Diario de Pernambuco
Busca

ESTRESSE

Projeto trabalha estresse do cotidiano

As atividades do grupo terão início nesta segunda-feira (20/11), tendo como abertura um encontro gratuito e seguem até o dia 13 de dezembro.

Publicado em: 19/11/2023 18:35 | Atualizado em: 19/11/2023 18:42

 (Foto: Divulgação)
Foto: Divulgação

 

As terapeutas integrativas, Carla de Paula e Camila Zilar, criaram o grupo de práticas anti-estresse, o Lab-Ex: cultivando exalações, após observarem em seus atendimentos, relatos sobre o estresse do cotidiano. A proposta de caráter terapêutico será focada numa sequência de encontros de práticas corporais envolvendo respiração, movimento, relaxamento, liberação emocional e diálogos sensíveis, para ajudar os organismos a voltar a autorregulação. 

 

A atividade terapêutica proporciona momentos de cuidado que normalmente não temos no dia a dia, sendo oferecido condições para os corpos esvaziarem tensão e estresse acumulados, recuperarem o equilíbrio mental e corporal. Também serão trabalhados mecanismos para desenvolver autopercepção e consciência interna. “Serão conduzidos exercícios que chamamos de ‘somáticos’, que dizem respeito a movimentos suaves. Faremos trabalhos com respiração, vocalização, meditação e haverá escuta acolhedora para todos”, detalhou a terapeuta integrativa, Carla de Paula.

 

De acordo com Carla, o exercício físico é bastante debatido, como a musculação, por exemplo, para a manutenção da saúde mental, mas não temos conhecimento, incentivo e serviços voltados para exercícios de liberação de tensão e estresse. “É claro que exercícios de carga e resistência são importantes para nosso sistema muscular, esquelético, para a saúde orgânica e mental. Mas, falta algo. Sabemos pouco sobre liberar tensão física, relaxar verdadeiramente, desenvolver nossa micropercepção para nos cuidar de forma mais inteligente, entendendo os sinais psicofísicos e como intervir neles. E a psicoterapia, por exemplo, normalmente não alcança esse objetivo. Ela ajuda, mas falta um trabalho mais específico para o acúmulo de estresse”, explicou. 

 

As atividades do grupo terão início nesta segunda-feira (20/11), tendo como abertura um encontro gratuito e seguem até o dia 13 de dezembro. Ao todo, serão oito encontros, que acontecerão nas segundas e quartas-feiras, das 19h30 às 21h, no Espaço Circular, na rua Samuel de Farias, 95, no bairro de Casa Forte, no Recife. O investimento para a prática terapêutica é de R$ 250,00, com  o primeiro encontro aberto e gratuito as pessoas, para que elas possam ir conhecer mais da proposta. Encontros avulsos custarão R$ 50,00.

 

O Lab-Ex: cultivando exalações é direcionado para pessoas de todas as idades e condições, que sentem que a carga de estresse está atrapalhando seu bem-estar. Também contemplará os indivíduos que não se sentem estressados, porém querem cuidar da ansiedade, ajudar no seu sistema emocional e para reduzir dores físicas. Os interessados podem entrar em contato pelo telefone celular (81)9.9521-1391, pelo link https://forms.gle/krwxJR8LzGTEUp5X9 ou pelos perfis de instagram @sem.estresse.recife, @cienciacomemocao ou @camila.zilar.


COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL