Diario de Pernambuco
Busca

Vacinação

Novo público pode receber vacina bivalente contra Covid-19 no Recife; saiba qual

Procura pelo imunizante está em baixa, segundo a Secretaria de Saúde do Estado

Publicado em: 07/12/2023 22:50

No Recife, o imunizante está disponível em 170 salas de vacinação (Foto: Ikamahã/Sesau)
No Recife, o imunizante está disponível em 170 salas de vacinação (Foto: Ikamahã/Sesau)

Em meio à alta de casos de Covid-19 em Pernambuco, a Secretaria de Saúde do Recife iniciou a aplicação da dose da vacina bivalente para um novo público. Os postos de saúde da cidade já começaram a aplicar o imunizante em pessoas com mais de 60 anos e imunocomprometidos acima de 12 anos de idade. Até então, para receber a Bivalente era necessário ter mais de 18 anos, ou ser acima de 12 anos com comorbidade, e em ambos os casos já ter recebido duas doses da monovalente.
 
A secretaria segue a recomendação do Ministério da Saúde, que publicou uma nota para ressaltar as recomendações de prevenção e controle da doença, inclusive a importância de mais uma dose de reforço da vacina bivalente para pessoas acima 60 anos, ou imunocomprometidos acima de 12 anos de idade. 

No Recife, o imunizante está disponível em 170 salas de vacinação, de segunda a sexta, e em cinco centros de vacinação, de domingo a domingo. Não há necessidade de agendamento e a listagem completa pode ser conferida aqui: https://minhavacina.recife.pe.gov.br/

“É necessário fazer este chamamento da população para este novo esquema vacinal mínimo, devido à atual situação epidemiológica no país. Todos acima de 60 anos, ou mais de 12 anos com comorbidade, devem tomar mais uma dose de reforço da Covid Bivalente, desde que já tenham tomando as duas da monovalente, sendo a última há mais de seis meses”, salienta a coordenadora de Imunização do Recife, Nádia Carneiro. 
 
Quem pode receber a vacina

Todos os recifenses maiores de seis meses de idade podem tomar a vacina para covid-19 (modalidade monovalente), sem necessidade de agendamento. Basta apresentar o CPF e o Cartão SUS para as atualizações necessárias. Menores de 18 anos devem ir acompanhados pelos responsáveis, devidamente identificados.

Confira como fica o esquema vacinal mínimo para Covid-19:
  • Pessoas acima de 12 anos imunocomprometidos
Duas doses de vacinas monovalentes + uma dose da vacina Bivalente (com intervalo de 4 meses da última dose) segunda dose da vacina Bivalente (com intervalo de 6 meses da última dose)
  • Pessoas acima de 60 anos
Duas doses de vacinas monovalentes uma dose da vacina Bivalente (com intervalo de 4 meses da última dose) segunda dose da vacina Bivalente (com intervalo de 6 meses da última dose)
  • Pessoas acima de 18 anos
Duas doses de vacinas monovalentes uma dose da vacina Bivalente (com intervalo de 4 meses da última dose)

Casos de Covid em Pernambuco aumentaram em 800%
A vacina bivalente é capaz de proteger o corpo contra as duas primeiras variantes do vírus, contra a ômicron e suas subvariantes (Foto: SES/Divulgação)
A vacina bivalente é capaz de proteger o corpo contra as duas primeiras variantes do vírus, contra a ômicron e suas subvariantes (Foto: SES/Divulgação)

O número de casos de Covid-19 em Pernambuco teve um aumento de quase 800% no mês de novembro, segundo dados coletados pela Secretaria de Saúde do Estado (SES). Os registros ainda mostram que o número de pessoas que testaram positivo para o vírus subiu de 89 para 776 entre a última semana de outubro e os primeiros dias de dezembro.

Apesar do aumento significativo nos números de infecção pelo novo coronavírus, há uma baixa procura da população pernambucana pela vacina bivalente. Apenas 12,6% das pessoas maiores de 18 anos tomaram o imunizante desde que ele foi disponibilizado no estado.

A vacina bivalente é capaz de proteger o corpo contra as duas primeiras variantes do vírus, contra a ômicron e suas subvariantes.

Tags: recife | covid | vacina |

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL