Diario de Pernambuco
Busca

COP 28

Pernambuco participa de evento mundial sobre mudanças climáticas

Governadora Raquel Lyra (PSDB) deve ser a única gestora do Nordeste em Dubai

Publicado em: 28/11/2023 11:07 | Atualizado em: 28/11/2023 11:34

Energia eólica será um dos temas (Foto: Arquivo/DP)
Energia eólica será um dos temas (Foto: Arquivo/DP)
O Governo de Pernambuco vai participar da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 28).  A informação foi divulgada nesta terça (28). 
 
Segundo a assessoria de comunicação do Palácio do Campo das Princesas, sede do executivo estaduiual,  o estado foi o único da região Nordeste a ser convidado para participar do debate mundial focado no meio ambiente e na economia sustentável.
 
O evento acontece entre os dias 30 e 12 de dezembro, em Dubai, nos Emirados Árabes, País do Oriente Médio. 
 
De acordo com o governo, a comitiva será coordenada pela governadora Raquel Lyra (PSDB) e reunirá representantes das secretarias de Meio Ambiente (Semas)  e Desenvolvimento Econômico (SDEC).
 
Essa comitiva também integrará as equipes do Governo Federal que estarão no evento, ao convite do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). 
 
Essa é a 28ª edição da COP, que reúne os representantes dos países signatários do UNFCCC - Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima. 
 
A COP serve para revisar o comprometimento dos países com a Convenção, com o Protocolo de Kyoto e com o Acordo de Paris.
 
Segundo a gestão estadual, será a primeira vez que acontecerá um evento promovido pela COP focado no debate envolvendo governos estaduais e municipais de países de todo o mundo. A chefe do Executivo terá a oportunidade de ser apresentar na ocasião. 
 
A governadora irá palestrar em cinco eventos da COP 28, onde abordará temas como o fortalecimento das ações climáticas, investimentos para a preservação da caatinga, energia eólica, entre outros. 
 
“Essa agenda é importante porque precisamos cada vez mais entrar na rota da economia do futuro. A participação na COP será uma oportunidade única para apresentarmos a potencialidade do nosso Estado, anunciarmos ações e demonstrarmos de que maneira podemos contribuir para o desenvolvimento de boas políticas públicas de clima e crescimento sustentável”, apontou a governadora.
 
Ainda segundo a gestão estadual, até o momento, Raquel Lyra é a única governadora da região Nordeste convidada para falar no Local Climate Action Summit (LCAS), além de ser uma das poucas lideranças femininas dentro da rede Under2 Coalition - maior rede de governos subnacionais pelo Clima.

Tags: cop28 | clima | dubai | governo | pernambuco | raquel | lyra |

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL