Diario de Pernambuco
Busca

Urbanismo

Começa a requalificação de quiosques da orla de Brasília Teimosa

Obras fazem parte da terceira etapa do Projeto Orla Parque. Além da reforma dos dez quiosques, as obras preveem a requalificação da Associação Esportiva Cultural Sereias Teimosas

Publicado em: 15/12/2023 15:21

Quiosques de Brasília Teimosa serão requalificados (Foto: Prefeitura do Recife)
Quiosques de Brasília Teimosa serão requalificados (Foto: Prefeitura do Recife)
Começou, nesta sexta (15), a terceira etapa do Projeto Orla Parque.
 
Ela teve início com a   requalificação dos dez quiosques  na Avenida Brasília Formosa, no bairro de Brasília Teimosa, na Zona Sul do Recife.

Também foi deflagrada a reforma da sede da Associação Esportiva Cultural Sereias Teimosas. 
 
Lançado pelo prefeito João Campos (PSB), em setembro, o projeto tem como objetivo requalificar toda a orla da capital pernambucana, integrando Boa Viagem e Pina à Brasília Teimosa, totalizando 11 quilômetros de extensão.
 
Nesta fase, a gestão municipal está investindo R$ 2,4 milhões. 

"Os novos quiosques de Brasília Teimosa vão ser feitos no mesmo padrão dos que a gente viu na Orla de Boa Viagem. E ainda tem uma diferença: esses aqui são maiores, pois funcionam também com uma cozinha e uma espécie de bar. E faremos o tão esperado espaço para as Sereias Teimosas, um grupo de dança para idosas, que reinvindica esse espaço já há muito tempo. Três quiosques já estão em obra, e, até o final do mês, começaremos mais dois. No início do ano que vem, iniciaremos as entregas, fazendo com que a orla do recife se consolide como a melhor do Nordeste Brasileiro", destacou o prefeito João Campos.

Prefeito João Campos fez lançamento de projeto  (Foto: Prefeitura do Recife)
Prefeito João Campos fez lançamento de projeto (Foto: Prefeitura do Recife)
As obras, coordenadas pelo Gabinete de Projetos Especiais da Prefeitura do Recife, serão divididas em duas etapas e devem ser finalizadas no primeiro semestre de 2024. 

Os novos equipamentos terão a mesma especificação dos quiosques de Boa Viagem e Pina, entregues em março deste ano. 

Cada um terá tamanho padrão de 39,8 metros quadrados de área coberta, sendo 16 metros quadrados  de área interna. O espaço é  maior do que as estruturas anteriores. 

A ideia do projeto foi realizar a transição entre o ambiente natural da praia e o construído, do calçadão até a avenida, mantendo aspectos de segurança, durabilidade, funcionalidade e acessibilidade. 

“Os quiosques terão as estruturas feitas através do sistema de lajes de concreto de alto desempenho, que garante a segurança e a durabilidade aos equipamentos e também facilita a manutenção. Outra mudança diz respeito à acessibilidade, uma vez que todos eles contarão com balcão acessível” destaca Cinthia Mello, chefe do Gabinete de Projetos Especiais. 

Além disso, os equipamentos terão forte identidade recifense, com a preservação da herança arquitetônica, da memória urbana e da cultura popular da cidade.
 
A exemplo do painel de azulejaria de tradição portuguesa, largamente utilizado na arquitetura moderna brasileira e pernambucana, que foi incorporado ao projeto com um redesenho das antigas velas e ondas das calçadas da Avenida Boa Viagem, se transformando num momento de resgate da memória urbana do Recife.

Nesta etapa, também será requalificada a sede da Associação Esportiva Cultural Sereias Teimosas, fundada em 2009 por cirandeiras, moradoras do bairro. O local tem como objetivo resgatar e fortalecer a identidade cultural local, ao mesmo tempo que incentiva o desenvolvimento do turismo na localidade.

Orla 
O Projeto Orla Parque tem como objetivo requalificar toda a orla da capital pernambucana, integrando Boa Viagem e Pina à Brasília Teimosa, totalizando 11 quilômetros de extensão, transformando-a num grande parque linear.
 
O projeto prevê a criação de centralidades, melhorias na segurança e iluminação, construção de novos banheiros, além de reforma de toda a estrutura física do calçadão e aumento da área verde.

A primeira etapa do Projeto Orla Parque foi concluída em março deste ano, quando foram entregues os últimos dos 60 quiosques de Boa Viagem completamente reformados.
 
A segunda etapa está em andamento e prevê a reforma dos dez sanitários já existentes e construção de outros 11, duplicando a quantidade de equipamentos disponíveis para uso da população ao longo de toda a extensão da orla. Dois banheiros já foram entregues em outubro.

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL