Diario de Pernambuco
Busca

Fiscalização

Ar-condicionados de ônibus da linha TI Pelópidas (PCR) (Parador) são fiscalizados

Altas temperaturas exigem que ônibus operem com ar-condicionado em funcionamento para evitar prejuízos à saúde dos passageiros

Publicado em: 14/12/2023 16:05 | Atualizado em: 14/12/2023 18:58

Ao todo, 19 ônibus foram inspecionados e sete receberam autos de infração (Foto: Paulo Maciel/Grande Recife)
Ao todo, 19 ônibus foram inspecionados e sete receberam autos de infração (Foto: Paulo Maciel/Grande Recife)

O funcionamento dos ar-condicionados dos ônibus da linha TI Pelópidas (PCR) (Parador) foram inspecionados pelo Grande Recife Consórcio de Transporte – CTM nesta quinta-feira (14). A ação faz parte de uma iniciativa do consórcio que visa garantir o bem estar dos passageiros durante o verão, que trouxe consigo temperaturas elevadas e que são sentidas com mais intensidades nos ônibus.

A vistoria foi feita nos veículos que passavam pelo corredor Norte-Sul da PE-15, próximo à Estação Jupirá. Ao todo, 19 ônibus foram inspecionados e sete receberam autos de infração. O consórcio exige que o transporte esteja com temperatura em até 26ºC. 

Caso os fiscais constatem alguma irregularidade, eles orientam o prosseguimento da viagem e recomendam que os passageiros deixem o ônibus para que este seja recolhido para realização de manutenção. Após sanar o problema, o equipamento volta a operar em perfeitas condições. 

Heron Feitas, gerente dos Terminais de Integração do CTM, contou que a fiscalização é realizada em duas etapas. “No primeiro momento, verificamos a temperatura interna no termostato que todos os veículos com ar-condicionado possuem. Logo após, analisamos a sensação térmica dentro dos ônibus. Estando tudo em ordem, liberamos o motorista para seguir viagem”, explicou.

Segundo Freitas, as equipes estão conversando diariamente com as operadoras e verificando in loco a situação. “As ações de fiscalização nas ruas e garagens fazem parte da rotina diária do CTM. Orientamos as empresas que, à medida que as manutenções acontecerem, imediatamente os veículos passem a circular com o ar-condicionado ligado, tornando o ambiente interno do veículo bem mais aconchegante ao passageiros”,  destacou. 

Em caso de dúvidas, dar sugestões ou registrar reclamações, o usuário pode entrar em contato com a Central de Atendimento ao Cliente do Consórcio, das 7h às 19h, no número 0800 081 0158. 

As demandas também podem ser enviadas à Ouvidoria por meio do e-mail ouvidoriapublica@granderecife.pe.gov.br ou pelos telefones 3182.5512/5518

Normas sobre ar-condicionado nos ônibus

A Lei 16.787/2019 estabeleceu metas de aumento de frota com o ar-condicionado, sendo que ''o impacto tarifário da renovação da frota (…) deverá ser previsto nas revisões tarifárias (…) como condição de eficácia das metas estabelecidas''.

Ainda segundo o consórcio, ''estudos estão em elaboração, e tão logo finalizados, serão apresentados ao  CSTM (Conselho Superior de Transporte Metropolitano)com a devida previsão de impacto na revisão tarifária, tendo condições de promover a ampliação da frota com ar-condicionado''.

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL