Diario de Pernambuco
Busca

Dia de Finados

PRF reforça fiscalização nas estradas durante feriadão de olho nos motociclistas

Emprego reforçado do motopatrulhamento será umas das estratégias do órgão que terá as motocicletas no foco das fiscalizações

Publicado em: 01/11/2023 06:57

Motos da PRF vão atuar na fiscalização nas estadas federais que cortam Pernambuco  (Foto: PRF/Divulgação )
Motos da PRF vão atuar na fiscalização nas estadas federais que cortam Pernambuco (Foto: PRF/Divulgação )
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) lança nesta quarta (1º) a Operação Finados em todo o estado. 
 
Um dos focos da ação serão os motociclistas, que têm ganhado destaque nas estatísticas de acidentes de trânsito no estado. 
 
De janeiro a setembro deste ano, a PRF atendeu 1.140 acidentes com envolvimento de motocicletas, motonetas e ciclomotores.
 
No total, 1.307 pessoas ficaram feridas e 108 morreram. Em todo o ano de 2022, as estatísticas mostram a ocorrência de 1.330 sinistros, que resultaram em 1.476 feridos e 129 mortes. 

Ainda de acordo com o levantamento, as motos costumam se envolver mais em colisões traseiras (294), colisões laterais (213) e colisões transversais (171).
 
Além disso, a BR-101 (311), a BR-232 (291) e a BR-428 (83) têm figurado entre os trechos em que os sinistros envolvendo motocicletas são mais frequentes. 

Embora os motociclistas mereçam atenção da PRF pela vulnerabilidade de estar sobre duas rodas, o trabalho neste feriadão busca garantir a segurança e mobilidade de todos.
 
Assim o uso do cinto de segurança por todos os ocupantes do veículo, a adoção dos dispositivos de retenção para crianças, condutas arriscadas como o excesso de velocidade, ultrapassagens indevidas e a embriaguez ao volante também estarão no foco da fiscalização. 

Operação
 
Até o domingo (5), serão intensificadas as ações de fiscalização, educação para o trânsito e segurança viária. 
 
O feriado deve atrair muitas famílias ao litoral do estado e aumentar o fluxo de veículos na BR 101 Norte e Sul. As BRs 232, 104, 407 e 428, que levam ao Agreste e Sertão, também devem apresentar um trânsito mais intenso nesse período.

Nas abordagens, a PRF pretende observar se os condutores respeitam cuidados básicos de segurança que preservam vidas. 
 
A corporação aposta ainda no emprego reforçado do Grupo de motociclismo Tático. Quem passou pelas BRs que cortam a Região Metropolitana do Recife, nos últimos dias, verificou a presença das equipes de motopatrulhamento em pontos estratégicos. 

Dicas de segurança

Faça uma revisão no veículo antes de pegar a estrada. Verifique pneus, freios, faróis, nível do óleo e do combustível;

Confira a validade da sua documentação. Em novembro, começa a ser cobrado o licenciamento 2023 dos veículos com placas terminadas em 3, 4 e 5;

Descanse bem antes de dirigir e evite o consumo de bebida alcoólica na noite anterior à viagem;

Procure viajar durante o dia e e fora dos horários de pico;

Só ultrapasse em locais permitidos e com segurança;

Em caso de emergência em rodovia federal, ligue 191

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL