Diario de Pernambuco
Busca

Vestibular seriado

UPE aplica provas do SSA 3 a partir de domingo; veja detalhes

Ao todo, 13.526 candidatos se inscreveram para a terceira fase do SSA, concorrendo a 1.800 vagas de 58 cursos de graduação em 12 unidades

Publicado em: 17/11/2023 08:47 | Atualizado em: 17/11/2023 16:36

UPE realiza vestibular seriado (Foto: Arquivo/DP)
UPE realiza vestibular seriado (Foto: Arquivo/DP)
O primeiro dia de prova do Vestibular Seriado (SSA 3) da Universidade de Pernambuco (UPE) acontece no domingo (19). 

Para esta edição, 13.526 candidatos se inscreveram para a terceira fase do SSA, concorrendo a 1.800 vagas de 58 cursos de graduação em 12 unidades da UPE, distribuídas nas regiões Metropolitana do Recife, Mata Norte, Mata Sul, Agreste e Sertão. 
 
A UPE terá ainda 1.800 vagas oferecidas para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do Ministério da Educação (MEC) para 2023.
 
O candidato deverá comparecer ao local no dia e horário estabelecidos para a aplicação da prova com antecedência mínima de uma hora do horário fixado para o seu início, levando o Cartão Informativo, documento de Identidade e de caneta esferográfica na cor azul ou preta. 
 
O segundo dia de teste será em 26 de novembro (domingo).
Os testes vão começar às 8h15 e terminarão às 12h45. Os portões abrem às 7h e fecharão às 8h, não sendo permitida a entrada após esse horário. 

Testes

No primeiro domingo, haverá provas de Redação e Língua Portuguesa (12questões), Matemática (12 questões), Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol, com 10 questões) e Filosofia (8 questões).
 
No total, a parte objetiva terá 42 questões de múltipla escolha.
 
Já no segundo dia de provas, domingo (26), serão 58 questões distribuídas entre as disciplinas de Biologia, Química, Física, História, Geografia e Sociologia. Somente sociologia terá 8 questões.
 
As demais são com 10 quesitos cada.
 
A previsão para divulgação dos candidatos classificados que realizaram a terceira fase é até o dia 20 de fevereiro de 2024.
 
Na mesma data também está prevista a publicação do Edital de Matrícula.
 
Trânsito

A Prefeitura do Recife, por meio da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU), montou um esquema especial de trânsito para as provas. 

Para operação, um efetivo de agentes de trânsito foi destacado para atuar nos principais corredores viários com fiscalização e orientação de trânsito e, assim, evitar retenções, já que se espera um maior número de veículos nas ruas para realização das provas.

Além do efetivo nas vias, o monitoramento também é realizado pela equipe da Central de Operações de Trânsito (COT), que acompanha o fluxo de pessoas e veículos com o auxílio das câmeras de videomonitoramento. A CTTU ressalta que a população pode acionar os serviços do órgão através do teleatendimento, que é gratuito e funciona 24h no número 0800.081.1078.

A CTTU lembra que os condutores não devem estacionar em local proibido porque isso pode dificultar a mobilidade dos cidadãos a caminho da prova do Enem, além de colocar pedestres em risco. A fiscalização será rigorosa e o veículo flagrado sobre calçadas ou em fila dupla corre o risco de ser rebocado. Já o motorista pode receber multas entre leve, média e grave. 
Tags: vestibular | upe | seriado | provas |

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL