Diario de Pernambuco
Busca

Praia

Tartaruga marinha encalha e morre na praia de Piedade

O animal foi encontrado morto e enterrado em um local isolado

Publicado em: 05/10/2023 13:42

A incidência de tartarugas marinhas no litoral da Região Metropolitana do Recife tende a aumentar neste período do ano (Foto: Divulgação)
A incidência de tartarugas marinhas no litoral da Região Metropolitana do Recife tende a aumentar neste período do ano (Foto: Divulgação)

Uma tartaruga marinha verde foi encontrada morta na praia de Piedade, em frente ao Hospital da Aeronáutica, em Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife.
 
O animal foi retirado do local, na quarta (4), após o Corpo de Bombeiros informar ao Núcleo da Secretaria de Meio Ambiente de Jaboatão.

De acordo com o chefe do núcleo e parceiro do projeto Tamar, Adriano Artoni, a tartaruga provavelmente morreu após ter ficado encalhada na praia. 
 
No entanto, ele ressalta que a maioria das mortes acontece por afogamento, uma vez que eles não conseguem subir para a superfície para respirar por estarem presos a redes de pesca.

A tartaruga encontrada ontem era uma fêmea adulta e pesava 109 quilos. O animal foi enterrado em um local isolado por funcionários da Secretaria de Limpeza Urbana da cidade. 
Animais marinhos encontrados mortos também podem ser destinados à universidades para fins de estudo.

A incidência de tartarugas marinhas no litoral da Região Metropolitana do Recife tende a aumentar neste período do ano. Somente em Jaboatão, foram registrados mais de 25 ninhos de tartarugas, de onde saíram mais de 2.300 filhotes.

Caso uma pessoa aviste um animal morto na praia, pode  ligar para o Núcleo da Secretaria de Meio Ambiente de Jaboatão,  pelo número (81) 9.9477-8889. 

No Recife, a Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (Emlurb) é responsável pela remoção dos animais mortos e pode ser acionada pelo número 156.
Tags: piedade | praia | tartaruga |

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL