EDUCAÇÃO
Enem 2023: misto de ansiedade e alívio marca segundo dia de provas no Recife
Os portões foram abertos ao meio-dia para a chegada dos candidatos e fechados pontualmente às 13h.
Por: Wilson Maranhão
Publicado em: 12/11/2023 15:35 | Atualizado em: 12/11/2023 15:51
![]() |
Em Pernambuco, um total de 218.867 estudantes se inscrevem para participar da realização do Enem 2023 (Rômulo Chico/DP) |
Num misto de ansiedade e alívio, os quase quatro milhões de inscritos fazem, neste domingo (12), as provas do segundo dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023.
Os portões foram abertos ao meio-dia para a chegada dos candidatos e fechados pontualmente às 13h. Os participantes começaram a responder questões de ciências da natureza e matemática às 13h30 e terão até as 18h30 para acabar. Para aqueles que solicitaram tempo adicional e tiveram o pedido aceito, a aplicação terminará às 19h30.
Este ano, o total de inscritos para a realização do exame em Pernambuco foi de 218.867 candidatos. Isso significa 15% a mais de cadastrados do que na edição passada, quando foram 189.596 feras.
Há 573 locais de prova em 83 cidades, mais o arquipélago de Fernando de Noronha. No primeiro dia do Enem 2023, no dia 5 de novembro, Pernambuco registrou uma ausência de candidatos de 26,9%. De acordo com dados oficiais do Ministério da Educação, o exame contou com participação de 71,9% dos inscritos, praticamente o mesmo número de 2022 (71,7%).
Ao todo, no país, mais de 3,9 milhões de pessoas se inscreveram, número que representa um aumento de 13% em relação à edição do ano passado.
Como foi
A reportagem do Diario de Pernambuco acompanhou a movimentação na Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), no bairro da Boa Vista, na área central do Recife. Lá, foram destinados dois blocos com mais de 50 salas para aplicação do exame.
![]() |
Cerca de 4 mil feras estiveram presentes na Universidade Católica de Pernambuco (Unicao) para o segundo dia de provas do Enem 2023 (Rômulo Chico/DP) |
A coordenação estima a participação de 4 mil candidatos, sendo 1.350 no Bloco A e 2.650 no Bloco B. A segurança nas duas unidades é feita por um efetivo de seis PMs e quatro agentes da Polícia Federal (PF), além de uma ambulância e uma equipe de paramédicos de prontidão.
Ana Letícia, de 15 anos, que é estreante no certame, é uma dos estudantes que fizeram prova na Unicap. Ela saiu de casa, no bairro de Casa Amarela, na Zona Norte do Recife, acompanhada do pai, Rodrigo Otávio, de 35.
![]() |
O separador, Rodrigo Ótavio, de 35 anos, levou a sua filha, Ana Letícia, de 15 anos, para o segundo dia de provas do Enem 2023 (Rômulo Chico/DP) |
“Ela está fazendo pela primeira vez e fiz questão de trazê-la para passar tranquilidade e experiência. Pois, na minha época eu senti falta desse apoio que é extremamente importante”, enfatizou Rodrigo.
Os amigos Tiago Leal, de 16, e Miguel Rios, de 17, saíram juntos do bairro de Casa Forte, também na Zona Norte do Recife, com a esperança de um bom desempenho neste segundo dia de exame.
Segundo Miguel, que já é a terceira vez que participa do Enem, este segundo dia é mais “tranquilo” para os candidatos, pois a “pressão” da redação, que é aplicada no primeiro dia, não existe mais.
![]() |
Os amigos Tiago Leal, de 16 anos, e Miguel Rios, de 17 anos, foram juntos ao ponto de aplicação de provas do segundo dia do Enem 2023 (Rômulo Chico/DP) |
“A gente fica tenso mesmo é com o primeiro dia que é o da redação. É muito cansativo redigir um texto e depois ter que responder várias questões. Neste segundo dia estamos mais focados para responder às provas de exatas que, particularmente, é o meu ponto forte. Estou com uma boa expectativa para este ano”, destacou o estudante que usará a nota do Enem para tentar uma vaga no curso de Filosofia.
Instituições de ensino públicas e privadas utilizam o Enem para selecionar estudantes. Os resultados são usados como critério único ou complementar dos processos seletivos, além de servirem de parâmetro para acesso aos auxílios governamentais, como o proporcionado pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
Os resultados individuais do Enem também podem ser usados nos processos seletivos de instituições portuguesas que possuem convênio com o Inep para aceitarem as notas do exame.
PF intensifica monitoramento do Enem
A Polícia Federal (PF) deflagrou a operação de segurança para aplicação do Enem 2023, no qual já identificou oito pessoas que divulgaram imagens dos Cadernos de Questões durante as provas do primeiro domingo.
Segundo a corporação, as imagens foram detectadas por meio de monitoramento do MEC e do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), que prontamente acionaram a Polícia Federal para investigar as irregularidades. Após apurações, não há nenhuma informação de postagem de conteúdo da prova antes do horário estipulado para início da aplicação.
Ainda de acordo com a PF, as oito pessoas que cometeram as irregularidades oram identificadas nas cidades de Caruaru (PE), Natal (RN), Cornélio Procópio (PR) e Brasília (DF).
Além disso, ainda estão sendo realizadas diligências no Rio Grande do Sul e no Ceará. A operação também apreendeu materiais com suspeita de uso para aplicação de fraude ao exame em Maceió (AL) e Vitória da Conquista (BA).
As empresas responsáveis pelo gerenciamento das mídias sociais foram oficializadas para preservar as imagens das provas e auxiliar com o rastreamento das postagens.
Segurança
Com a Operação Enem 2023, a Polícia Militar de Pernambuco (PMPE) prometeu empregar em média dois policiais militares por cada um dos 573 de prova no estado. O reforço policial é fruto de um convênio da Secretaria de Defesa Social (SDS) com o Inep.
De acordo com a corporação, serão 3.961 PMs que vão reforçar o policiamento nos 83 municípios, mais o arquipélago de Fernando de Noronha, que participarão da aplicação das provas.
O efetivo empregado é menor do que o do ano passado, que teve 4.188 PMs reforçando a segurança dos candidatos. Isso representa uma redução de 5% no contingente.
COMENTÁRIOS
Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL
MAIS LIDAS
ÚLTIMAS