Diario de Pernambuco
Busca

CONCILIAÇÃO

TJPE inaugura Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania na comarca de Igarassu

A unidade, que é a 27ª instalada no estado, vai funcionar no Fórum Dom Pedro II

Publicado em: 01/12/2023 10:55

A unidade, que é a 27ª instalada no estado, vai funcionar no Fórum Dom Pedro II, localizado na Avenida Vinte e Sete de Setembro, bairro Saramandaia (Foto: Ivanildo Pedro/Secom Igarassu)
A unidade, que é a 27ª instalada no estado, vai funcionar no Fórum Dom Pedro II, localizado na Avenida Vinte e Sete de Setembro, bairro Saramandaia (Foto: Ivanildo Pedro/Secom Igarassu)
Foi inaugurado nesta quinta-feira (30/11), o Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) na comarca de Igarassu, Região Metropolitana do Recife.

A unidade, que é a 27ª instalada no estado, vai funcionar no Fórum Dom Pedro II, localizado na Avenida Vinte e Sete de Setembro Prefeito Jurandir Bezerra, bairro Saramandaia.

Durante a solenidade, o presidente do TJPE, desembargador Luiz Carlos Figueirêdo, saudou os participantes com uma mensagem por vídeo.

“São 27 unidades instaladas no estado de Pernambuco e outras virão. Mais Casas de Justiça e Cidadania e outras tantas frentes. O que se vê hoje é a Semana Nacional de Conciliação concluída com números pra lá de alvissareiros e resultados maravilhosos, de acordo com as audiências realizadas, pelo menos de distensionamento de climas. E é esse trabalho maravilhoso que as equipes dos Cejusc’s do Tribunal de Justiça vêm fazendo no estado inteiro e agora instalando no próprio fórum da comarca de Igarassu”, parabenizou.

Visitando as novas instalações, o coordenador do Nupemec, desembargador Erik Simões, falou da importância de mais uma unidade. 

“Estamos dando um passo forte e elevado. A instalação desse Cejusc será uma porta aberta para a população que, ao invés de entrar com uma ação na Justiça, já poderá resolver seu conflito de uma forma amigável e pacífica. E o nosso grande objetivo é pacificar a sociedade. Além disso, os processos também poderão ser encaminhados para que sejam realizadas tentativas de conciliação. Para mim é uma alegria estar inaugurando hoje esse Cejusc em Igarassu”, destacou o magistrado.

O Cejusc de Igarassu será coordenado pelo juiz Marco Aurélio Mendonça de Araújo. Em seu pronunciamento, ele ressaltou o diálogo como prática fundamental na solução dos litígios.

“É do conhecimento de todos que o TJPE, observando seu dever constitucional, vem tomando providências rápidas e efetivas, aparelhando o Nupemec para atender melhor a natural e crescente demanda de todo o sistema. A instalação desse Cejusc é mais um benefício social jurídico de fundamental importância para a comarca de Igarassu. A prática do Cejusc é a do diálogo, intermediada por agentes capacitados, coisa que o Nupemec tem feito com maestria”, disse.

Cejuscs

Os Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania atuam como órgãos auxiliares das unidades jurisdicionais de 1º e 2º graus do Poder Judiciário do Estado de Pernambuco.

São unidades que atuam na realização de sessões de mediação e conciliação, seja de processos judicializados no TJPE, seja nos casos pré-processuais, em que ainda não há processo judicial.

Assim também, são atividades dos Cejuscs a realização de ações de cidadania que aproximem o Judiciário da sociedade.

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL