Diario de Pernambuco
Busca

Arte urbana

Recife genha megapainel para homenagear Mestra Aurinha do Coco

A pintura cobre um espaço de 13 andares do prédio, tem 337 metros quadrados e fica na Avenida Conde da Boa Vista, nº 569, no bairro da Boa Vista

Publicado em: 18/12/2023 13:56 | Atualizado em: 18/12/2023 18:12

Artistas fizeram megapainel para homenagear Aurinha do Coco  (Foto: Prefeitura do Recife/Divulgação )
Artistas fizeram megapainel para homenagear Aurinha do Coco (Foto: Prefeitura do Recife/Divulgação )

O Recife ganhou um megamural para homenagear a Mestra Aurinha do Coco.

 

Promovida pela prefeitura, a pintura foi feita na lateral do edifício em um dos cruzamentos mais movimentados da capital.

 

Na arte urbana Aurinha do Coco, falecida em 2021, é reverenciada pela artista Ianah.

 

A ideia é reconhecê-la como patrimônio da cultura pernambucana e de deixar sua imagem prolongada na memória.

 

A pintura cobre um espaço de 13 andares do prédio, tem 337 metros quadrados e fica na Avenida Conde da Boa Vista, nº 569, no bairro da Boa Vista.

 

“Assim como muitos mestres e mestras, a Aurinha do Coco não foi reconhecida em vida, como patrimônio pernambucano, mas ela continua sendo uma das principais referências e guardiã do Coco de Roda em Pernambuco, além de ser um pessoa responsável por manter a memória de um grupo ou comunidade e difundir tradições”, conta Ianah.

 

A artista explica também sobre o processo de construção da imagem pintada. A obra foio feita geotinta, composta por diferentes tonalidades de barro, que foram coletados em vários locais da Região Metropolitana do Recife, tais como Camaragibe, Olinda e Paulista.

 

A obra foi inspirada pelo tema 'Recife Cidade da Música', título recebido pela Unesco, e resulta do edital de credenciamento para realização de intervenções artísticas em empenas cegas, da Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria Executiva de Inovação Urbana.

 

"A satisfação com o resultado deste novo megamural é imensa, especialmente pela marcante presença feminina na equipe. Ao prestigiarmos Aurinha, ícone do coco pernambucano, celebramos também a força da mulher em nossa cultura local. E temos uma ótima notícia: até o final do ano, teremos outro grandioso mural em homenagem a Reginaldo Rossi", revela a secretária executiva de Inovação Urbana, Flaviana Gomes.

 

Inahah é artista visual e técnica em agroecologia. Ela usa a técnica conhecida como “geotinta”, que mistura pigmentos minerais e naturais para usar em obras de arte e causar o mínimo de impacto ambiental, método estudado por ela desde 2017.

 

Megamurais

 

Ao todo foram classificados 24 projetos que retratam através da arte o tema “Recife Cidade da Música”, em que cinco deles estão concluídos e um está em andamento.

 

A contratação para execução dos megamurais se dá em conformidade com a ordem classificatória dos aprovados estabelecida por meio de pontuação e depende da viabilidade técnica e liberação das empenas, bem como da disponibilidade orçamentária durante o tempo da vigência do edital.

 

O valor pago pelos serviços prestados é de R$ 75 mil, correspondente ao tamanho padrão da empena de 200 metros quadrados a 400 metros quadrados.

 

Fica sob a responsabilidade do proponente credenciado a totalidade dos custos referentes ao planejamento e a execução das intervenções artísticas em empenas cegas (fachadas sem aberturas) de edifícios de visibilidade pública no Recife. 

Tags: megapainel | recife | arte | urbana | aurinha | do | coco |

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL