CONSCIENTIZAÇÃO
Perigo nos ônibus: nova etapa da campanha 'Pegar Bigu e Surfar, nem pensar' é realizada
A ação contou com o apoio da Prefeitura de São Lourenço da Mata, Mobibrasil e Guarda Civil Municipal
Por: Diario de Pernambuco
Publicado em: 06/12/2023 13:38 | Atualizado em: 06/12/2023 13:39
Técnicos de educação e fiscalização do município entregaram panfletos e proferiram mini palestras alertando para os riscos (Foto: Paulo Maciel/Grande Recife Consórcio de Transportes) |
Por causa da prática descontrolada de “surf” e “amorcegamento” nos ônibus, em São Lourenço da Mata, no Grande Recife, o governo do Estado e o Grande Recife Consórcio de Transporte reforçam a campanha “Pegar Bigu e Surfar, nem pensar”.
Técnicos de educação e fiscalização do município entregaram panfletos e proferiram mini palestras alertando para os riscos que jovens correm com a prática de se pendurar do lado de fora ou no teto do ônibus.
O diretor-presidente do CTM, Matheus Freitas, ressalta que a prática de viajar na parte externa dos ônibus é extremamente perigosa e traz sérios riscos à vida.
“Reiteramos que o nosso foco é a segurança dos passageiros, salvar vidas e preservar o patrimônio público. Solicitamos que, todas as vezes em que a população constatar essas irregularidades, denuncie através dos nossos canais de atendimento”, disse.
Segundo a Gerente de Fiscalização do CTM, Kátia Sena, a campanha é uma forma de chegar junto aos passageiros e motoristas, conversando e orientando para que eles procurem o consórcio e denunciem essa prática.
“Estamos mapeando quais os corredores, vias e linhas onde vem acontecendo esse ato. São ações que colocam em risco os motoristas, usuários e transeuntes, e a própria vida da pessoa que está em cima ou pendurada nos ônibus. O nosso foco é salvar vidas”, declarou.
Estudos realizados pelo Consórcio destacam que domingos, feriados e dias de jogos de futebol, são os dias mais comuns para se ver diversos flagrantes do “surf” nos coletivos.
Por isso, existe uma Portaria que autoriza os motoristas a parar o veículo até que a segurança seja restabelecida.
Em caso de dúvidas, dar sugestões ou registrar reclamações, o usuário pode entrar em contato com a Central de Atendimento ao Cliente do Consórcio, das 7h às 19h, no número 0800 081 0158.
As demandas também podem ser enviadas à Ouvidoria por meio do e-mail ouvidoriapublica@granderecife.pe.gov.br ou pelos telefones 3182.5512/5518.
COMENTÁRIOS
Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Mais notícias
Mais lidas
ÚLTIMAS