Diario de Pernambuco
Busca

MELHORIAS

Rede elétrica que atende o Litoral Sul passa por vistoria para a chegada do verão

Neoenergia informou que vai ampliar fornecimento na região de Tamandaré, Carneiros e Muro Alto

Publicado em: 30/11/2023 10:28 | Atualizado em: 30/11/2023 16:06

São mais de 2,3 mil clientes beneficiados com a obra, além de toda a rede comercial e hoteleira que existe na região (Foto: Agência Freepik)
São mais de 2,3 mil clientes beneficiados com a obra, além de toda a rede comercial e hoteleira que existe na região (Foto: Agência Freepik)
Ações estão sendo realizadas no litoral pernambucano para garantir a continuidade e a qualidade do fornecimento da energia elétrica durante o período do verão.

Segundo a Neoenergia, as praias de Tamandaré e de Muro Alto, que estão entre as mais procuradas do Brasil, receberão novos circuitos alimentadores, que tornam o fornecimento mais robusto para atender ao aumento da demanda das duas regiões.

Além disso, todas as subestações que atendem à faixa litorânea estão sendo vistoriadas e possíveis defeitos identificados estão sendo corrigidos imediatamente.

A rede de distribuição também passa por inspeção termográfica, que identifica os pontos quentes das conexões para que possam ser substituídas de forma preventiva, evitando assim possíveis interrupções.

O alimentador de Tamandaré já está em funcionamento. Com uma extensão de 6,14 quilômetros, foi necessária uma estrutura de 95 postes para atender ao projeto.

O circuito sai da Subestação Tamandaré e distribui a energia para os transformadores do Centro da cidade e para parte de Carneiros.

São mais de 2,3 mil clientes beneficiados com a obra, além de toda a rede comercial e hoteleira que existe na região. A potência é de 7,9 MVA.

O alimentador de Muro Alto deve ser concluído até o final do ano. Um pouco maior, o circuito terá 8,4 km de extensão, também com a potência de 6,2 MVA e 45 postes instalados.

A rede sai da Subestação Nossa Senhora do Ó e vai atender exclusivamente a área de Muro Alto, em Ipojuca. Serão 2,2 mil clientes beneficiados com a obra.

Além das obras preventivas, a Neoenergia também está montando um esquema especial para o Natal e o Réveillon no Litoral do Estado.

A distribuidora vai ampliar o número de equipes de plantão no Centro de Operações Integradas. A intenção é que, caso seja necessário, o atendimento seja rápido e assertivo.

Outro ponto que também vai contribuir com essa velocidade no atendimento é a instalação de equipamentos automatizados na rede local.

Esses religadores tornam o serviço mais rápido, pois são telecomandados e possuem ciclos de religamento, o que mantém o sistema em funcionamento para situações de faltas transitórias, como toque de galho de árvore na rede, ventania forte, objeto arremessado contra os fios.

Caso seja um problema de característica permanente e o equipamento atuar cessando o fornecimento de energia, o centro de operações poderá visualizar a ocorrência em tempo real.

Com isso, a mobilização de equipes para correção do defeito se dará de maneira mais rápida e eficiente.

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL