Diario de Pernambuco
Busca

COVID-19

Com alta da Covid-19, Recife tem cinco centros de vacinação abertos todos os dias da semana

Além disso, prefeitura tem 170 salas que estão em funcionamento de segunda a sexta

Publicado em: 13/12/2023 11:50 | Atualizado em: 13/12/2023 12:01

Prefeitura abriu cinco centros de vacinação abertos de domingo a domingo (Foto: Agência Freepik)
Prefeitura abriu cinco centros de vacinação abertos de domingo a domingo (Foto: Agência Freepik)
Diante do aumento dos números de casos confirmados de Covid-19 e da chegada de uma nova variante da cepa Ômicron e sublinhagens em alguns estados, o Recife reforçou a vacinação e testagem.

A prefeitura conta com 170 salas de  vacinação, que funcionam de segunda a sexta. Além disso, há cinco centros de vacinação abertos de domingo a domingo.
 
Desde que os casos começaram a aumentar em todo o Brasil, o Ministério da Saúde publicou nota técnica, reforçando as recomendações de prevenção e controle da doença.

Existe a necessidade de aplicação de mais uma dose de reforço da Covid Bivalente para pessoas acima 60 anos, ou imunocomprometidos acima de 12 anos de idade.

A Secretaria de Saúde do Recife (Sesau) vem seguindo  essas orientações e desde a quinta-feira (7), já colocou o imunizante à disposição de todo o novo grupo  prioritário. 

Serviço:

Os locais de vacinação que funcionarão de domingo a domingo serão nos principais shoppings da cidade: Tacaruna, em Santo Amaro, Riomar, no Pina,  Recife, em Boa Viagem, e Boa Vista, no Centro. 

Eles funcionam das 9h às 19h, de segunda a sábado, e aos domingos, abertura de acordo com o horário dos shopping, mas fecham às 19h.

O Centro de Saúde Ermírio de Moraes, em Casa Forte, na Zona Norte, funciona  das 8h às 8h, de segunda a sábado, e das 9h às 17h, aos domingos.

Não há necessidade de agendamento e a listagem completa pode ser conferida no site:   
Veja aqui todos os endereços das 170 salas de vacinação.
 
Alerta: 

A coordenadora de Imunização do Recife, Nádia Carneiro, afirma que a convocação da população é importante. 

“É necessário fazer este chamamento da população para este novo esquema vacinal  mínimo, devido à atual situação epidemiológica no país. Todos acima de 60 anos ou mais de 12 anos, com comorbidade, devem tomar mais  uma  dose de reforço da Covid Bivalente, desde que já tenham tomado as duas da monovalente, sendo a última há mais de seis meses”, salienta.

Até então, para receber a Bivalente era necessário ter mais de 18 anos, ou ser acima de 12  anos com comorbidade, e em ambos os casos já ter recebido duas doses da monovalente.

As  vacinas para covid-19 estão disponíveis para todas as pessoas acima de seis meses de idade (na modalidade monovalente), e continuam sendo a melhor medida de prevenção contra a doença e suas sequelas.

Todos os recifenses maiores de seis meses de idade podem tomar a vacina para covid-19 (modalidade monovalente), sem necessidade de agendamento. Basta apresentar o CPF e o Cartão SUS para as atualizações necessárias. 

Menores de 18 anos devem ir acompanhados pelos responsáveis, devidamente identificados.

Centros de Testagem: 

Os centros de testagem para Covid-19 não serão ampliados, mas a secretaria de Saúde do Recife mantém abertos, de domingo a domingo, dois locais. São eles:
 
Unidade Básica Tradicional (UBT) José Dustan (Rua Maurício de Nassau, s/n, Iputinga,  próxima ao Terminal de Ônibus de Monsenhor Fabrício), de 8h às 12h e de 13h às 17h.

E no Parque Dona Lindu, na Avenida Boa Viagem, das 8h às 12h. 

O atendimento pode ser agendado, via Conecta Recife, ou por demanda espontânea. Importante levar documento com foto e comprovante de residência na capital.

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL