Diario de Pernambuco
Busca

Covid

Pernambuco registra aumento no número de casos de covid-19

Vacinação ainda é a melhor forma de prevenção contra doença

Publicado em: 04/12/2023 17:50 | Atualizado em: 04/12/2023 20:27

Os meses de outubro a dezembro não são considerados de alto risco para transmissão de vírus respiratórios em Pernambuco (Foto: Freepik)
Os meses de outubro a dezembro não são considerados de alto risco para transmissão de vírus respiratórios em Pernambuco (Foto: Freepik)

O número de casos de covid-19 aumentou em Pernambuco nas últimas semanas, de acordo com dados coletados pela Secretaria Estadual de Saúde. Tem-se observado a manutenção da tendência de aumento iniciada no final de outubro. 

O padrão analisado caracteriza-se tanto pelo aumento na quantidade de confirmações semanais quanto das respectivas porcentagens de positividade. A SES-PE ressalta que aproximadamente 97% dos casos se configuram como leves até o momento, para os quais, em geral, não é necessária internação.

Confira os dados coletados pela secretaria:
  • Semana 44 - 3,8% testaram positivo
  • Semana 45 - 5,2% testaram positivo
  • Semana 46 - 9,7% testaram positivo
  • Semana 47 - 14,5% testaram positivo
  • Semana 48 - 16,6% testaram positivo
Os meses de outubro a dezembro não são considerados de alto risco para transmissão de vírus respiratórios em Pernambuco. No entanto, o aumento de casos evidenciado nesse período pode ser resultado da maior intensidade de aglomeração e circulação de pessoas, bem como do relaxamento da adoção de medidas de prevenção não farmacológicas como higienização das mãos, uso de máscaras diante da presença de sintomas respiratórios, entre outras.

Mesmo sem registro de novas variantes da doença em Pernambuco, a identificação em estados vizinhos de novas subvariantes inéditas no Brasil (JN.1 e BA.2.86.1) também pode ser responsável pela elevação de casos no estado.

Vacinação

A SES-PE informa que a vacinação contra a covid-19 segue normalmente pelo terceiro ano consecutivo no estado e que o Programa Estadual de Imunização (PEI-PE) continua estimulando a vacinação nos municípios, seja por meio da ampliação da oferta de pontos ou pela extensão de horários, incluindo fins de semana.

O PEI-PE informa que o estoque da vacina está normalizado. Para receber a dose de vacina bivalente, a pessoa precisa ter acima de 18 anos com no mínimo duas doses da vacina monovalente. E para pessoas acima de 12 anos, com comorbidade, com no mínimo 2 doses da vacina monovalente para fazer o reforço com a bivalente.

Ministério da Saúde lança assistente virtual com informações sobre vacinas

O Ministério da Saúde anunciou nesta segunda-feira (4) a operação do assistente virtual que ajudará, por meio do Whatsapp, na divulgação de informações oficiais sobre vacinação. Por meio dessa ferramenta, a pasta pretende, também, fazer alertas sobre notícias falsas (fake news).

Por meio da plataforma será possível acessar diversos tipos de conteúdo, como horário de funcionamento de Unidade Básica de Saúde (UBS), bem como marcar consultas por meio do aplicativo ConecteSUS.

As interações com o chatbot são gratuitas e estão disponíveis a qualquer hora. Para acessar o novo canal, basta adicionar o número 61 99381-8399 à lista de contatos do telefone. Após adicionar o contato na agenda, será possível interagir pelo WhatsApp.

A opção voltada ao combate à desinformação foi criada com o objetivo de desmentir fake news sobre vacinas.
 
Com informações da Agência Brasil. 

Tags: saúde | covid | pernambuco | casos |

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL