Diario de Pernambuco
Busca

Assistência

Em menos de um ano, Banco de Alimentos do Recife arrecada 16 toneladas

Só em novembro, instituição recebeu mais de 7 toneladas de doações durante o 22º Festival do Teatro Nacional e o BSCross Championship

Publicado em: 04/12/2023 09:06

Banco de Alimentos do Recife arrecada comida para instituições  (Foto: Prefeitura do Recife/Divulgação)
Banco de Alimentos do Recife arrecada comida para instituições (Foto: Prefeitura do Recife/Divulgação)
O Banco de Alimentos do Recife arrecadou 16 toneladas de doações, em menos de um ano de funcionamento.
 
O balanço foi divulgado pela Prefeitura do  Recife. A instituição foi aberta em abril deste ano. 
 
De acordo com o levantamento, em novembro, a cidade recebeu dois eventos tiveram ingressos solidários e solicitaram a doação de comida: o 22° Festival do Teatro Nacional e o BSCross Championship. 
 
Juntos, os eventos arrecadaram mais de 7 toneladas de alimentos, que foram repassados ao banco.

De acordo com a secretária de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Políticas sobre Drogas, Ana Rita Suassuna,  31 instituições já foram beneficiadas pelo Banco de Alimentos. 

 "O Banco se tornou um símbolo do comprometimento coletivo com a solidariedade e a segurança alimentar em nossa cidade. O papel do equipamento é atuar como uma ponte crucial entre o excedente da indústria alimentícia e as mesas daqueles que mais precisam. Esta iniciativa não apenas evita o desperdício de alimentos, mas também alimenta esperanças e nutre a dignidade de muitas famílias em situação de vulnerabilidade. É muito gratificante testemunhar a arrecadação de quase 16 toneladas em menos de um ano de funcionamento. Essa conquista é fruto do apoio de todos os cidadãos que, por meio da entrada solidária nos eventos, mostraram seu compromisso com a construção de uma cidade mais justa e solidária", afirmou a secretária.

Como funciona

 
O Banco de Alimentos foi criado para arrecadar insumos da rede alimentícia.
 
Alguns produtos seriam descartados por causa do baixo da ausência de valor comercial.
 
A instituição também recebe produtos da agricultura familiar e centralizar as doações de alimentos não-perecíveis. 
 
Em seguida, repassa as doações para instituições da rede socioassistencial vinculadas aos conselhos municipais de Assistência Social ou de Segurança Alimentar e Nutricional.

No espaço, a equipe técnica da Unidade de Segurança Alimentar e Nutricional do Recife analisa a qualidade dos produtos e os entregam às entidades que, por sua vez, são responsáveis por distribuir os insumos diretamente à população, seja por meio de refeições prontas ou repasse direto dos insumos às famílias em vulnerabilidade.
 
Podem ser doados ao Banco de Alimentos insumos como frutas, verduras, hortaliças, itens de cesta básica, carnes congeladas, polpas de frutas, garrafas de água e outros.

O Banco de Alimentos funciona no Compaz Dom Helder Câmara, no bairro Ilha Joana Bezerra, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h.
 
Entidades ou pessoas físicas interessadas em fazer doações podem entrar em contato por meio do (81) 3355-8167 ou bancodealimentosrecife@gmail.com.

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL