Diario de Pernambuco
Busca

DP SOCIAL

Preservação de vidas como principal meta

Projeto realiza palestras de prevenção de acidentes e incêndios em comunidades, com formações de brigadista e bombeiro civil

Publicado em: 08/11/2023 10:09

Preservando a Vida já passou por comunidades, instituições públicas e privadas, e ONGs da Região Metropolitana  (Foto: Divulgação)
Preservando a Vida já passou por comunidades, instituições públicas e privadas, e ONGs da Região Metropolitana (Foto: Divulgação)
O projeto Preservando Vidas do Grupo de Apoio ao Bombeiro Civil de Pernambuco (GABCPE), entidade sem fins lucrativos, surgiu em 2019, após os seus membros constatarem a necessidade de orientar a população das comunidades, em razão dos constantes episódios que podiam ser evitados. Entre as ações da iniciativa estão palestras de prevenção de acidentes e incêndios em comunidades, formações de brigadista, bombeiro civil para jovens e adultos e bombeiro mirim para crianças. 

O projeto já passou por comunidades, Instituições públicas, privadas, projetos sociais e Organizações da Sociedade Civil das cidades do Recife, de Olinda, Paulista, Igarassu, Cabo de Santo Agostinho e Ipojuca. O público atendido vai da criança ao idoso. “A preservação de vidas é nossa maior meta. Para nós é muito prazeroso ver pessoas descobrindo como é simples agir de forma preventiva em sua casa, na comunidade. Que eles podem ser protagonistas neste sentido, além de serem agentes multiplicadores”, explicou o coordenador de Comunicação e Relações Públicas do GABCPE, Paulo Xavier, sobre a atuação da iniciativa.  

As atividades dos projeto são compostas por palestras, formação de Bombeiro Mirim para crianças de 7 e 12 anos, com o objetivo de levar conhecimento, que contribui na multiplicação de informação. Outra ação é qualificação social de jovens e adultos na área de brigadistas e bombeiro civil. Algumas atividades ocorrem na sede do projeto, localizada na comunidade Unidos por Cristo, no bairro do Alto José Bonifácio, Zona Norte do Recife e outras nas entidades públicas e privadas que solicitam o trabalho do GABCPE. “É gratificante ver o quanto podemos ser úteis ao povo através da nossa disposição em compartilhar conhecimento, que antes era um mistério para tanta gente. Levamos a informação de forma leve e bem descontraída para que não haja dúvidas. Que todos possam sair dali com a certeza que aprenderam tudo e vão repassar aos seus”, ressaltou Paulo. 

Além do projeto Preservando Vidas, o GABCPE desenvolve as ações de distribuição de sopa, atendimento jurídico e psicológico, aula de reforço escolar, curso de corte e costura, de cuidador de idosos, de beleza, alfabetização de jovens e adultos, oficinas educativas e orientação profissional, com ensinamentos para elaboração de um currículo e da entrevista de emprego. 

AJUDA

Doações de cestas básicas, alimentos não-perecíveis, roupas, em bom estados, para o bazar da instituição são alguns dos meios para contribuir no trabalho do GABCPE, podendo fazer contato pelo WhatsApp (81) 98803-6405 ou pela rede social Instagram @gabcpe. Doações financeiras podem ser feitas pelo Pix, através da chave: 8198803.6405 (celular). Para agendar palestras e a formação de Bombeiro Mirim nas comunidades, o contato também é realizado pelo WhatsApp disponibilizado. 

Se você participa de uma Organização Não Governamental (ONG) ou conhece projeto social e deseja que a história dessa ação seja contada no DP+Social, sugira através do nosso e-mail: social@diariodepernambuco.com.br.

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL