Diario de Pernambuco
Busca

Calor

Onda de calor pode atingir mais de 1.400 cidades; Pernambuco registra baixa umidade

O Inmet recomenda que moradores bebam bastante água e evitem sair em horários em que o Sol está mais acima do céu

Publicado em: 13/11/2023 12:55 | Atualizado em: 13/11/2023 17:26

O estado recebeu alerta amarelo e laranja em algumas regiões (Foto: Freepik)
O estado recebeu alerta amarelo e laranja em algumas regiões (Foto: Freepik)

As altas temperaturas devem seguir no Brasil até a próxima quarta-feira (15) por conta de uma onda de calor que deixa 13 estados em situação de alerta. Em Pernambuco, os moradores devem ficar atentos à baixa umidade.

O estado recebeu alerta amarelo e laranja em algumas regiões. Entre as cidades que serão afetadas pela baixa umidade estão Afogados da Ingazeira, Águas Belas, Afrânio, Alagoinha, Altinho, Angelim, Araripina, Bodocó, Dormentes e Ipubi. 

O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) chegou a emitir um alerta vermelho para seis estados brasileiros e para o Distrito Federal por conta dos riscos das temperaturas elevadas. Nestas localidades, a tendência é que os termômetros marquem os 34ºC e a umidade do ar deve variar entre 20% e 30%.

O órgão recomenda que os moradores bebam bastante líquido, evitem desgaste físico nas horas mais secas e evitem exposição ao sol nas horas mais quentes do dia.

Onda de calor

O Inmet chegou a emitir um alerta vermelho para seis estados brasileiros e para o Distrito Federal por conta dos riscos das temperaturas elevadas.

Entre os estados que receberam o alerta vermelho estão Rondônia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, São Paulo e Minas Gerais, além do Distrito Federal. O Inmet explica que este sinal indica "grande probabilidade de ocorrência de grandes danos e acidentes, com riscos para a integridade física ou mesmo à vida humana".

Já Rondônia, Amazonas, Pará, Mato Grosso, Tocantins, Bahia, Goiás, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná e Mato Grosso do Sul receberam um alerta laranja por conta da onda de calor. Nestas localidades, as altas temperaturas devem se estender até esta terça-feira (14). 

O Inmet recomendou que a população destes estados fique "muito vigilante e informada regularmente sobre as condições meteorológicas previstas”.

A onda de calor fez os termômetros marcarem  temperaturas que ultrapassam os 40ºC neste sábado (11) em cidades de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL