Diario de Pernambuco
Busca

Enem

Enem 2023: confira os horários e o que é permitido e proibido no dia da prova

O exame será aplicado nos dias 5 e 12 de novembro e estudantes ainda têm dúvidas sobre o que levar no dia da prova

Publicado em: 03/11/2023 14:50

Nos dois dias de aplicação, os portões de acesso serão abertos às 12h (Foto: Marcello Camargo/Agência Brasil)
Nos dois dias de aplicação, os portões de acesso serão abertos às 12h (Foto: Marcello Camargo/Agência Brasil)

O primeiro dia de prova do Exame Nacional do Ensino Médio 2023 (Enem) será neste domingo (5). Ao todo, 3,9 milhões de candidatos farão o exame em todo o Brasil para tentar uma vaga em um curso superior nas universidades do país.
 
Os estudantes precisam resolver 180 questões de múltipla escolha e fazer uma redação dissertativa-argumentativa. No entanto, é preciso que o aluno fique atento aos horários e ao que deve ser levado para o local da prova.

É importante lembrar aos estudantes que os organizadores do Enem não toleram atrasos e os alunos que não conseguirem entrar no local da prova a tempo, não poderão realizar o exame. Nos dois dias de aplicação, os portões de acesso serão abertos às 12h e fechados pontualmente às 13h. A aplicação do Enem seguirá o horário de Brasília.

As provas terão início às 13h30. Entre as 13h e as 13h30, os candidatos devem esperar em suas carteiras e cumprir as determinações do aplicador, até que seja autorizado o início do exame. Caso o candidato chegue atrasado ao local da aplicação, ele não terá uma segunda oportunidade para a realização das provas e não pontuará em nenhuma delas.

Para não chegar atrasado no dia da prova, é importante que o aluno conheça o local onde fará o exame e calcule quanto tempo levará até chegar, além de deixar todo o material pronto e sair de casa com antecedência.

No primeiro dia de prova, os estudantes deverão responder 45 questões de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, 45 questões de Ciências Humanas e suas Tecnologias e a redação. Ao todo, o exame terá 5h30 de aplicação. 

Já no segundo dia, o exame terá 45 questões de Ciências da Natureza e suas Tecnologias; e 45 questões de Matemática e suas Tecnologias. Os alunos terão 5 horas para responder todas as questões. O exame iniciará às 13h30 e encerrará às 18h30.

O que levar no dia do Enem?

De acordo com o edital, para a identificação, os participantes devem apresentar documentos originais, com foto. Entre as identificações aceitas estão a Carteira de Identidade, a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), o passaporte e a Carteira de Trabalho emitida após 27 de janeiro de 1997. 

Nesta edição serão aceitos os documentos digitais e-Título, CNH digital e RG digital, desde que apresentados nos respectivos aplicativos oficiais.

A caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente, é item obrigatório também para os candidatos do Enem digital, já que a redação será feita em papel e não no computador, como o restante da prova.

É recomendado ainda que se leve o Cartão de Confirmação da Inscrição. Nele está, entre outras informações, o local de prova. O cartão pode ser acessado na Página do Participante.
 
Embora não seja obrigatório, é recomendado que os participantes levem lanche, água e outras bebidas, com exceção de bebidas alcoólicas que não são permitidas e podem levar à eliminação do candidato.

O que é proibido levar para o exame
Itens proibidos podem causar a anulação do candidato no exame (Foto: Wilson Dias/Agência Brasil)
Itens proibidos podem causar a anulação do candidato no exame (Foto: Wilson Dias/Agência Brasil)

Os alunos que realizarão o Enem não poderão portar nenhum dispositivo eletrônico, como telefones celulares, smartphones, tablets, wearable tech, máquinas calculadoras, agendas eletrônicas e/ou similares, gravadores, pendrive, mp3 ou similares, alarmes, chaves com alarme ou com qualquer outro componente eletrônico.

Também não podem ter em mãos fones de ouvido e/ou qualquer transmissor, gravador e/ou receptor de dados, imagens, vídeos e mensagens.
 
São ainda itens proibidos óculos escuros e artigos de chapelaria, como boné, chapéu, viseira, gorro ou similares; caneta de material não transparente, lápis, lapiseira, borrachas, réguas, corretivos, livros, manuais, impressos, anotações; protetor auricular, relógio de qualquer tipo.

Caso o estudante esteja com algum destes itens, ele deverá colocá-lo em um envelope porta-objetos fornecido pelo aplicador da prova.
 
Com informações da Agência Brasil. 

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL