Diario de Pernambuco
Busca

Saúde

Recife amplia serviço de prevenção ao HIV; atividades acontecem aos sábados

É preciso ficar atento ao calendário de ações, de acordo com a prefeitura

Publicado em: 03/11/2023 09:26

Os serviços serão prestados todos os sábados, das 8h às 15h (Foto: Reprodução/Google Street View)
Os serviços serão prestados todos os sábados, das 8h às 15h (Foto: Reprodução/Google Street View)
 
Para expandir a prevenção ao HIV e o tratamento de outras doenças infecciosas, a Prefeitura do Recife amplia, a partir deste mês, o acesso a serviços de Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) contra HIV/Aids.

Segundo a Secretaria de Saúde da cidade (Sesau) os serviços serão prestados todos os sábados, das 8h às 15h.
 
As ações serão realizadas nos seguintes locais, de acordo com um calendário: 
SAE da Policlínica Lessa de Andrade, na Madalena (4/11), postos volantes da Upinha do Alto do Pascoal (11/11), na Policlínica Gouveia de Barros, na Boa Vista, (18/11), e no Centro de Saúde Bruno Maia, em Nova Descoberta, (25/11).

A ideia é descentralizar e levar o serviço para todos em situação de vulnerabilidade para o HIV e que necessite da profilaxia PrEP.
 
É o método de prevenção à Aids que consiste na tomada de comprimidos orais antes da relação sexual, para reduzir o risco de se adquirir o vírus.

Vale lembrar que a ampliação faz parte do PrEPara a Prevenção! que vai permanecer de segunda a sexta, 8h às 16h. 

Em todos os locais, o acolhimento e atendimento são realizados por uma equipe multiprofissional (enfermagem, farmacêuticos, psicólogos e assistentes sociais).

"Esta iniciativa ajuda na prevenção da doença, mas também permite o diagnóstico e o tratamento de outras infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), interrompendo a cadeia de transmissão", ressalta o coordenador do Setor de Política de IST, HIV/Aids e Hepatites Virais do Recife, Aírles Ribeiro. 

Isso porque, além dos medicamentos, os usuários têm acesso a insumos de prevenção (preservativos e gel lubrificante) e testagens rápidas. 

"Em caso de resultado positivo, são acolhidos no próprio SAE para dar seguimento ao tratamento. Se atendidos nos postos volantes, são encaminhados para uma unidade de referência", reforça.
 
Indicação PrEP

São considerados o público-alvo, homens e mulheres que frequentemente deixam de usar camisinha em suas relações sexuais (anais ou vaginais); fazem uso repetido da Profilaxia Pós-Exposição ao HIV (PeP); apresentam histórico de episódios de ISTs; possuem contextos de relações sexuais em troca de dinheiro, objetos de valor, drogas, moradia etc.

Pós-Exposição 
 
A Sesau também disponibiliza a Profilaxia Pós-Exposição (PeP) HIV, que é ofertada em casos de violência sexual, relações sexuais sem camisinha ou em caso de acidente com o uso do preservativo (rompimento ou saída) durante ato sexual, casos de acidentes com materiais perfuro cortantes ou contato direto com material biológico infectado. 

No Recife, as Policlínicas Barros Lima, em Casa Amarela, Agamenon Magalhães, em Afogados, e Arnaldo Marques, no Ibura, que funcionam 24 horas, oferecem a PeP, que deve ser iniciada preferencialmente nas primeiras duas horas após a exposição, e no máximo em até 72 horas.
Tags: recife | hiv | prevenção | saúde |

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL