Diario de Pernambuco
Busca

Saúde

Hospital Odontológico será construído no campus Recife da UFPE

A unidade de saúde irá atender pacientes de todo o estado

Publicado em: 05/12/2023 18:10

Atuarão no atendimento 40 cirurgiões-dentistas e 18 técnicos (Foto: Freepik)
Atuarão no atendimento 40 cirurgiões-dentistas e 18 técnicos (Foto: Freepik)

Um Hospital Odontológico será construído no campus Recife da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). A decisão foi tomada pelo Conselho Universitário (Consuni) em reunião realizada no dia 27 de novembro e a informação foi divulgada pela universidade nesta segunda-feira (4).

A unidade de saúde funcionará de forma complementar, bem como o Hospital das Clínicas, e irá atender pacientes de todo o estado com auxílio da estrutura já existente nos departamentos ligados ao curso de Odontologia, no Campus Recife. O investimento nas obras de adequação dos espaços será de, aproximadamente, R$ 3,5 milhões.

“As instalações das principais clínicas-escola passarão por readequação, com reforma da estrutura física e aquisição de novos consultórios odontológicos e equipamentos”, afirma a professora Daniela Feitosa, responsável pela equipe de transição do Hospital Odontológico e vice-diretora do Centro de Ciências da Saúde (CCS) da universidade.

A construção do Hospital Odontológico visa administrar as clínicas-escola, serviços odontológicos da UFPE e suas unidades de apoio, além de disponibilizar o espaço para realização de aulas práticas para estudantes do curso de odontologia, dos projetos de pesquisa e de extensão e dos serviços prestados à comunidade externa em parceria com as redes de atenção à saúde bucal municipais e estadual.

A unidade contará com uma equipe profissional composta por 40 cirurgiões-dentistas, dos quais 30 são docentes da Universidade, e 18 técnicos. O espaço também vai promover ações voltadas para educação em saúde, exames diagnósticos clínicos, de imagem e histopatológicos. Os pacientes também terão direito a tratamentos restauradores, periodontais, endodônticos e cirúrgicos em todos os ciclos de vida, da infância à fase adulta e velhice. Ainda há a expectativa que haja oferta de tratamento protético.

Os pacientes do Hospital Odontológico da UFPE serão acolhidos e encaminhados pelo Núcleo de Acolhimento e Pronto-Atendimento (Napa). Os usuários podem entrar em contato pelo telefone (81) 2126-8830 ou pelo e-mail napa.ufpe.br@gmail.com.


Tags: odontologia | hospital | ufpe |

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL