Diario de Pernambuco
Busca

Vagas

Prefeitura do Recife abre mais de 22 mil vagas para alunos novatos e disponibiliza nova plataforma para matrícula

O processo de matrícula dos alunos é realizado pela Internet e os responsáveis contarão com pontos de apoio disponibilizados pela prefeitura

Publicado em: 06/11/2023 13:10 | Atualizado em: 06/11/2023 13:17

Com a disponibilidade das vagas para novos estudantes, a Rede Municipal de Ensino do Recife deve atingir pela primeira vez a marca de 100 mil alunos matriculados (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)
Com a disponibilidade das vagas para novos estudantes, a Rede Municipal de Ensino do Recife deve atingir pela primeira vez a marca de 100 mil alunos matriculados (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)

As matrículas para estudantes novatos na Rede Municipal de Ensino do Recife terão início às 8h desta terça-feira (7) e seguem até o dia 7 de dezembro. Ao todo, serão 22.378 vagas distribuídas entre a Educação Infantil (berçário, creche e pré-escola), Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA). 
 
Este ano, a novidade é que as matrículas podem ser feitas através do Sistema de Matrículas Online, uma plataforma que tem como objetivo agilizar o processo de cadastramento, além de tornar a experiência mais acessível e transparente para os pais e responsáveis.

Das vagas que serão abertas, 11.271 são para a Educação Infantil, 6.427 para os anos iniciais do Ensino Fundamental, 1.339 para os Anos Finais do Ensino Fundamental e 3.341 vagas para o EJA. Com a disponibilidade das vagas para novos estudantes, a Rede Municipal de Ensino do Recife deve atingir pela primeira vez a marca de 100 mil alunos matriculados. 

O aumento no número de vagas se deve ao fato de a quantidade de cadastros abertos para os alunos de creche, que cresceu em 70% desde 2020. Somente para 2020, serão disponibilizadas 10.932 vagas para novos estudantes.

A Secretaria de Educação do Recife dá prioridade para alguns estudantes novatos que farão a matrícula. As vagas são para o Ensino Fundamental e EJA são preferenciais para quem possuir um irmão na mesma escola e para quem tem cadastro no CadÚnico. 
Já para estudantes da Educação Infantil, a preferência é para alunos que estão em abrigos, com cadastro no CadÚnico, ser filho de mãe adolescente, possuir irmão na mesma escola ou ser estudante com deficiência.

Cadastramento 
 
Para garantir que todos tenham acesso à matrícula online, a prefeitura disponibilizará 47 pontos de apoio, sendo eles unidades escolares, Unidades de Tecnologia na Educação (Utecs), polos com apoio para a matrícula e caravanas. Não será necessário realizar um agendamento para fazer a matrícula nestes pontos.
 (Foto: Rafael Vieira/DP Foto)
Foto: Rafael Vieira/DP Foto

“Não há pressa para fazer a matrícula. O responsável pode fazer com muita calma, fazer análise, pensar e visitar a escola, pois ele tem até o dia 7 de setembro para isso. A gente vai disponibilizar no Portal da Educação o número de vagas disponíveis por turma e por escola. Lembro que algumas escolas não terão ofertas de vagas porque a prioridade é para quem já está na Rede Municipal de Ensino”, explica o secretário de Educação Frederico da Costa Amancio.

Para realizar a matrícula do aluno, é necessário que os pais ou responsáveis realizem um cadastro.
 
Confira o passo a passo:
  1. Acesse este link para ter acesso ao Sistema de Matrículas Online;
  2. Clique em “Cadastre-se”;
  3. Preencha os campos que aparecem em branco, como nome, e-mail, celular, CPF e cadastre uma senha;
  4. Por fim, clique no botão “Cadastrar”.
Para realizar a matrícula do estudante:
  1. Acesse a plataforma e entre com o CPF e a senha já cadastrada;
  2. Clique no botão “Inscrição Matrícula”;
  3. Preencha os campos em branco com as informações do aluno, como nome completo, data de nascimento, gênero, filiação, etnia, e-mail e se o estudante possui alguma deficiência;
  4. Após prosseguir para a próxima etapa, informe os dados do endereço do aluno;
  5. Selecione o módulo de ensino caso o estudante esteja no Ensino Fundamental e EJA. Caso o aluno seja do Ensino Infantil, a plataforma irá mostrar as opções de módulo e ano;
  6. Posteriormente, o sistema apresenta a quantidade de vagas em cada unidade escolar que o estudante pode concorrer. Nesta etapa será necessário informar se o estudante possui algum irmão matriculado na escola onde deseja ingressar;
  7. Indique o grau de prioridade de cada escola desejada e clique no botão “Confirmar Ordenação”;
  8. Por fim, basta finalizar o processo e clicar em “Sim, eu confirmo”.
Os pais e responsáveis receberão mensagens sobre o processo de efetivação da matrícula através do número de Whatsapp informado durante o cadastramento. 

Após a conclusão da primeira etapa, os responsáveis pelo aluno devem fazer a confirmação das vagas atribuídas, entre os dias 8 de dezembro e 3 de janeiro. Posteriormente, será feita a efetivação da matrícula, entre os dias 4 e 15 de janeiro. 

A realização da matrícula também pode ser feita pelo site Conecta Recife ou pelo Portal da Educação. As dúvidas sobre a matrícula podem ser esclarecidas até o dia 15 de janeiro através do número 0800 200 6565, que funciona de segunda-feira à sexta-feira, das 8h às 17h.

A Secretaria de Educação do Recife possui uma rede de ensino com 320 unidades escolares, sendo 231 escolas, 47 creches e 42 creches escolares. Além disso, a rede contabiliza cerca de 92 mil estudantes e mais de 5.400 professores.

Perguntas frequentes sobre a matrícula

Quais documentos obrigatórios para a matrícula online?
- É necessário ter em mãos RG, CPF, endereço, e-mail e dados de contato.

Como escolher a unidade de ensino?
- Os pais ou responsáveis devem escolher pelo menos uma unidade de ensino para o aluno concorrer à vaga. Quanto mais unidades selecionadas, maior a chance do estudante conseguir uma vaga. Não há limite de unidades escolares que podem ser selecionadas.

Qual a idade mínima para matrícula na Educação Infantil?
- Crianças a partir de 0 anos de idade já podem concorrer a vaga para berçário.

Como matricular o irmão na mesma unidade em que o outro estuda?
- Na lista de escolas, é necessário que o responsável coloque como preferência a unidade em que o estudante já possui um irmão matriculado. Desta forma, será priorizada a matrícula para as duas crianças no mesmo local.

Como proceder em caso de esquecimento da senha do Sistema de Matrículas Online?
- Você pode restaurar sua senha, através da opção esqueci a senha, disponível na tela inicial do sistema.

É possível fazer matrícula para mais de um aluno com a mesma conta na plataforma?
- Sim, é possível. Não há número limite para solicitação de matrícula com o mesmo login.
Tags: recife | vagas | estudantes | novatos |

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL