Diario de Pernambuco
Busca

DP SOCIAL

Projeto trabalha a autoestima de gestantes

"Colo de Mainha" busca fortalecer vínculos comunitários e possibilitar meios para que elas possam sair da situação de vulnerabilidade

Publicado em: 01/11/2023 10:37 | Atualizado em: 01/11/2023 10:58

Iniciativa atende grávidas auxiliadas pelos serviços da assistência social (Foto: Divulgação)
Iniciativa atende grávidas auxiliadas pelos serviços da assistência social (Foto: Divulgação)
Com o intuito de oferecer ações de prevenção e promoção de direitos as gestantes assistidas pelo Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) e pelo programa Criança Feliz do município de Igarassu, o projeto Colo de Mainha, da prefeitura de Igarassu, foi criado em 2021, durante a pandemia. A iniciativa busca fortalecer os vínculos familiares e comunitários, fomentar meios para que as gestantes participantes possam sair da situação de vulnerabilidade, através do acompanhamento social, emocional e aumento da autoestima. 

O projeto atende mulheres grávidas em vulnerabilidade social, acompanhadas pelos serviços da Assistência Social municipal. O acompanhamento acontece de forma contínua e semanalmente, novas gestantes são incluídas na ação. O programa também tem continuidade após o parto com outros serviços disponibilizados pela Secretaria de Políticas Sociais, Educação Profissional e Assistência Social. Até o momento a mulher supere o momento de vulnerabilidade. Desde a sua criação até o momento, 355 gestantes e suas famílias já foram atendidas.

É trabalhado pela iniciativa pilares, como a identificação das necessidades prioritárias das gestantes pela equipe técnica formada por assistentes sociais e psicólogas das unidades de assistência Social, orientação em relação aos seus direitos, o autocuidado, pré-natal, amamentação, parto, pós-parto, autoestima, empoderamento da mulher e suporte de toda rede institucional para a esfera da qualificação, empregabilidade e empreendedorismo de forma personificada que propõe caminhos possíveis para a melhoria da qualidade de vida. Outra atividade é o registro fotográfico da gestante para produção de um book. “No dia do registro fotográfico, proporcionamos momentos especiais, como a seleção dos trajes, a sessão de maquiagem e penteados, lanche. Além disso, em alguns meses, realizamos desfiles na passarela. Entrega de um book com as fotos do ensaio. Entrega de um enxoval”, detalhou a secretária de Políticas Sociais e Educação Profissional da prefeitura de Igarassu, Rosângela Abreu. 

O programa Colo de Mainha já proporcionou grandes transformações na vida das participantes, no projeto têm mulheres que saíram da depressão, outras que desistiram de doar a criança, de acordo com Rosângela. “Dignidade, autoestima, amor, fortalecimento de vínculos familiares e comunitários e garantia de direitos. Destaco o aumento da autoestima, como uma das pérolas do projeto, pois quanto maior a autoestima da gestante maior o vínculo da mãe com o bebê e o vínculo é essencial para determinar o que uma pessoa será na vida”, ressalta a secretária. 

Uma das participantes do projeto, Fernanda Silva, destaca importância da iniciativa no memento da gestação, que em alguns casos, pode ser um momento desafiador para as mulheres. “Eu estava num momento muito frágil da minha gestação, me achando feia. Mas, depois que eu conheci toda equipe, que eu pode participar desse projeto, foi muito especial pra mim, eu me senti outra mulher, outra pessoa, outra mãe. Então, hoje eu só tenho a agradecer por tudo e a todos que participaram e proporcionaram esse momento especial e lindo”.

As mulheres grávidas que pretendem participar no projeto devem se cadastrar nos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS). A iniciativa é toda custeada pela Prefeitura Municipal com a colaboração da Secretaria de Saúde e da Secretaria de Qualificação Profissional e em parceria com os empreendedores do comércio local. A ação está em busca de voluntários na área de beleza, massagem, fotografia e parcerias com lojas que possam fornecer maquiagens, produtos para penteados, calçados, roupas e tecidos para a confecção das vestimentas, que serão utilizadas nos ensaios fotográficos. Assim, podendo aumentar o número de gestantes atendidas. O contato pode ser feito pelo telefone (81) 99261-4896 ou pelo Instagram @politicassociaisigarassu. 

Se você participa de uma Organização Não Governamental (ONG) ou conhece projeto social e deseja que a história dessa ação seja contada no DP+Social, sugira através do nosso e-mail: social@diariodepernambuco.com.br.

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL