Diario de Pernambuco
Busca

FISCALIZAÇÃO

PRF inicia Operação Ano Novo em Pernambuco

Mistura de álcool e direção está no foco das fiscalizações

Publicado em: 28/12/2023 16:23

Expectativa é de que o trânsito fique intenso na BR-232 e BR-101, no sentido litoral (Foto: Divulgação/PRF)
Expectativa é de que o trânsito fique intenso na BR-232 e BR-101, no sentido litoral (Foto: Divulgação/PRF)
Para conscientizar e fiscalizar infrações nas estradas, a Polícia Rodoviária Federal iniciará a Operação Ano Novo em Pernambuco a partir da meia-noite desta sexta-feira (29).

A expectativa é que o trânsito deva ficar intenso na BR-232 e BR-101, no sentido litoral. Devido às situações festivas que potencialmente levam ao consumo de bebidas alcoólicas e outros produtos com capacidade de provocar alterações da capacidade psicomotora, a fiscalização de trânsito e as medidas no sentido de preservar a segurança dos usuários nas rodovias, devem, também, ser potencializadas.

Além do foco em embriaguez ao volante, as principais ações de prevenção de sinistros englobam  controle da velocidade, fiscalização de ultrapassagens proibidas, uso do cinto de segurança, dispositivos de retenção para crianças, uso de telefone celular, entre outros. Para alcançar estatísticas mais animadoras do que as da Operação Natal, a PRF ressalta ainda a imensa importância da adoção de medidas preventivas por parte dos motoristas. 

Confira os principais itens a serem observados para uma viagem segura, segundo a PRF

  • O transporte de crianças deve ser realizado em dispositivos adequados e deve respeitar a idade e o peso de cada uma. Até 1 ano ou até 13 kg, deve ser utilizado o bebê-conforto, posicionado de costas para o motorista; de 1 a 4 anos ou peso entre 9 kg e 18 kg, deve-se utilizar a cadeirinha; de 4 a sete anos e meio, e peso entre 15 kg e 36 kg, o assento de elevação. Crianças com menos de 10 anos de idade ou que tenham menos de 1,45m, devem ser transportadas no banco traseiro com o cinto de segurança.
  • Descanse antes de viajar
  • Faça revisão no veículo
  • Verifique as condições meteorológicas no trajeto
  • Respeite as normas de trânsito e limites de velocidade
  • Não consuma bebida alcoólica antes de dirigir
  • Evite falar ao celular na direção do veículo

Em situações de emergência, as pessoas devem ligar para o número 191.

Restrições de circulação de veículos de carga no estado

A restrição se aplica a trechos de pista simples, do Km 149 ao Km 500 da BR-232, entre São Caetano e Verdejante, e abrange o trânsito de Combinações de Veículos de Carga (CVC), Combinações de Transporte de Veículos (CTV) e Combinações de Transporte de Veículos e Cargas Paletizadas (CTVP), ainda que autorizadas a circular por meio de Autorização Especial de Trânsito (AET) ou Autorização Específica (AE), com peso ou dimensões excedentes.

Dias e horários da restrição:
Sexta-feira (29) - 16h às 22h%u2028
Sábado (30) - 6h às 12h%u2028
Segunda-feira (1º) - 16h às 22h

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL