Diario de Pernambuco
Busca

Decoração

Iluminação natalina embeleza as ruas do Grande Recife

Cidades como Recife, Olinda e Jaboatão dos Guararapes já montaram decorações pelas ruas e centros comerciais

Publicado em: 11/12/2023 05:40 | Atualizado em: 11/12/2023 05:36

Quem anda pelos bairros e ruas da Região Metropolitana do Recife (RMR), contempla decorações que vão desde presépios a árvores gigantes. (Foto:Romulo Chico/Foto DP)
Quem anda pelos bairros e ruas da Região Metropolitana do Recife (RMR), contempla decorações que vão desde presépios a árvores gigantes. (Foto:Romulo Chico/Foto DP)
 
Dezembro é a época mais iluminada do ano, uma vez que as cidades começam a implantar as ornamentações natalinas, que além de encantar as pessoas que utilizam do trajeto, também atrai visitantes.

Quem anda pelos bairros e ruas da Região Metropolitana do Recife (RMR), contempla decorações que vão desde presépios simbolizando o nascimento do menino Jesus, árvores, luzes, locais em que são inseridos bonecos do Papai Noel, neve artificial e até renas.

Confira algumas das atrações que encantam locais da RMR: 

Recife

Árvore gigante pode ser vista de longe. (Foto: Romulo Chico/Foto DP)
Árvore gigante pode ser vista de longe. (Foto: Romulo Chico/Foto DP)
A prefeitura do Recife levantou árvore natalina de 40 metros no meio da Avenida Agamenon Magalhães; No trecho compreendido entre a Caixa Econômica e o Hospital Português, a avenida ganhou ainda elementos coloridos e luminosos, sobre o canal, nas árvores e postes.

Em Boa Viagem, a decoração se espalha pelos três jardins, com elementos de chão, cordões e arcos luminosos, estrelas, bolas e pendentes, além de grandes estruturas vazadas, como anjos e bolas de Natal, para a população interagir com os elementos.

Na Avenida Rio Branco, a magia natalina tem uma vila cenográfica com 13 casas, cobertas por um céu estrelado por cordões luminosos, com fachadas coloridas pelo verde e vermelho natalino. A via ganhou ainda túnel luminoso em formato de árvore natalina, além do presépio e palco para apresentações, que ficará na base da árvore de Natal, no final da rua, perto do Marco Zero.

No meio da via, quem vai dar expediente é o Bom Velhinho, que receberá, instalado em sua Casa de Natal, os pequenos recifenses para fotos e votos natalinos, sentado aos pés de uma segunda árvore, que será montada na altura da esquina com a Rua do Apolo.

Com árvores natalinas ainda no Segundo Jardim, no Parque da Macaxeira, no Dona Lindu e no Parque das Graças, que ganhou decoração completa, com elementos de chão interativos, além de túnel iluminado e presépio.

Jaboatão dos Guararapes
 
Segundo a prefeitura da cidade, foram empregados mais de 1.500 componentes luminotécnicos. (Fotos: Chico Bezerra/PMJG)
Segundo a prefeitura da cidade, foram empregados mais de 1.500 componentes luminotécnicos. (Fotos: Chico Bezerra/PMJG)
 
A cidade de Jaboatão dos Guararapes tem iluminação especial em 24 polos distribuídos pelas sete regionais, em praças, parques, orla, corredores viários, prédios públicos, monumentos históricos e igrejas. 

Segundo a prefeitura da cidade, foram empregados mais de 1.500 componentes luminotécnicos (cordões e mangueiras LED, peças de poste, estruturas e letreiros iluminados, refletores, lâmpadas estroboscópicas e pingentes.

Entre as atrações há o túnel com iluminação dinâmica e sonorização, na praça do Rosário e o castelo gigante do Parque da Cidade, além da árvore gigante anunciando o ano que se aproxima também como parte da iluminação, bem como a árvore ecológica, feita com garrafas PET. 

O Parque da Cidade, que fica em Prazeres, na Estrada da Batalha, recebe os visitantes com uma iluminação composta por 40 elementos, com árvores e castelos gigantes, caixa de presente instagramável, Vila do Papai Noel, Casa da rena e neve artificial.

Cantatas de Natal, vão acontecer nos seguintes locais: Praça do Coreto, no Jaboatão Centro (15/12) e Rua da Árvore, Candeias (18/12). Todas as apresentações começam a partir das 18h30.

Segundo a Prefeitura do Jaboatão, no dia 21 de dezembro, a partir das 18h30, haverá apresentação teatral, grupos de dança e canto. No dia seguinte, será realizada uma missa campal de Natal, no local, a partir das 19h, com a participação de oito paróquias e um show católico. No dia 23 de dezembro, haverá várias atrações artísticas, nesse polo, a partir das 19h.

Olinda

A cidade conta com iluminação na Prefeitura de Olinda, no Varadouro, na Praça do Carmo
e na entrada da cidade.

Shopping Patteo Olinda em 2023, o tema natalino é “Um Natal de Presentes”.  
 
Com destaques para sua decoração na Praça de Eventos do centro de compras, que tem como elemento central uma árvore de Natal gigante, com 12 metros de altura, iluminada com LED branco e decorada com laços e bolas.

Quatro caixas de presente gigantes, com três metros de altura, revestidas com veludo vermelho e laços dourados, também chamam a atenção.

Os encontros com o Noel acontecem até o dia 23 de dezembro, das 12h às 21h. Já no dia 24 de dezembro, ele atenderá das 9h às 18h.

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL