Diario de Pernambuco
Busca

Cerimônia

Bombeiros de Pernambuco promovem 3ª Certificação Nacional de Cães de Busca, Resgate e Salvamento

Curso teve início no começo de dezembro e será finalizado nesta sexta-feira (15)

Publicado em: 14/12/2023 10:31

A cerimônia será às 8h, na sede do GBS, localizada no município de Abreu e Lima, Grande Recife. (Foto: Divulgação/Corpo de Bombeiros de Pernambuco)
A cerimônia será às 8h, na sede do GBS, localizada no município de Abreu e Lima, Grande Recife. (Foto: Divulgação/Corpo de Bombeiros de Pernambuco)
 
O Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco, por meio do Grupamento de Bombeiros de Salvamento (GBS), vai finalizar a 3ª Certificação Nacional de Cães de Busca, Resgate e Salvamento - Etapa Nordeste nesta sexta-feira (15).

A cerimônia será às 8h, na sede do GBS, localizada no município de Abreu e Lima, Grande Recife. Durante o evento, os binômios irão receber certificados, troféus e rosetas. 

Além dos bombeiros pernambucanos, militares dos estados do Maranhão, Ceará,  Rio Grande do Norte, Paraíba, Sergipe, Goiás, Paraná e Santa Catarina participam da iniciativa.

Para atuar em ocorrências de busca, resgate e salvamento, o binômio formado pelo militar e o cão precisa passar pela certificação. 

Treinamento

Para garantir que os cães demonstram habilidades essenciais, como olfato aguçado, resistência física e obediência, há avaliações rigorosas.

Os animais certificados, dependendo da categoria, são aptos a atuar em ocorrências que exijam pronta resposta a emergência, como desabamentos, deslizamentos, perdidos em mata, busca de cadáver.
 
1° Curso de Formação de Árbitros

Além da 3ª Certificação Nacional de Cães, o Corpo de Bombeiros também realizou o 2° curso de árbitros de busca e resgate com cães do Brasil, o que torna o estado de Pernambuco referência nacional no ramo. 

Bombeiros militares de todo o país foram capacitados para atuarem como árbitros nas provas de certificação de cães de busca, resgate e salvamento. O curso começou no início de dezembro e encerra nesta sexta (15).

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL