Diario de Pernambuco
Busca

REDE ELÉTRICA

Brincadeira com pipa pode deixar milhares sem energia elétrica; veja alerta

Segundo Neoenergia, uma pipa se prendeu na rede elétrica no domingo (29), em Olinda, prejudicando moradores

Publicado em: 01/11/2023 12:20

As pipas também, ao se enroscar nos fios elétricos, podem provocar curto-circuito, ocasionando, inclusive, o rompimento de cabos (Foto: Divulgação)
As pipas também, ao se enroscar nos fios elétricos, podem provocar curto-circuito, ocasionando, inclusive, o rompimento de cabos (Foto: Divulgação)
Em todo o estado, é muito comum as crianças aproveitarem o tempo livre para brincarem na rua, com os amigos.

E uma das principais brincadeiras é empinar pipa. Apesar de ser uma atividade saudável e muito comum em Pernambuco, é importante ficar atento para os perigos de utilizar o brinquedo perto de fiação elétrica.

No domingo (29), por exemplo, uma pipa enroscou na rede elétrica e provocou um curto-circuito, deixando clientes sem energia, em Olinda.

Pensando na segurança das crianças e na continuidade do fornecimento elétrico para a sociedade, a Neoenergia apresenta algumas dicas de como brincar de forma segura, sem risco de choque.

As pipas nunca devem ser empinadas próximas à rede de distribuição. O ideal é que a brincadeira aconteça em locais como praias e campos. 

O perigo é acentuado pelo uso do cerol aplicado à linha, que se torna um condutor por conter raspas de vidro e pó metálico adicionado à cola.

O produto aumenta o risco de choque elétrico. Por ser condutor de energia, o cerol acaba energizando a linha em contato com a rede elétrica.

As pipas também, ao se enroscar nos fios elétricos, podem provocar curto-circuito, ocasionando, inclusive, o rompimento de cabos. 

Além disso, o uso de adereços metálicos é extremamente perigoso e deve ser evitado, por também serem condutores de energia.

Em caso de pipas presas em postes ou na fiação, as pessoas jamais devem tentar retirá-las. 

Apenas profissionais da Neoenergia Pernambuco estão devidamente autorizados e capacitados para se aproximar da rede elétrica.

A distribuidora também adverte que é terminantemente proibido entrar em subestações de energia. O acesso a esses locais é restrito e extremamente perigoso.

Em 2022 e 2023, a Neoenergia Pernambuco registrou 374 interrupções no fornecimento de energia elétrica provocadas por pipas em todo o Estado.

Foram mais de 210 mil clientes impactados diretamente pela brincadeira.

Para evitar que o fornecimento de energia seja descontinuado e que ocorram acidentes envolvendo a rede de distribuição, é essencial que a população esteja atenta às recomendações de segurança.

Dicas para prevenir acidentes com pipas:

- Nunca use fios metálicos nem papel laminado para confeccionar a pipa, eles são como condutores de energia e podem causar choques fatais;

- Se a pipa ficar presa nos fios elétricos, nunca tente retirá-las;

- Não use cerol. Além do risco de ferir ou mesmo matar, o cerol costuma cortar os fios;

- Não jogue objetos na rede de energia elétrica, como arames, correntes e cabos de aço, além de causar interrupções no fornecimento, há grande risco de provocar acidentes;

- Não solte pipas em dias de chuva ou vento muito forte. Em caso de relâmpagos, recolha a pipa imediatamente;

- Em caso de pipas presas em postes ou na fiação, as pessoas jamais devem tentar retirá-las. Apenas profissionais da Neoenergia Pernambuco estão devidamente autorizados e capacitados para se aproximar da rede elétrica.

A distribuidora também adverte que é terminantemente proibido entrar em subestações de energia. O acesso a esses locais é restrito e extremamente perigoso.

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL