COP 28
Pernambuco participa de evento mundial sobre mudanças climáticas
Governadora Raquel Lyra (PSDB) deve ser a única gestora do Nordeste em Dubai
Por: Wilson Maranhão
Publicado em: 28/11/2023 11:07 | Atualizado em: 28/11/2023 11:34
![]() |
Energia eólica será um dos temas (Foto: Arquivo/DP) |
O Governo de Pernambuco vai participar da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 28). A informação foi divulgada nesta terça (28).
Segundo a assessoria de comunicação do Palácio do Campo das Princesas, sede do executivo estaduiual, o estado foi o único da região Nordeste a ser convidado para participar do debate mundial focado no meio ambiente e na economia sustentável.
O evento acontece entre os dias 30 e 12 de dezembro, em Dubai, nos Emirados Árabes, País do Oriente Médio.
De acordo com o governo, a comitiva será coordenada pela governadora Raquel Lyra (PSDB) e reunirá representantes das secretarias de Meio Ambiente (Semas) e Desenvolvimento Econômico (SDEC).
Essa comitiva também integrará as equipes do Governo Federal que estarão no evento, ao convite do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Essa é a 28ª edição da COP, que reúne os representantes dos países signatários do UNFCCC - Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima.
A COP serve para revisar o comprometimento dos países com a Convenção, com o Protocolo de Kyoto e com o Acordo de Paris.
Segundo a gestão estadual, será a primeira vez que acontecerá um evento promovido pela COP focado no debate envolvendo governos estaduais e municipais de países de todo o mundo. A chefe do Executivo terá a oportunidade de ser apresentar na ocasião.
A governadora irá palestrar em cinco eventos da COP 28, onde abordará temas como o fortalecimento das ações climáticas, investimentos para a preservação da caatinga, energia eólica, entre outros.
“Essa agenda é importante porque precisamos cada vez mais entrar na rota da economia do futuro. A participação na COP será uma oportunidade única para apresentarmos a potencialidade do nosso Estado, anunciarmos ações e demonstrarmos de que maneira podemos contribuir para o desenvolvimento de boas políticas públicas de clima e crescimento sustentável”, apontou a governadora.
Ainda segundo a gestão estadual, até o momento, Raquel Lyra é a única governadora da região Nordeste convidada para falar no Local Climate Action Summit (LCAS), além de ser uma das poucas lideranças femininas dentro da rede Under2 Coalition - maior rede de governos subnacionais pelo Clima.
COMENTÁRIOS
Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Mais notícias
Mais lidas
ÚLTIMAS