Diario de Pernambuco
Busca

Festividade

Festa do Morro da Conceição terá pela primeira vez Romaria do Divino Pai Eterno; confira programação

A programação dos festejos de Nossa Senhora da Conceição foi divulgada, nesta quarta-feira (8). Em 2023, evento comemora 119 anos

Publicado em: 08/11/2023 14:32

O evento oficial acontece do dia 28 de novembro e vai até o dia 8 do mês de dezembro, no Santuário do Morro da Conceição. (Foto: Rafael Vieira/DP Foto/ Arquivo)
O evento oficial acontece do dia 28 de novembro e vai até o dia 8 do mês de dezembro, no Santuário do Morro da Conceição. (Foto: Rafael Vieira/DP Foto/ Arquivo)
 
Uma das maiores celebrações religiosas da capital pernambucana, a Festa de Nossa Senhora da Conceição terá uma novidade em 2023. 
 
Pela primeira vez, haverá uma Romaria de acolhimento da imagem do Divino  Pai Eterno, considerada a maior do Centro-Oeste do Brasil. 

Essa informação e toda a programação da festa foram divulgadas, nesta quarta (8), durante entrevista coletiva concedida pelos organizadores da festa, no Morro da Conceição, na Zona Norte do Recife. 

O evento começa nesta quarta-feira (8), um mês antes da data oficial em que a santa é homenageada. Em 2023, o evento completa  119 anos. 
 
A festa será aberta a partir das 19h, marcando a contagem regressiva. A noite será  dedicada ao Dogma da Imaculada Conceição, com início dos cânticos e orações.

A celebração marca também a Santa Missa de 7º Dia de Severina Paiva de Santana, chamada de Dona Sevi, que faleceu no último dia 2 deste mês. 

A fiel integrou o Santuário e a Comunidade do Morro da Conceição, e um dos principais nomes a frente da organização da festa.

O evento oficial acontece do dia 28 de novembro e vai até o dia 8 do mês de dezembro, no Santuário do Morro da Conceição. 
O evento oficial acontece do dia 28 de novembro e vai até o dia 8 do mês de dezembro, no Santuário do Morro da Conceição. (Foto: Marcelle Reis/ DP)
O evento oficial acontece do dia 28 de novembro e vai até o dia 8 do mês de dezembro, no Santuário do Morro da Conceição. (Foto: Marcelle Reis/ DP)

Em referência ao Ano Vocacional, iniciado pelo Papa Francisco, a festa traz como tema: ‘’Imaculada Conceição do Morro, ensinai-vos que toda a vocação é graça e missão dada por Deus’’.

Os pontos altos do evento serão as procissões da Bandeira, no dia 28 de novembro,  e de encerramento, no dia 8 de dezembro.
Também haverá missas, novenas e shows artísticos. As  celebrações acontecerão dentro e fora do santuário. 

Novidade
A imagem do Divino Pai Eterno representa o Quinto Mistério Glorioso do terço: A Santíssima Trindade coroando Nossa Senhora no Céu. (Foto: Reprodução/ Pai Eterno)
A imagem do Divino Pai Eterno representa o Quinto Mistério Glorioso do terço: A Santíssima Trindade coroando Nossa Senhora no Céu. (Foto: Reprodução/ Pai Eterno)

O acolhimento da imagem do Divino Pai Eterno acontece todos os anos no município de Trindade, no estado de Goiás, da última sexta-feira do mês de junho ao primeiro domingo do mês de julho.

A imagem do Divino Pai Eterno representa o Quinto Mistério Glorioso do terço: A Santíssima Trindade coroando Nossa Senhora no Céu.

Para marcar o momento, será realizada uma procissão no dia 7 de dezembro.

A concentração ocorre às 18h, no largo Dom Luiz, com saída prevista para às 19h, com destino à Praça do Morro da Conceição.

Segurança

De acordo com o Tenente-coronel Marcelo, gestor de grandes eventos da Secretaria de Defesa Social, o planejamento já vinha sendo pensado, já tem-se essas atrativas em breve, não só com a comunidade, com a igreja, mas também com seus representantes.

Nós estaríamos com o recurso policial aqui, por todas as modalidades, de emprego para o policiamento, policiamento a pé, deslocamento de pessoas, cobertura acidental, entre outros

‘’teremos tudo com esse recurso policial, todas as nossas unidades diárias, unidades especiais e policiamento’’

Uma programação de pré-festa será marcada com Santas Missas, louvores e ciclismo.
 
História da Festa

A tradicional Festa do Morro, teve início a partir da comemoração do cinquentenário do Dogma da Imaculada Conceição, em 1854, pelo Papa Pio.

No dia 8 de dezembro de 1904, foi inaugurado o monumento com a imagem de Nossa Senhora da Conceição pelo então bispo de Olinda, Dom Luís Raymundo da Silva Britto, desde então o morro da Boa Vista, passou a ser chamado de forma definitiva como Morro da Conceição. 
 
História do Santuário

Na época, o bispo diocesano D. Luís Raymundo da Silva Britto havia mandado construir uma capela, cuja inauguração aconteceu no dia 8 de dezembro de 1904, até então a capela pertencia a à comunidade Poço de Panela, na capital pernambucana.

Com o desenvolvimento do local, houve o desmembramento da área do Morro, para a criação de uma nova paróquia de Nossa Senhora da Conceição do Morro, instaurada em 8 de dezembro de 1974. por Dom Helder Câmara, Arcebispo de Olinda e Recife. 

No ano seguinte a paróquia foi denominada Matriz do Morro da Conceição e em 8 de dezembro de 2015 foi elevada à condição de Santuário Arquidiocesano.
 
Confira o roteiro:

Eventos Pré-festas 

16/11 - 19h30: Santa Missa de envio dos voluntários; 
23/11 - 10h30: Santa Missa de ação de graças aos patrocinadores e amigos da festa;
25/11 - 19h30: Santa Missa das comunidades;
26/11 - 7h, 9h, e 12h: Santa Missa e bênçãos dos motoristas;
26/11 - 7h: Bike Romaria; 
26/11 - 18h: Santa Missa e louvor da juventude.

Dia 28/11 - Procissão da abertura - Bandeira da festa 

Concentração - 17h - Parque Urbano da Macaxeira
Saída - 18h - Parque Urbano da Macaxeira/ Avenida Norte Miguel Arraes/ Largo Dom Luiz/ Rua Itacoatiara/ Praça do Morro da Conceição
Chegada - 19h30 - Hasteamento da bandeira e Solene Celebração de Abertura da 119ª Festa de Nossa Senhora da Conceição do Morro 

Dias 29/11 a 7 de dezembro

Santas Missas - 7h, 9h, 11h, 14h, 16h (Santa Missa Solene);
Momento Mariano - 18h;
Novena Solene - 19h30;
Confissões - 7h às 11h30, e das 14h às 17h;
Dia 5 de dezembro - Missa do Exército às 9h. 

Dia 8 de dezembro (Imaculada Conceição)

Santas Missa no palco em frente ao Santuário: 0h, 2h, 4h, 6h, 8h, 10h, 12h, 14h;

Santa Missa dentro do Santuário: 1h, 3h, 5h, 7h, 9h, 11h, 13h, 15h.
Tags: recife | conceição | morro | festa |

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL