Diario de Pernambuco
Busca

Superfungo

Governo do estado confirma 14º caso de superfungo; paciente está isolada em hospital privado

Apevisa chegou a monitorar outros quatro pacientes que tiveram contato com a doente. Todos apresentaram resultados negativos para Candida Auris e já tiveram alta

Publicado em: 22/11/2023 13:33

Segundo o estado, a paciente é uma mulher que está isolada em um hospital da rede particular, localizado na Região Metropolitana do Recife. (CDC/Divulgação)
Segundo o estado, a paciente é uma mulher que está isolada em um hospital da rede particular, localizado na Região Metropolitana do Recife. (CDC/Divulgação)
 
A Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco confirmou por meio de nota, nesta quarta-feira (22), o 14º caso de colonização de Candida Auris para a doença no Estado. 

Segundo o estado, a paciente é uma mulher que está isolada em um hospital da rede particular, localizado na Região Metropolitana do Recife, para cuidar de uma doença ortopédica preexistente. A paciente não teve a idade divulgada.  

Ainda de acordo com o estado, Agência Pernambucana de Vigilância Sanitária (Apevisa), em apoio técnico à rede privada, chegou a monitorar outros quatro pacientes que tiveram contato com o 14º caso confirmado. Todos apresentaram resultados negativos para Candida e já receberam alta.

Dos 14 pacientes que testaram positivo em Pernambuco, sete receberam alta hospitalar, dois permanecem internados no Hospital do Tricentenário, em Olinda, e um em uma unidade particular. Quatro pacientes vieram a óbito, decorrentes de patologias diferentes do superfungo.

Cerca de 4.222 amostras para a vigilância da Cândida Auris, foram analisadas este ano, pelo Laboratório Central de Saúde Pública de Pernambuco (Lacen-PE).

Tais análises incluíram casos suspeitos, contactantes dentro do ambiente hospitalar e amostras de um estudo de prevalência, que não demonstrou a circulação do fungo em hospitais da rede estadual. 

A SES-PE ressalta que o Estado não registrou morte, até o momento, causada por Candida auris. 

''A Secretaria continua implementando medidas de prevenção e controle nos serviços de saúde hospitalares do estado e reforça a necessidade de vigilância e monitoramento contínuos em toda rede de atenção à saúde''.

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL