Diario de Pernambuco
Busca

Prevenção

Dezembro Vermelho: municípios do Grande Recife promovem atividades de conscientização

Recife, Jaboatão e Paulista realizam ações gratuitas ao longo do mês

Publicado em: 05/12/2023 10:53

Os pontos disponibilizarão testagens, momentos de conscientização e desmistificação acerca do HIV, a fim de combater a discriminação e a desinformação. (Foto: Chico Bezerra/PJG)
Os pontos disponibilizarão testagens, momentos de conscientização e desmistificação acerca do HIV, a fim de combater a discriminação e a desinformação. (Foto: Chico Bezerra/PJG)
 
Para reforçar ainda mais a importância do Dezembro Vermelho, na conscientização e no combate ao vírus do HIV/AIDS, municípios do Grande Recife promovem ações gratuitas voltadas à comunidade.

Os pontos disponibilizarão testagens, momentos de conscientização e desmistificação acerca do HIV, a fim de combater a discriminação e a desinformação; além de reforçar a prática de relações sexuais de forma segura.
Municípios do Grande Recife promovem ações gratuitas voltadas à comunidade. (Foto: Divulgação / Prefeitura do Paulista)
Municípios do Grande Recife promovem ações gratuitas voltadas à comunidade. (Foto: Divulgação / Prefeitura do Paulista)

O vírus do HIV (Vírus da Imunodeficiência Humana, traduzido do inglês) é uma infecção sexualmente transmissível, adquirido também por meio de contato com outros tipos de secreções, que se não for tratado de forma adequada e precoce, pode levar a Síndrome da Imunodeficiência Humana, a Aids, que é sua forma mais grave.

Confira as programações para este mês:

Recife
  
Nos dias 5 e 6, das 18h às 23h, será na USF Morro da Conceição, em Casa Amarela.

No dia 6, será voltado para adolescentes e jovens em situação de rua de Santo Amaro, na Rua do Príncipe, 526, às 14h.

No dia 13, das 17h às 20h30, será na Academia da Cidade do Coque.

No dia 16, na USF Sítio São Braz, em Dois Irmãos, para todos os recifenses, às 9h, e na Praça do Pilar, no bairro do Recife, das 8h às 12h, para a população em situação de rua.

Já o ‘‘PrePara a Prevenção!’’, voltado para quem tem indicação de profilaxia PreP, ocorrerá no dia 2/12, no Serviço de Atenção Especializada (SAE) da Policlínica Lessa de Andrade (Madalena).

No dia 16/12 no SAE Gouveia de Barros (Boa Vista) e na Upinha da Várzea, todos a partir das 8h.

Completando a programação, a Sesau irá realizar programas para combater a discriminação contra pessoas soropositivas.

No dia 1/12, acontecerá um ato público para visibilidade no enfrentamento ao HIV na Praça do Diário, centro da cidade, às 16h.

No dia 13/12, na Universidade Católica de Pernambuco, na Boa Vista, às 8h, haverá o workshop Prevenção Combinada às IST, HIV/Aids: Preconceito e Estigma não Combina com Cuidado, tendo como público-alvo os profissionais de saúde da rede municipal.
 
Jaboatão

Haverá testagens rápidas em pontos estratégicos, a exemplo da UNIFG, em Piedade, e no Jaboatão Centro, além de distribuição de preservativos entre a população.

Na parte da Assistência Social, será realizada uma palestra nesta quarta-feira (6), a respeito das formas de prevenção contra as doenças sexualmente transmissíveis, a partir das 14h, na Casa da Cultura, no Jaboatão Centro. 

No dia seguinte, haverá uma campanha chamando atenção para o combate ao vírus HIV, na Unidade de Saúde da Família (USF) no Jardim do Náutico, em Cajueiro Seco, a partir das 9h. 

E no próximo dia 15, na Unidade Básica de Saúde Frei Damião, em Santo Aleixo, haverá uma palestra sobre o tema, a partir das 9h.

Paulista

Tem sequência nesta, terça-feira (05), a programação do Dezembro Vermelho da Secretaria de Saúde do Paulista. 

Às 14h30, as equipes do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) e do Serviço de Atendimento Especializado (SAE) irão promover uma roda de conversa sobre Aids, no Clube das Mães Nossa Senhora de Fátima. A instituição fica na Avenida A, n.3, Maranguape 2. O cronograma é feito de forma descentralizada.

Na quinta-feira (07), às 9h, haverá a oferta de serviços de saúde da mulher com HIV e saúde da mulher sem o vírus. O trabalho ocorrerá no Serviço de Atendimento Especializado (SAE), na Rua 20, n. 286, Maranguape 1.

No próximo dia 15, das 9h às 16h, a unidade do Centro de Testagem e Acolhimento (CTA) Itinerante vai estar, em Paratibe, por trás da fábrica da Zummi. A ação contará com a parceria de profissionais da USF Sebastião do Amaral.

Já no dia 22, também de dezembro, o CTA Itinerante ofertará testagem rápida e orientações. A unidade móvel ficará estacionada, das 9h às 12h, na Rua Siqueira Campos, na área central da cidade.

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL