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Combate ao crime

Quatro são presos durante ação em ferros-velhos por suspeita de furto de energia

Operação Tentáculos foi realizada em 23 estabelecimentos no Grande Recife

Publicado em: 09/11/2023 08:07 | Atualizado em: 09/11/2023 12:58

Roubo de fios elétricos é um problema grave no Grande Recife  (Foto: Divulgação/PCPE)
Roubo de fios elétricos é um problema grave no Grande Recife (Foto: Divulgação/PCPE)
A Polícia Civil de Pernambuco (PCPE) deflagrou uma operação para fiscalizar ferros-velhos suspeitos de furto de energia no Recife e em outros municípios da Região Metropolitana. 
 
A ação policial aconteceu na quarta (8), mas foi confirmada pela corporação na quinta (9), por meio de nota. 
 
Denominada  Tentáculos,  a operação resultou  na prisão de quatro suspeitos, após a corporação fazer um “pente fino” em 23 estabelecimentos que foram alvo das investigações. 
 
Esses suspeitos foram presos em flagrante por cometer crimes de furto de energia elétrica, receptação qualificada no exercício de atividade comercial e receptação qualificada. 

Além disso, foram apreendidos materiais com indícios de irregularidades, como fios de cobre e cabos elétricos. 

A polícia não informou nome e idade dos suspeitos nem  se eles foram encaminhados para alguma unidade prisional do estado. 

A operação contou com o efetivo de agentes da Diretoria Integrada Metropolitana (DIM) com o apoio de peritos do Instituto de Criminalística (IC), bombeiros militares, policiais militares, técnicos do Grupo Neonergia e de empresas de telefonia. 

Ligações clandestinas 

Esta semana, a  Neoenergia Pernambuco  informou que,  este ano, identificou mais de 54 mil clientes que estavam utilizando a energia de forma irregular.
 
Na maioria dos casos, esses sistemas estavam  ligados diretamente à rede de distribuição e foram regularizados.

Isso significa que foram cerca de 200 regularizações por dia. Esse trabalho só foi possível por causa das denúncias dos clientes e das mais de cem mil inspeções realizadas entre janeiro e setembro de 2023.

No total, foram 141 milhões de kWh de energia recuperada no período, o suficiente para atender cerca de 4,5 milhões de pessoas pelo período de 30 dias.

Para alcançar esses resultados, foram realizadas ações como inspeções e regularização de clientes, com o uso de soluções inovadoras, como analytics e sensores inteligentes.

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