Diario de Pernambuco
Busca

Administração pública

Saúde do Recife ganha reforço com nomeação de 357 concursados

São médicos, enfermeiros, cirurgiões-dentistas, técnicos de enfermagem e auxiliares de saúde bucal

Publicado em: 14/12/2023 12:28

Profisionais de saúde vão reforçar ações da prefeitura do Recife  (Foto: Agência Freepik)
Profisionais de saúde vão reforçar ações da prefeitura do Recife (Foto: Agência Freepik)
Para aumentar a quantidade de profissionais nas equipes de Saúde da Família, a Prefeitura  do Recife anunciou, nesta quinta-feira (14), a nomeação de 357 concursados para a área da Saúde.

São médicos, enfermeiros, cirurgiões-dentistas, técnicos de enfermagem e auxiliares de saúde bucal.

Segundo a prefeitura, já são mais de 2,5 mil profissionais de saúde aprovados em concursos contratados para atuar em unidades da capital, desde  2021. 

Com isso, a gestão avança com o projeto de expansão da Atenção Básica. 

A portaria com as nomeações será publicada ainda hoje em edição extra do Diário Oficial do Município.

Ainda de acordo com a gestão, os nomeados tomam posse em 20 dias e, posteriormente, têm prazo de mais 15 dias para o efetivo exercício em seus postos de trabalho, distribuídos nos oito Distritos Sanitários do Recife.

Durante assinatura da portaria, o prefeito João Campos (PSB) enfatizou a importância do reforço na saúde.

‘’Com esse ato aqui assinado, a gente chega a 2.500 novos profissionais nomeados e vamos poder chegar, em um período de menos de 12 meses, a 73% de cobertura da Atenção Básica, aumentando em 10% o alcance da estratégia e, lógico, já com perspectiva de novos crescimentos’’. 

A secretária de Saúde do Recife, Luciana Albuquerque, complementa com dados da cobertura da saúde da família deste ano e expectativas para 2024. 

‘’Estamos priorizando, neste momento, a Atenção Básica, porque ela é a principal porta de entrada e o eixo ordenador do Sistema Único de Saúde. Já saímos, em 2023, de 59% para 63% do território do Recife com cobertura de saúde da família. Com esses novos profissionais, chegaremos, já no início de 2024, a 73% de cobertura. Em um ano, projetamos dar acesso a qualquer recifense da capital que precise de um serviço da Atenção Básica. Lembramos ainda que, somado a isso, implantamos um novo modelo de gestão, com contratações de gestores para a rede de saúde, e também  as gratificações por desempenho, visando uma melhor qualidade do nosso cuidado’’, finalizou.

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL