Diario de Pernambuco
Busca

Entretenimento

Doutores da Alegria levam Auto de Natal a hospitais do Recife

Os espetáculos têm início na segunda-feira (18) e vão até o dia 21 de dezembro

Publicado em: 15/12/2023 11:27 | Atualizado em: 15/12/2023 11:57

Serão representações musicais e a história do nascimento do menino Jesus, que será contada na visão dos ''besteirologistas''. (Foto: Rogério Alves/divulgação)
Serão representações musicais e a história do nascimento do menino Jesus, que será contada na visão dos ''besteirologistas''. (Foto: Rogério Alves/divulgação)
 
Para levar brincadeiras e a cultura natalina para as crianças internadas nos hospitais do Recife, os Doutores da Alegria  realizam  uma programação especial para o mês de Natal.
São representações musicais e a história do nascimento do menino Jesus, que será contada na visão dos ‘’besteirologistas’’ como são conhecidos os palhaços.

A agenda começa segunda-feira (18) e vai até a próxima quinta-feira (21).

Os espetáculos contemplarão as cinco unidades que são visitadas durante o ano inteiro: Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (Imip), Hospital Universitário Oswaldo Cruz (HUOC) e ao Procape; no Hospital da Restauração (HR), no Barão de Lucena. 

Antes dos espetáculos, os palhaços farão um cortejo natalino pelas alas pediátricas dessas unidades de saúde. Nos dias 18, 20 e 21, os cortejos começam às 10h; no dia 19, no Oswaldo Cruz, às 9h30.

Espetáculo

No presépio dos palhaços, quem conta a história é Dr. Lui (Luciano Pontes). O nascimento é anunciado por Dra. Muskyta, estrela-guia. Dra. MonaLisa (Greyce Braga) sempre fica impressionada quando percebe que é, ela própria, Maria; Dr. Dud Grud (Eduardo Filho), José, enfrenta todos os desafios da história ao lado da mãe da criança, mas é um pouco atrapalhado. 

O anjo, Dr. Wago Ninguém (Wagner Montenegro), não pode faltar, assim como os animais: a ovelha, Dra. Baju (Juliana de Almeida), o burrinho, Dr. Marmelo (Marcelo Oliveira), a vaquinha, Dra. Nana (Ana Flávia), e o galo, interpretado pelo convidado especial, o sanfoneiro Dudu do Acordeon. Há ainda os três reis “magros”: Dr. Eu_Zébio (Fábio Caio), Dr. Micolino (Marcelino Dias) e Dr. Gonda (Tiago Gondim). A trilha sonora do espetáculo é executada ao vivo pelos próprios palhaços, e por Dudu do Acordeon.

A direção do espetáculo é de Arilson Lopes, a produção de Nice Vasconcelos, e os figurinos e adereços de cabeça são de Antônio Olivier.

Confira a programação

Auto de Natal dos Doutores da Alegria 

18/12, segunda-feira, às 10h, no Imip
19/12, terça-feira, às 9h30, no Hospital Universitário Oswaldo Cruz e no Procape
20/12, quarta-feira, às 10h, no Hospital da Restauração
21/12, quinta-feira às 10h, no Hospital Barão de Lucena

Doutores da Alegria

Doutores da Alegria é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos que introduziu a arte do palhaço no universo da saúde, intervindo junto a crianças, adolescentes e outros públicos em situação de vulnerabilidade e risco social em hospitais públicos. 

Fundada em 1991 por Wellington Nogueira, transita pelos campos da saúde, da cultura e da assistência social e reforça a cultura como um direito de todos.

Com 20 anos de atuação, completados neste ano, os Doutores da Alegria são de grande importância para os pacientes que estão internados em hospitais, levando leveza e descontração.

‘’Há 20 anos, estamos pelo menos duas vezes por semana nos hospitais do Recife. É um trabalho continuado, que acredita na transformação que o palhaço é capaz de promover no ambiente hospitalar’’, conta Arilson Lopes, coordenador artístico da unidade Recife da associação Doutores da Alegria.

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL