Clouds28° / 28° C

dia da consciência negra

Movimentos pedem fim do racismo estrutural

Entidades em prol da cultura negra saíram em ato pelas principais ruas do centro do Recife

Publicado em: 20/11/2023 21:09

 (Ruan Pablo/ DP FOto)
Ruan Pablo/ DP FOto
Pedindo o fim do racismo estrutural e também pela não privatização dos presídios, vários movimentos em prol da cultura negra de Pernambuco saíram pelas ruas do Recife em passeata na tarde de ontem, em alusão ao Dia da Consciência Negra. A concentração começou na Avenida Conde da Boa Vista e saiu em caminhada em direção ao pátio do carmo para finalizar o ato em frente a estátua de Zumbi dos Palmares.
 
Um dos participantes do ato, João José da Silva do coletivo identidades negras de 55 anos explicou um pouco sobre a ideia principal do movimento.
“Desde os 14 anos de idade que participo de movimentos de conscientização negra, e um dos principais motivos é combater o genocídio da juventude negra”, disse João José.
 
De acordo com representantes dos movimentos, o Brasil tem mais de 800 mil pessoas presas, uma das maiores populações carcerárias do mundo. “Pretendemos dialogar sobre a privatização dos presídios para que não seja ampliada a desigualdade do sistema carcerário do estado”, comentou Yasmin Alves, do Coletivo Feministas Antirracistas Socialistas.

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Mais notícias