Diario de Pernambuco
Busca

Mobilidade

Camaragibe pretende aderir ao Grande Recife Consórcio; saiba o que muda

É a primeira vez em 15 anos que um município solicita incorporação ao Grande Recife

Publicado em: 30/11/2023 20:35 | Atualizado em: 30/11/2023 21:43

Para que Camaragibe entre oficialmente no grupo de cidades com participação do consórcio ainda é necessário que haja um trâmite político e administrativo (Foto: Weverton Mello/DP)
Para que Camaragibe entre oficialmente no grupo de cidades com participação do consórcio ainda é necessário que haja um trâmite político e administrativo (Foto: Weverton Mello/DP)

O município de Camaragibe deverá aderir aos serviços do Grande Recife Consórcio de Transporte Metropolitano (CTM). Na última quarta-feira (29), a gestão da cidade oficializou a intenção de adotar a participação do consórcio no transporte público. Esta é a primeira vez em 15 anos que um município incorpora o Grande Recife Consórcio na administração dos coletivos.

O protocolo de intenções para o início da adesão foi assinado pela prefeita Nadegi Queiroz. O documento será apresentado à população em uma audiência pública na Câmara Municipal. Posteriormente, será transformado em um projeto de lei a ser votado pelos vereadores. Se for aprovado, o município ingressa no sistema metropolitano de transporte público de passageiros. 

Na prática, esta adesão vai possibilitar que o transporte público de Camaragibe seja administrado tanto pela prefeitura quanto pelo Grande Recife Consórcio. Desta forma, a gestão da cidade vai participar ainda mais no planejamento do transporte público e isso inclui licitações, fiscalização, projeções de custos e revisão dos contratos de concessão.

A medida, segundo a prefeita, vai garantir mais qualidade e segurança nas viagens, que poderão se integrar ao Recife e outras cidades da Região Metropolitana pagando menos.  “Estamos trabalhando para proporcionar aos moradores de Camaragibe mais qualidade no transporte público municipal, confiando a gestão nas mãos do experiente Grande Recife Consórcio, que está há 15 anos atuando neste segmento. Sabemos da capacidade técnica e da integração tecnológica que esse passo vai assegurar; e no avanço que teremos em nossa cidade”, destacou.


COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL