Diario de Pernambuco
Busca

Covid

Casos de Covid em Pernambuco crescem quase 800% em novembro; saiba onde se vacinar

A Secretaria de Saúde do Estado informa que aproximadamente 97% dos casos se configuram como leves até o momento

Publicado em: 05/12/2023 17:20 | Atualizado em: 05/12/2023 17:40

O levantamento feito pela SES ainda mostra que a cobertura vacinal é maior que 80% somente em relação à primeira e segunda doses (Foto: Myke Sena/MS)
O levantamento feito pela SES ainda mostra que a cobertura vacinal é maior que 80% somente em relação à primeira e segunda doses (Foto: Myke Sena/MS)

O número de casos de covid-19 em Pernambuco teve um aumento de quase 800% no mês de novembro, segundo dados coletados pela Secretaria de Saúde do Estado (SES). Os registros ainda mostram que o número de pessoas que testaram positivo para o vírus subiu de 89 para 776 entre a última semana de outubro e os primeiros dias de dezembro.

A secretaria pontua que o período entre os meses de outubro e dezembro não é considerado de alto risco para transmissão de vírus respiratórios no estado, mas a alta nos casos de covid-19 de ser resultado da maior intensidade de aglomeração e circulação de pessoas, bem como do relaxamento da adoção de medidas de prevenção.

Apesar do aumento significativo nos números de infecção pelo novo coronavírus, há uma baixa procura da população pernambucana pela vacina bivalente. Apenas 12,6% das pessoas maiores de 18 anos tomaram o imunizante desde que ele foi disponibilizado no estado. A porcentagem corresponde a 1.030.051 doses aplicadas. A Secretaria de Saúde do Estado ainda ressalta que o estoque de vacinas está “normalizado”.
 
O SES identificou um aumento tanto no número de infeções pelo novo coronavírus quanto pelo número de testes. Confira os dados:
  • Semana epidemiológica 44 (29/10 a 04/11): 3,8% testaram positivo;
  • Semana epidemiológica 45 (05/11 a 11/11): 5,2% testaram positivo; 
  • Semana epidemiológica 46 (12/11 a 18/11): 9,7% testaram positivo;
  • Semana epidemiológica 47 (19/11 a 25/11): 14,5% testaram positivo;
  • Semana epidemiológica 48 (26/11 a 02/12): 16,6% testaram positivo.
A vacina bivalente é capaz de proteger o corpo contra as duas primeiras variantes do vírus, contra a ômicron e suas subvariantes. Pode tomar a dose bivalente quem recebeu, pelo menos, duas doses de vacinas monovalentes (Coronavac, Astrazeneca ou Pfizer) no esquema primário ou reforço. A dose mais recente deve ter sido tomada há quatro meses.

O levantamento feito pela SES ainda mostra que a cobertura vacinal é maior que 80% somente em relação à primeira e segunda doses do imunizante. Já os percentuais das doses de reforço são:
  • 51,33%, na primeira;
  • 52%, na segunda;
  • 34,59%, na terceira.

Onde tomar a vacina contra covid-19
Vacina ainda é a melhor alternativa para combater a covid-19 (Foto: Freepik)
Vacina ainda é a melhor alternativa para combater a covid-19 (Foto: Freepik)

As vacinas para prevenção da covid-19 podem ser encontradas em diversos pontos de aplicação da Região Metropolitana do Recife. A Prefeitura do Recife disponibiliza uma página em seu site que mostra os locais onde a população pode receber as doses das vacinas. Clique aqui para acessar.

A maioria dos pontos de vacinação no Recife não exigem agendamento, entre eles Unidades de Saúde da Família (UFS), Upinhas, policlínicas e quatro shoppings. Nos shoppings RioMar, Recife e Tacaruna, por exemplo,  os postos de vacinação estão abertos para atendimento de segunda-feira à sábado, das 9h às 19h, e aos domingos das 12h às 19h. Já o posto do shopping Boa Vista funciona de segunda-feira a sábado das 9h às 19h e aos domingos das 11h às 19h.

A Prefeitura do Recife ainda disponibiliza o site Minha Vacina, que permite o agendamento nos pontos que possuem esta demanda.

Já os pontos de vacinação de Olinda não exigem agendamento e os moradores podem receber a dose nas unidades de saúde da cidade, policlínicas, que atendem de segunda à sexta, das 8h às 16h. Os imunizantes também estão disponíveis no posto do Shopping Patteo, que funciona de segunda a sábado, das 9h às 16h

Os moradores de Jaboatão dos Guararapes contam com o site De Olho na Consulta, onde podem verificar a localização das unidades de saúde do município, que atendem de segunda à sexta, das 7h às 15h, sem necessidade de agendamento.



Tags: casos | recife | vacina | covid |

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL