diario de Pernambuco
Busca

RETROSPECTIVA 2023

Tubarão, queda de prédio, prisão de padre e violência: veja principais fatos que 'abalaram' o estado em 2023

O Diario de Pernambuco publica nesta segunda (25) uma retrospectiva com os fatos marcantes do ano que está acabando

Publicado em: 25/12/2023 06:25 | Atualizado em: 25/12/2023 06:32

O ano de 2023 teve fatos que marcaram o pernambucano (Foto: Reprodução/DP)
O ano de 2023 teve fatos que marcaram o pernambucano (Foto: Reprodução/DP)
 
Um ano que deu o que falar. Em 2023, quem acompanhou as notícias de Pernambuco viu tragédias, se emocionou e ficou assustado com a violência.
 
Teve de tudo. E para não deixar passar em branco, o Diario de Pernambuco montou uma breve retrospectiva, destacando os dez momentos “mais marcantes” do estado. 

É um convite para uma jornada direcionada para quem quiser tomar conhecimento ou relembrar. 

Também é uma oportunidade para refletir sobre alguns fatos, compreender o passado e pensar no futuro.
 
Um ano que começou com um incêndio com morte de crianças, teve a prisão de um padre famoso e acabou com uma marca triste, a da violência policial. 

Sem falar em ataques de tubarão, troca de comando na Arquidiocese de Olinda e Recife, assassinato de Juiz de Direito e um acidente no Mirabilândia. 

Embarque nessa viagem. 

01 - Ataques de tubarão
Este ano três pessoas foram atacadas no litoral pernambucano (Foto: Arquivo/DP)
Este ano três pessoas foram atacadas no litoral pernambucano (Foto: Arquivo/DP)

Os meses de Fevereiro e Março deste ano ficaram marcados por ataques de tubarão.

O primeiro  aconteceu no dia 20 de fevereiro na praia de Del Chifre, em Olinda. 

No Carnaval, André Luiz Gomes da Silva, de 32 anos, ficou ferido quando estava surfando sozinho.

Ele foi atacado na altura da panturrilha da perna esquerda e foi resgatado pela população que estava no local. 

Na manhã do dia 5 de Março, o segundo caso aconteceu, um domingo de sol. Por volta das 11h20, próximo a Igrejinha de Piedade.

O estudante Claudemir Gleybson Ferreira Herculano, de 14 anos, foi socorrido por uma equipe do Samu com ferimentos na perna. Depois de ficar internado no HR, ele teve alta. 

No dia seguinte, menos de 24 horas do ataque com Claudemir, uma adolescente de 15 anos também sofreu foi mordida na mesma região.

Kaylane Timóteo Freitas, de 15 anos, teve o braço arrancado na mordida, em uma área distante apenas 500 metros do acidente anterior. Ela também se recupera em casa. 

02 - Incêndio Lar Paulo de Tarso
Morreram quatro pessoas no incêndio,  três crianças e uma cuidadora de 62 anos (Foto: Rômulo Chico/DP)
Morreram quatro pessoas no incêndio, três crianças e uma cuidadora de 62 anos (Foto: Rômulo Chico/DP)

Na madrugada do dia 14 de abril, um incêndio chocante provocou a morte de três crianças e a cuidadora identificada como Margareth da Silva, de 62 anos.

A tragédia aconteceu no dia 14, por volta das 4h20, no Instituto de Caridade Paulo de Tarso, localizado no IPSEP.

O incêndio também deixou outras 17 crianças feridas. 

Após uma perícia realizada pelo instituto de criminalística, um curto circuito no ventilador provocou o incêndio. O lar foi totalmente reformado e já está em funcionamento no mesmo local. 

03 - Padre Airton
 Padre Airton Freire, criador e líder de um dos principais movimentos sociais do estado, a Fundação Terra, foi preso (Foto: Divulgação)
Padre Airton Freire, criador e líder de um dos principais movimentos sociais do estado, a Fundação Terra, foi preso (Foto: Divulgação)

No mês de Maio, uma notícia chocou a comunidade católica de Pernambuco, Padre Airton Freire, criador e líder de um dos principais movimentos sociais do estado, a Fundação Terra, foi preso.

Ele foi acusado pela personal stylist Silvia Tavares de Souza de participar de um estupro sobre o qual ela denunciou ter sido vítima, em agosto de 2022.

A denúncia de Sílvia foi feita à delegacia da Mulher do Recife, em outubro de 2022, mas o caso só se tornou público no dia 5 de maio deste ano, quando ela revelou o ocorrido.

Suspenso das atividades religiosas desde o mês de maio por suspeita de envolvimento em crime de estupro, o padre Airton Freire, de 67 anos, foi preso em Arcoverde, Sertão do estado. 

A mulher disse ainda que conheceu o religioso quando buscava ajuda espiritual para tratar uma depressão.

04 - Desabamento Conjunto Beira-Mar
egundo o Corpo de Bombeiros, 14 pessoas morreram e sete ficaram feridas (Foto: Sandy James/DP)
egundo o Corpo de Bombeiros, 14 pessoas morreram e sete ficaram feridas (Foto: Sandy James/DP)

Na manhã do dia 7 de julho, parte de um prédio de quatro andares desabou no Conjunto Beira-Mar, no Janga, em Paulista, no Grande Recife.

Os bombeiros conseguiram localizar todas as 21 vítimas do desabamento do prédio no Janga, em Paulista, no Grande Recife. Segundo o Corpo de Bombeiros, 14 pessoas morreram e sete ficaram feridas.

05 - Troca de comando na Arquidiocese
O novo arcebispo sucedeu Dom Fernando Saburido, que foi responsável pela Arquidiocese durante 14 anos (Foto: Divulgação)
O novo arcebispo sucedeu Dom Fernando Saburido, que foi responsável pela Arquidiocese durante 14 anos (Foto: Divulgação)

O Arcebispo Dom Paulo Jackson Nóbrega de Souza assumiu o comando da Arquidiocese de Olinda e Recife em 13 de agosto de 2023. 

O novo arcebispo sucedeu Dom Fernando Saburido, que foi responsável pela Arquidiocese durante 14 anos. 

A cerimônia de posse canônica do novo arcebispo de Olinda e Recife (PE) e segundo vice-presidente da Conferência dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Paulo Jackson Nóbrega de Sousa, reuniu cerca de 12 mil pessoas. 

A solenidade aconteceu às 15h, no Ginásio de Esportes Geraldo Magalhães, o Geraldão, e reuniu também os bispos e arcebispos das 17 dioceses e quatro arquidioceses que compõem o Regional Nordeste 2 da CNBB. 

06 - Sequência de mortes em Camaragibe
Ao todo, nove pessoas morreram, incluindo o suspeito, parentes dele e policiais militares. Uma grávida usada como escudo humano também foi atingida  e faleceu no hospital (Foto: Reprodução)
Ao todo, nove pessoas morreram, incluindo o suspeito, parentes dele e policiais militares. Uma grávida usada como escudo humano também foi atingida e faleceu no hospital (Foto: Reprodução)

A sequência de mortes em Pernambuco ocorreu entre 14 e 15 de setembro de 2023. Os assassinatos aconteceram em Camaragibe e em Paudalho.

A confusão começou após uma denúncia de perturbação do sossego e uma troca de tiros entre policiais e Alex Silva. 
Dois policiais militares morreram e três ficaram feridos. Além disso, seis pessoas da família de Alex foram mortas. 

Ao todo, nove pessoas morreram, incluindo o suspeito, parentes dele e policiais militares. Uma grávida usada como escudo humano também foi atingida  e faleceu no hospital.

No dia 14 de dezembro de 2023, a Polícia Civil de Pernambuco cumpriu cinco mandados de prisão e 20 de busca e apreensão domiciliar de suspeitos de envolvimento nos crimes. 

07 - Mirabilandia
O acidente aconteceu quando um dos assentos do brinquedo chamado de "Wave Swinger" se soltou (Foto: Reprodução)
O acidente aconteceu quando um dos assentos do brinquedo chamado de "Wave Swinger" se soltou (Foto: Reprodução)

Uma mulher caiu de um brinquedo no parque de diversões Mirabilândia, em Olinda, no Grande Recife, no dia 22/09, e ficou gravemente ferida.
 
O acidente aconteceu quando um dos assentos do brinquedo chamado de "Wave Swinger" se soltou.  Essa atração gira no alto, de forma inclinada, em grande rotação.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) informou que a mulher foi assistida pelos socorristas "com quadro de traumatismo cranioencefálico (TCE) grave" e levada para o Hospital da Restauração (HR), no Derby, área central do Recife.

No dia 3 de outubro de 2023, a professora de inglês Dávine Muniz Cordeiro, de 34 anos, foi transferida para um hospital particular, no Recife. 

A vítima do acidente no Mirabilândia, Dávine Muniz Cordeiro, de 34 anos, continua em estado grave. Ela está internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital São Marcos, no bairro Paissandu, área central do Recife, desde o dia 3 de outubro. 

08 - Mortes de ídolos do brega
O cantor MC Biel Xcamoso, morreu após o carro que dirigia bater na fachada de um prédio no Recife na madrugada do dia 14/04 (Foto: Reprodução)
O cantor MC Biel Xcamoso, morreu após o carro que dirigia bater na fachada de um prédio no Recife na madrugada do dia 14/04 (Foto: Reprodução)

O cantor MC Biel Xcamoso, morreu após o carro que dirigia bater na fachada de um prédio no Recife na madrugada da segunda-feira (10/04), de acordo com informações, ele tinha ingerido bebida alcoólica antes do acidente. 

O acidente ocorreu na entrada do Edifício Maria Leopoldina, na esquina da Avenida Boa Viagem com a Rua Coronel Benedito Chaves, no bairro de Boa Viagem, na Zona Sul do Recife 

Um produtor de brega funk de 43 anos foi assassinado a tiros na manhã do domingo (22/10), na orla de Bairro Novo, em Olinda. 

De acordo com testemunhas, ele estava saindo da praia quando um criminoso desceu de um carro e disparou vários tiros. A vítima foi José Otávio de Queiroga Maciel Júnior, conhecido como Mano Queiroga.

09 - Latrocínio do Juiz Paulo Torres
O magistrado morreu após ser atingido por um tiro disparado por um dos suspeitos (Foto: Reprodução)
O magistrado morreu após ser atingido por um tiro disparado por um dos suspeitos (Foto: Reprodução)

No dia 19 de outubro, o Juiz de direito Paulo Torres foi assassinado numa tentativa de assalto quando voltava para casa após sair para praticar exercícios.

O magistrado morreu após ser atingido por um tiro disparado por um dos suspeitos. 
 
O crime aconteceu na Rua Maria Digna Gameiro, no bairro de Candeias, em Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana do Recife (RMR). 

O local fica a 300 metros onde ele morava com a esposa e filhos.
 
10 - PMs no Detran
Os seis PMs que participaram da ação tiveram prisão preventiva decretada pela Justiça e são os que invadiram a casa em que dois homens foram mortos (Foto: Reprodução)
Os seis PMs que participaram da ação tiveram prisão preventiva decretada pela Justiça e são os que invadiram a casa em que dois homens foram mortos (Foto: Reprodução)

No dia 20/11, equipes do Bope entraram em uma casa na comunidade e dois homens foram mortos a tiros. 
 
As vítimas foram identificadas como Rhaldney Fernandes da Silva Caluete, de 31 anos e Bruno Henrique Vicente da Silva, de 28 anos.

Os seis PMs que participaram da ação tiveram prisão preventiva decretada pela Justiça e são os que invadiram a casa em que dois homens foram mortos, durante uma operação do Bope, na Comunidade do Detran, na Iputinga, na Zona Oeste do Recife. 

Essa é a afirmação do Ministério Público de Pernambuco (MPPE), que remeteu ao Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) o pedido de conversão de prisão em flagrante para preventiva dos policiais envolvidos no caso.

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL